Empresas brasileiras investem no desenvolvimento de seus colaboradores e obtêm resultados expressivos
A necessidade de novas habilidades está evoluindo mais rapidamente do que as instituições de educação tradicionais conseguem adaptar seus currículos. Isso tem levado os empregadores a valorizarem certificações específicas e experiência prática. Globalmente, mudanças no mercado de trabalho pressionam as estratégias de aquisição de talentos. De acordo com a pesquisa “The Top HR Focus Areas for 2025”, da Gartner, cerca de 61% dos líderes em gestão de talentos concordam que as novas demandas superam sua capacidade de entrega, com uma previsão de que mais de 85 milhões de empregos fiquem sem preenchimento globalmente até 2030.
A Gartner entrevistou mais de 1.400 líderes de RH em mais de 60 países e em todas as principais indústrias para identificar suas prioridades e desafios para 2025. A pesquisa ainda mostra um descompasso de habilidades: 23% dos empregos globais mudarão nos próximos cinco anos devido à transformação da indústria, incluindo a inteligência artificial. Demandas apresentadas pelos funcionários também são um dos destaques, como: 62% dos candidatos afirmam que só se candidatam a vagas que atendem à maioria dos requisitos de sua Proposta de Valor ao Empregado (EVP).
Redes sociais como LinkedIn, Facebook, Reddit, YouTube e até mesmo o TikTok estão facilitando a troca de conhecimento e networking. Enquanto isso, empresas como Apple, Amazon, Google, IBM e Microsoft estão desenvolvendo programas de certificação altamente valorizados, muitas vezes vistos como equivalentes ou até superiores aos cursos universitários. Na mesma toada, empresas brasileiras também estão criando iniciativas para preencher a lacuna de talentos. Confira abaixo:
Embracon
Com o desafio de profissionalizar os próprios colaboradores de consórcios, a Embracon investiu cerca de R$ 2,4 milhões entre 2019 e 2023 para estruturar a sua Universidade Corporativa. Com o sucesso da implantação, que reduziu em de 119% para 70% de turnover da empresa (entre 2021 e 2024), a administradora resolveu profissionalizar também o setor e agora lança cursos superiores para as disciplinas liderança e consórcios reconhecidos pelo MEC. “A experiência adquirida ao longo deste projeto proporciona um modelo replicável e inspirador para outras empresas que buscam aprimorar suas práticas de desenvolvimento de pessoal e liderança, reafirmando a importância de investir continuamente no capital humano como uma vantagem competitiva sustentável”, avalia Brenda Donato, diretora de Pessoas e Resultados da Embracon.
Com o desafio de capacitar seus colaboradores de consórcios, a Embracon investiu cerca de R$ 2,4 milhões entre 2019 e 2023 para estruturar sua Universidade Corporativa. O sucesso dessa iniciativa, que reduziu o turnover da empresa de 119% para 70% entre 2021 e 2024, levou a administradora a profissionalizar também o setor. Agora, a Embracon oferece cursos superiores em liderança e consórcios, reconhecidos pelo MEC. “A experiência adquirida ao longo deste projeto proporciona um modelo replicável e inspirador para outras empresas que buscam aprimorar suas práticas de desenvolvimento de pessoal e liderança, reafirmando a importância de investir continuamente no capital humano como uma vantagem competitiva sustentável”, avalia Brenda Donato, diretora de Pessoas e Resultados da Embracon.
Obramax
Atualmente, a Obramax conta com a Universidade Obramax, que foi lançada em 2023, e é referência no Grupo Adeo. A iniciativa existe desde 2020, quando começou com o nome Unimax, com o objetivo de realizar treinamentos por meio de uma plataforma de Ensino à Distância (EAD) e mobilizar os colaboradores para a cultura e os valores da marca. A partir de 2022, a empresa estruturou o sistema em três escolas: pessoas, produtos e processos, separando as necessidades de capacitação em temas culturais, de liderança e operação nas lojas.
