Business Partner, profissional estratégico para estreitar laços entre as áreas de Recursos Humanos e Negócios, e uma ferramenta de integração e monitoramento de humor são destaques entre as iniciativas da empresa

A Estoca, empresa de logística focada em operações de e-commerce B2C, criou em sua cultura organizacional uma estratégia de cuidado 360º com seus colaboradores. O objetivo é incentivar o zelo com a saúde do corpo e da mente durante todo o ano e não apenas durante campanhas nacionais de conscientização sobre saúde, como o setembro amarelo e o outubro rosa.

Para isso, a empresa utiliza uma ferramenta que realiza análises periódicas sobre o comportamento e os hábitos de seus colaboradores, permitindo mapear possíveis cenários de depressão, ansiedade, sedentarismo e outras condições que afetam grande parte dos trabalhadores atualmente, comprometendo seu bem-estar e, por consequência, seu desempenho. Neste ano, os dados indicaram um aumento nos casos de insônia (43,5%) e doenças crônicas (30,4%), como diabetes e hipertensão.

Para combater e prevenir esses quadros, a empresa promove, desde 2022, um desafio de atividade física, que premia o trio que apresentar maior constância na rotina de exercícios físicos no período estipulado pela equipe. A Estoca também conta o benefício academia, que democratiza o acesso de todos os colaboradores a esses ambientes.

Segundo Larissa Perez de Souza, diretora de Pessoas e Cultura na Estoca, dentro da sede, o consumo de comida de verdade também é estimulado. “Montamos aqui na empresa um refeitório para que os colaboradores que preferem trazer a comida de casa, o que diminui bastante as chances do consumo de lanches e snacks. Além disso, quando o colaborador tem a opção de não sair para fazer a sua refeição, ele tem o seu tempo de descanso com mais qualidade, pois além de comer direito, ele faz a sua refeição com tranquilidade, o que alimenta positivamente o seu corpo e mente”, destaca.

Em relação à saúde mental, a Estoca possui uma cultura de apoio emocional e tratamento humanizado, que vai desde o Business Partner — profissional estratégico para estreitar laços entre as áreas de Recursos Humanos e Negócios — até uma ferramenta de integração e monitoramento de humor. “Na Estoca, desde o onboarding, temos a preocupação em ouvir e checar se as necessidades desse cliente interno estão sendo supridas. Em nossa rotina, utilizamos também uma ferramenta que funciona como um termômetro de humor. Quando um colaborador coloca a opção que sinaliza tristeza ou alto nível de estresse, automaticamente o RH e a sua liderança são notificados. A partir daí, ocorre uma conversa de forma privada com esse funcionário para entender o que ele precisa no momento”, conta.

Segundo Larissa, o propósito da Estoca é abordar o cuidado com o corpo e a mente durante toda a jornada do colaborador na empresa, indo além das campanhas nacionais de autocuidado. “Nós aderimos e acreditamos no poder dessas campanhas, mas buscamos ir além. Com o mapeamento que fazemos periodicamente, conseguimos identificar – exatamente – quando os nossos colaboradores precisam de apoio ou incentivo. Por exemplo, caso o índice de tabagismo esteja alto, vamos concentrar os esforços e criar uma estratégia para combater este cenário e prevenir novos casos”, finaliza.

Desafio Saúde e seus resultados

Kelwin Sanches, do departamento de Tecnologia da Estoca, comentou que decidiu participar do desafio “para combinar minha leve (nem tanto) competitividade com a necessidade de levantar do sofá. Com minha equipe toda no mesmo pique, consegui dar adeus ao sedentarismo e ainda perdi mais de 7 kg em um mês! Agora sigo firme para não perder o embalo e seguir na vida saudável.”

Daniela Souza, do departamento de Experiência do Cliente, afirma que “participar do Desafio Saúde foi uma experiência transformadora para mim. Ele me deu um super gás para me comprometer ainda mais com meus treinos e com minha saúde de forma geral. Esse desafio me fez perceber o quanto a disciplina e a constância são importantes para alcançar meus objetivos, além de me proporcionar mais energia e bem-estar no dia a dia.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.