É comum (embora não devesse ser) alguns se excederem nas festinhas de confraternização das empresas. Especialistas dão dicas sobre como se comportar para não passar vergonha ou até perder o emprego

As festas de final de ano são momentos de confraternização esperados por muitos colaboradores nas empresas, mas também representam uma oportunidade para que comportamentos inadequados se tornem um risco.

Comportamentos à primeira vista inofensivos podem gerar situações que prejudicam tanto o colaborador quanto a própria empresa.  Especialistas na área trabalhista comentam as implicações legais de situações inadequadas e quais medidas preventivas as empresas podem tomar para alertar os funcionários sobre como manter a ética e o respeito, mesmo em um ambiente informal.

A advogada Juliana Mendonça, sócia do escritório Lara Martins, ressalta que estar embriagado ou flertar com algum (a) colega de trabalho não configura, por si só, um motivo para uma demissão por justa causa. No entanto, esse tipo de comportamento, mesmo que em uma festa corporativa, deve ser evitado, e a depender da situação, deve ser observado e merece advertência ou a proposição de medidas de conscientização. “A demissão por justa causa exige uma gravidade extrema, como agressão física ou verbal contra colegas ou superiores”, esclarece.

Juliana ressalta que é fundamental manter um padrão de conduta profissional, mesmo em festas de confraternização. “Falas ofensivas, atitudes discriminatórias e comportamentos que possam ser interpretados como assédio sexual ou moral são inaceitáveis e podem gerar consequências severas, inclusive a perda do emprego”, adverte.

De acordo com a advogada Thaiz Nobrega Teles Centurión, especialista em Direito do Trabalho do escritório Albuquerque Melo, as empresas têm a responsabilidade de orientar seus funcionários quanto ao comportamento esperado durante as confraternizações. “As empresas devem estabelecer políticas claras de conduta em eventos sociais, garantindo que o ambiente seja seguro e respeitoso para todos”.

Segundo Roberta Rosenburgh, especialista em capacitação e desenvolvimento de liderança e CEO da F.Lead, consultoria de desenvolvimento profissional, as confraternizações são uma oportunidade valiosa para celebrar e se conectar, mas exigem moderação e bom senso para evitar arrependimentos. “Isso porque, embora sejam momentos de celebração, essas festas podem, ocasionalmente, dar espaço a situações desconfortáveis. O consumo excessivo de álcool, piadas fora de tom ou até mesmo decisões impulsivas podem se transformar em histórias de arrependimento ou até em problemas mais sérios, como alegações de assédio ou constrangimentos em redes sociais”, comenta.

A especialista destaca ainda que, em um mundo hiperconectado, um deslize que poderia passar despercebido em outro contexto pode ganhar proporções indesejadas quando compartilhado online. “Por isso, a premissa “o que acontece na festa fica na festa” já não se aplica no ambiente corporativo atual”, diz.

De acordo com Vanessa Chiarelli Schabbel, diretora executiva da Bop Comunicação Integrada, é comum ver colaboradores cometendo “deslizes” durante estes eventos, e beber em excesso é apenas um deles. “Apesar de ser um momento de ‘informalidade’, é preciso evitar alguns comportamentos, que podem repercutir mal. Não é porque é uma festa que está tudo liberado”, explica ela.

Para evitar gafes que possam prejudicar a reputação no ambiente de trabalho, Vanessa aponta 5 erros que os colaboradores devem evitar:

Beber em excesso

A primeira coisa a se evitar é beber em excesso, mesmo que seja um “clichê”, as pessoas ainda cometem muito esse erro, que acaba desencadeando diversas consequências.

Perder o controle por causa da bebida pode causar situações embaraçosas e comprometer sua reputação. “É importante saber seus limites e consumir com moderação”, alerta a especialista.

Esquecer o dress code

Estar atento ao traje também é fundamental. Vestir-se de maneira inadequada ao contexto do evento pode transmitir uma mensagem equivocada. Neste caso, a dica é consultar o convite ou perguntar ao organizador.  “Respeitar o dress code é demonstrar profissionalismo, manter a coerência do ambiente, evitar constrangimentos e fortalecer sua imagem profissional”, opina Vanessa.

Evitar interações sociais

Não são todas as pessoas que gostam da ideia de uma festa com as pessoas da empresa e, por isso, muitas tendem a evitar interações sociais, o que segundo Vanessa, pode ser um erro. “Ficar isolado ou só conversando com colegas mais próximos demonstra falta de interesse pela equipe como um todo”. O ideal é usar o momento para se aproximar de pessoas que você não trabalha diretamente ou está junto todos os dias.

Fazer comentários inapropriados

O momento é de descontração, mas piadas de mau gosto, assuntos polêmicos e até mesmo fofocas, provavelmente vão gerar desconforto ou mal-estar. A dica da especialista é apostar em temas leves e neutros, mantendo o ambiente agradável. “Sabemos que tem assuntos que sempre acabam em ‘torta de climão’, como por exemplo falar sobre opinião política, então para que estragar o momento?”, comenta.