A Universidade Obramax que tem mais de 320 cursos, já treinou mais de 2 mil alunos, e conta com 140 colaboradores em processo de aprendizagem. Todos os talentos internos e trainees da empresa que já assumiram cargos de liderança passaram por algum tipo de formação da plataforma. Entre os principais cursos estão as trilhas de desenvolvimento e aprendizagem, que oferecem especialização técnica de produtos e vendas, cultura organizacional, liderança, diversidade e inclusão entre outros, que estão disponíveis para todos os colaboradores de acordo com a função que ocupam; e a Escola de Clima, que trata sobre os desafios ecológicos do mundo e se conecta a estratégia ESG do Grupo Adeo. Em breve, será lançado o Modelo de Liderança, treinamento que abordará todas as competências esperadas para líderes e colaboradores também do grupo. Além dos cursos da universidade, a Obramax também disponibiliza outras iniciativas, como os programas de Trainee, de Talentos Internos, de Talentos Externos, de Coaching, de Mentoria para Líderes e consultorias com parceiros externos.
BASF
O Complexo Químico da BASF em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, é um exemplo claro de como indústrias podem investir na capacitação de seus colaboradores e contribuir ativamente para o desenvolvimento da comunidade local. Desde 2021, o Centro de Treinamento de Operadores (CTO) da companhia formou mais de 77 pessoas, sendo 41 mulheres e 36 homens, dos quais 16 eram pessoas com deficiência. Vale destacar que muitos desses participantes conseguiram se recolocar no mercado de trabalho, principalmente em indústrias de Guaratinguetá e da região do Vale do Paraíba Paulista.
LEROY MERLIN
A empresa promove diversas iniciativas para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, oferecendo cursos, treinamentos e programas que incentivam a progressão interna na carreira. A liderança da empresa participa de capacitação contínua, visando estimular os profissionais a buscar suas próprias trilhas formativas. A Universidade Corporativa LEROY MERLIN (UCLM) é a elevação do nível educacional das nossas equipes, com mais de 15 mil opções de desenvolvimento, abordando temas como ética, autoconhecimento e inteligência artificial.
Em 2023, a UCLM foi potencializada por uma parceria com a startup Galena, permitindo acesso a cursos variados com descontos para Colaboradores e dependentes. A plataforma de gerenciamento de formação foi atualizada, facilitando o acesso a conteúdos externos.
Além disso, a empresa mantém programas de desenvolvimento de carreira, com um alto índice de aproveitamento interno. Destacam-se iniciativas como o Programa Primeira Liderança e o Projeto Aceleradores, que promovem a capacitação e a mobilidade dos colaboradores em diferentes níveis hierárquicos.
MPD Engenharia
Por meio do Instituto MPD, braço de ações sociais da construtora e incorporadora MPD Engenharia, empresa com mais de 40 anos de atuação nos segmentos de médio e alto padrão, são promovidos três programas voltados para o desenvolvimento dos colaboradores:
– Programa de Inclusão Digital: Iniciado em 2017, este programa visa capacitar colaboradores em habilidades digitais, abrangendo disciplinas como Pacote Office, Internet, Segurança da Informação e Educação Financeira.
– Programa de Capacitação para Mulheres: Lançado em 2022, este programa tem como objetivo inserir mulheres no mercado de trabalho em áreas tradicionalmente dominadas por homens. Em 2023, foram oferecidos cursos nas áreas de Pintura Imobiliária, Elétrica, Hidráulica e Assentamento Cerâmico.
– Programa Construindo Letras: Presente nas obras da MPD desde 2008, o programa promove a alfabetização e a busca pela certificação nos Ensinos Fundamentais I e II.
epharma
A epharma, uma das principais plataformas de gestão de benefícios de saúde do país, implementou o Programa de Lifelong Learning para capacitar e fortalecer a cultura de inovação na organização e vem apresentando resultados positivos. Atualmente, a empresa conta com 34 cases sobre a aplicação da AI em diferentes áreas e, em seis meses, 255 colaboradores foram certificados pelo programa, ou seja, quase 70%.
Os cursos de Comunicação, Welcome to AI Age e AI for Leaders foram os mais procurados. Outro de case de sucesso foi a automação da gestão e do relatório de desempenho da agência interna de marketing da epharma, que envolvia, em média, 260 materiais de diferentes complexidades por mês. A geração do relatório, que durava oito horas, caiu para uma hora. “Temos nos dedicado a capacitar equipes para atuarem com novas tecnologias que ajudarão no aprimoramento da jornada do cliente de saúde. Estabelecemos parcerias de Open Innovation, sendo uma delas com a Distrito, para ampliar a prática de intraempreendedorismo e acelerar os projetos em desenvolvimento para transformar a área da saúde”, afirma Eduardo Mangione, CEO da epharma.
Comerc Energia
Em 2022, a companhia lançou a Universidade Comerc, um hub de soluções inovadoras e aprendizagem, com mais de 240 cursos e trilhas personalizadas com foco em desenvolvimento profissional e pessoal, além dos treinamentos obrigatórios voltados para o comportamento ético, práticas anticorrupção, segurança do trabalho, planejamento estratégico e cultura organizacional. Em 2023, foram cerca de 17 horas de treinamentos em média por colaborador, sendo que grande parte delas foi realizada na interface da Universidade Comerc.
Entre as iniciativas, destaca-se a Jornada da Liderança, que, desde 2023, promove encontros e cursos voltados à troca de experiências sobre gestão, visando criar ambientes de segurança psicológica e crescimento. Já em 2024, foi lançado o programa “Percurso: Carreiras e Conexões”, com o intuito de discutir o planejamento de carreira na Comerc Energia, ressaltando o protagonismo de cada indivíduo a partir das ferramentas disponibilizadas pela companhia, como o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), Gestão de Desempenho, Recrutamento Interno e apoio do líder para aprofundar as conversas sobre carreira e desenvolvimento. A Comerc Energia também tem direcionado investimento para programas de mentoria com foco em públicos representativos. Neste ano, cerca de 30 colaboradores voluntários foram mentores de profissionais assistidos pelo ID_BR, com encontros focados em carreira e desenvolvimento profissional. Já a Mentoria para Mulheres, que está em sua 2° edição e impactou mais de 90 mulheres, promove a troca entre diferentes cargos para o cultivo de lideranças de alto nível e fortalecimento da equidade de gênero no ambiente de trabalho.
Neste mês, a companhia ainda lançou o projeto “Energia que Transforma”, em parceria com o Alicerce Educação, em Várzea da Palma (MG), onde estão localizados dois de seus parques solares. O projeto visa levar educação de qualidade para 40 adultos, com o objetivo de fortalecer sua base educacional, desenvolver habilidades socioemocionais, desenhar o projeto de vida e ampliar o crescimento pessoal e profissional de cada um.
Nauterra
Para impulsionar o desenvolvimento de seus talentos, a Nauterra, multinacional que opera no Brasil com a marca Gomes da Costa, oferece aos colaboradores um programa abrangente de capacitação por meio de sua Universidade Corporativa, implantada em abril de 2023. A iniciativa contempla trilhas de aprendizagem personalizadas, combinando cursos obrigatórios, recomendados e livres. Essa estrutura garante que cada profissional acesse conteúdos alinhados à sua função e área de atuação, com a possibilidade de expandir seus horizontes e desenvolver novas habilidades. O catálogo é diverso e abrange desde competências essenciais, como idiomas (inglês e espanhol) e informática (pacote Office), até áreas estratégicas como finanças, gestão ambiental, liderança e negócios. Reforçando seu compromisso com um ambiente de trabalho inclusivo, a Nauterra também oferece cursos que promovem a diversidade e a inclusão.
Com 38 cursos disponíveis, a Universidade Corporativa da Nauterra já é um sucesso absoluto. Somente em 2024, foram registradas mais de 12 mil conclusões de cursos, impactando positivamente cerca de 3 mil colaboradores. A iniciativa reforça a preocupação da companhia em contribuir positivamente na capacitação, formação e crescimento profissional dos colaboradores.