Confundir informalidade com intimidade

Apesar do clima descontraído, Vanessa ressalta que é um evento profissional, por isso, exageros de todas as partes devem ser evitados. “Evite proximidade demais, gestos de carinho excessivo ou atitudes invasivas, que podem causar desconforto entre colegas e superiores”, recomenda.

A advogada Thaiz Nobrega Teles Centurión, especialista em Direito do Trabalho do escritório Albuquerque Melo, recomenda medidas preventivas para evitar conflitos:

  • Treinamentos regulares sobre ética e conduta: preparar os colaboradores para compreender as normas e expectativas da empresa quanto ao comportamento no ambiente social;
  • Políticas claras de conduta: as empresas devem comunicar de forma transparente as regras de comportamento nos eventos corporativos;
  • Canais de denúncia confidenciais: disponibilizar meios para que os funcionários possam relatar casos de assédio ou discriminação sem medo de retaliação;
  • Investigações de denúncias: A empresa deve investigar denúncias de comportamentos inadequados com seriedade, aplicando medidas disciplinares justas e proporcionais, caso necessário.

Como surpreender os colaboradores

Vanessa Chiarelli Schabbel, diretora executiva da Bop Comunicação Integrada, comenta que, com um planejamento criativo, as empresas conseguem criar experiências memoráveis que combinam diversão, conexão e reconhecimento. “Uma confraternização de sucesso vai além de boa comida e música. Ela deve refletir os valores da empresa e atender às expectativas dos colaboradores. Personalizar o evento de acordo com o perfil da equipe é uma forma de garantir que todos se sintam incluídos e valorizados”, comenta a especialista. “Seja com ações sociais, tecnologia ou experiências imersivas, o objetivo principal é proporcionar momentos únicos que reforcem o senso de pertencimento e motivem para o próximo ano”, ensina a especialista em eventos.

A executiva listou 5 dicas para transformar a festa de final de ano em um evento especial e inesquecível:

Experiências personalizadas

O básico funciona? Nem sempre. Vanessa explica que ir além é a chave e, por isso, dá uma dica: realizar uma pesquisa com os colaboradores para entender suas preferências. “Com base nessa pesquisa, dá para escolher o formato ideal do evento, desde experiências gastronômicas temáticas até oficinas interativas ou eventos em espaços inusitados”, sugere. O objetivo, segundo a executiva da Bop, é criar um ambiente que conecte as pessoas de forma autêntica e criativa.

Engajamento em ações sociais

Muitas empresas têm adotado um olhar mais solidário para este período do ano, o que agrada os funcionários. “Atividades que envolvem doações, voluntariado ou campanhas beneficentes podem ser integradas à festa. Isso promove o bem-estar coletivo e reforça os valores da empresa”, comenta Vanessa.

Além de reforçar a responsabilidade social da empresa, essas ações criam um senso de propósito entre os colaboradores, gerando impacto positivo tanto internamente quanto na comunidade. “Ao se envolverem em iniciativas como doação de alimentos, montagem de kits para instituições beneficentes ou atividades voluntárias, os funcionários sentem que estão contribuindo para algo maior, o que pode fortalecer o engajamento e o orgulho de fazer parte da organização”, completa.

Tecnologia para surpreender

Recursos tecnológicos, como realidade aumentada, cabines fotográficas 360° e aplicativos para interações durante o evento, também são ótimas maneiras de engajar os convidados. Além disso, uma transmissão ao vivo pode incluir equipes de diferentes localidades ou colaboradores remotos. “Esses recursos demonstram o alinhamento da empresa com tendências modernas, o que pode fortalecer a percepção de inovação e valorização dos colaboradores. Ao incorporar tecnologia, as confraternizações ganham um diferencial que promove a interação, registra momentos especiais e amplia o alcance do evento, permitindo que ele seja lembrado de maneira única”, opina a especialista.

Reconhecer e valorizar

A confraternização é o momento perfeito para reconhecer o esforço dos colaboradores ao longo do ano. Premiações criativas e discursos personalizados demonstram cuidado e aumentam o sentimento de pertencimento. “Essa é uma maneira de surpreender, inovar e até mesmo incentivar essas pessoas”, diz.

Espaço para relaxamento e diversão

É sempre importante lembrar que nem todo mundo se sente à vontade em ambientes de festa agitada. “Criar espaços de convivência mais tranquilos, com atividades alternativas como jogos de tabuleiro, espaços para relaxamento ou workshops rápidos pode ajudar a agradar perfis variados”, sugere Vanessa.

Por fim, Roberta Rosenburgh, da F.Lead, destaca que os líderes têm um papel fundamental em garantir que as confraternizações corporativas sejam momentos agradáveis e seguros para todos. Cabe a eles estabelecer um tom claro para o evento, demonstrar comportamento exemplar e, se necessário, intervir em situações que possam fugir do controle. “Confraternizações de fim de ano são, acima de tudo, oportunidades para celebrar conquistas, fortalecer vínculos e começar o próximo ciclo com entusiasmo. Com equilíbrio, moderação e bom senso, é possível aproveitar esse momento ao máximo, deixando uma impressão positiva e iniciando o novo ano com sua reputação intacta”, finaliza.

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