O prêmio é concedido pela FIA (Fundação Instituto de Administração) em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e celebra organizações que se destacam na promoção de ambientes de trabalho saudáveis e acolhedores
A parceria da FIA com o Estadão, reconhecido por seu conteúdo relevante e pela organização de eventos destinados a um público altamente qualificado, amplifica significativamente a visibilidade tanto do evento quanto das empresas premiadas. Essa colaboração oferece uma exposição multiplataforma ao longo de todo o ano, elevando ainda mais o alcance e o impacto do evento:
- Portal dedicado com informações sobre o prêmio e as empresas participantes;
- Atualização e cobertura no Estadão.com, veículo de grande audiência e influência;
- Divulgação e notícias no jornal impresso, com credibilidade reconhecida por líderes de opinião há mais de 149 anos;
- Amplificação nas mídias sociais, que dialogam com mais de 16 milhões de seguidores;
- Programas e podcasts exclusivos na Rádio Eldorado FM, reconhecida pela excelência em curadoria em seus 60 anos no ar;
- Edição especial de cobertura do prêmio nas plataformas digitais e no impresso;
- Estadão é líder na facilitação de conexões qualificadas e na criação de experiências inovadoras durante eventos presenciais;
- Expertise na organização de premiações consolidadas e reconhecidas pelo mercado, incluindo Empresas Mais, Finanças Mais, Top Imobiliário e Mobilidade;
- Excelência na transmissão ao vivo de eventos e conteúdos exclusivos.
Brasilata
A Brasilata, uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens inovadoras e sustentáveis do País, se destacou com o Projeto Simplificação, que é um canal de comunicação entre a equipe e seus líderes para a apresentação de ideias e inovações.
Tiago Forte, CEO da Brasilata, expressou sua satisfação com a conquista. “Estamos extremamente orgulhosos de sermos reconhecidos como um dos ‘Lugares Incríveis para Trabalhar 2024’. Em nossa organização, temos uma cultura sólida e nutrimos relações próximas, priorizando o bem-estar completo dos nossos inventores. Reconhecemos a cultura como uma força transformadora e impulsionadora da inovação. Investimos na capacitação de nossos líderes para uma gestão equilibrada, unindo determinação e sensibilidade.”
Segundo Juliana Cordeiro, gerente de Recursos Humanos da Brasilata, a empresa “promove incessantemente a aprendizagem, valorizamos a aceitação e a disposição para o erro, reconhecendo esses elementos como essenciais para o crescimento. Nossa jornada garante pontos de convergência entre os inventores e a cultura organizacional em todas as fases, fornecendo apoio sólido e um senso genuíno de pertencimento.”
A Brasilata participa do movimento Elas Lideram 2030, coliderado pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global da ONU Brasil, visando igualdade de gênero. Em março, a empresa anunciou crescimento na contratação de mulheres em 67%. No ano passado, lançaram o Programa de Estágio 2024 com vagas afirmativas para mulheres. A iniciativa faz parte do compromisso da organização de contribuir com a sociedade mais diversa, inclusiva e igualitária.
A empresa conta com mais de 1000 inventores, que são chamados de “Inventores”, mantendo ativo o seu programa interno de novas ideias, “Projeto Simplificação”, desde 1987, sendo que 49% dos líderes começaram a carreira como aprendizes e/ou estagiários na fabricante.
Giraffas
O Giraffas, uma das maiores redes de alimentação do Brasil, foi destacado no ranking “Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2024”. O reconhecimento vem da pesquisa conduzida pela FIA Employee Experience (FEEx), que avalia o suporte e o comprometimento organizacional das empresas com base em questionários preenchidos por seus colaboradores. Nesta edição, a pesquisa registrou mais de 209 mil respostas de colaboradores de mais de 500 empresas, das quais 150 foram premiadas em três categorias: negócios de até 300 funcionários, de 301 a 1.500 funcionários, e acima de 1.500 funcionários.
Para Jaime Laranjeiro, diretor de operações e gestão de pessoas do Giraffas, “é uma honra sermos reconhecidos como um dos lugares mais incríveis para trabalhar em 2024. Estamos comprometidos em criar um ambiente de trabalho onde nossos colaboradores se sintam valorizados, motivados e felizes. Investimos continuamente em iniciativas que promovem a satisfação e o bem-estar de nossa equipe, incluindo premiações ao longo do ano e um robusto pacote de benefícios. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo e acolhedor é essencial para o sucesso da empresa e para a promoção da nossa cultura, baseada na responsabilidade, leveza e um espírito de equipe genuíno”, celebra.
Bem Brasil
A Bem Brasil Alimentos, líder em vendas de batata pré-frita congelada no país, celebra mais um grande reconhecimento: a empresa é destaque como um dos Lugares Mais Incríveis Para Trabalhar (LIPT) 2024 pela FIA & Estadão, além de estar em relevância na categoria Mais Incrível em Respeito Racial. O reconhecimento é resultado do trabalho da empresa por suas ações implementadas e praticadas.
Uma das principais iniciativas da Bem Brasil é o seu compromisso com a criação de um ambiente inclusivo que valoriza e promove a equidade racial. Atualmente, 54% do quadro de colaboradores da empresa é composto por pessoas negras, incluindo pretos e pardos. Esse percentual reflete o empenho da marca em construir uma equipe diversificada e representativa.
Na pesquisa feita com funcionários da empresa, mais de 97% disseram ser tratados de forma justa, independente de raça ou cor de pele. Os resultados são um testemunho do compromisso contínuo da Bem Brasil com a diversidade e inclusão, buscando sempre aprimorar suas iniciativas e promover um ambiente onde todos se sintam acolhidos e valorizados. “Estamos focados em práticas que garantam igualdade de oportunidades e promoção dentro da empresa. Nossas iniciativas incluem programas de treinamento e conscientização sobre questões raciais, além de ações contínuas para eliminar vieses em processos seletivos e de desenvolvimento profissional”, diz Franciele Reis, gerente de Relações Humanas da Bem Brasil. “Além disso, dispomos de um canal de ética acessível a todos os colaboradores, que permite a denúncia e o tratamento de qualquer situação que fuja da política de diversidade e inclusão estabelecida. Esse canal assegura que todas as preocupações sejam abordadas de maneira justa e transparente”, comenta o CEO da Bem Brasil, Dênio Oliveira.
Sabin
Referência em serviços de saúde no Brasil, o Grupo Sabin recebeu o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, na 5ª feira (30), reforçando seu posicionamento entre as empresas com os mais altos níveis de satisfação entre seus colaboradores. Este é o 19º ano que o Sabin figura neste ranking, devido ao ambiente de trabalho e práticas de gestão de pessoas, nesta iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA) e do Estadão. A premiação consolida a trajetória de 40 anos de excelência, inovação e crescimento do 3º maior player de Medicina Diagnóstica do país.
Para ser reconhecido, o Sabin ficou entre os primeiros colocados na pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), que avalia a experiência dos colaboradores quanto ao ambiente de trabalho, cultura organizacional e atuação da liderança. Na visão da presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla, trata-se de um reconhecimento pela cultura e ambiente humanizados, que priorizam as pessoas. “Receber por mais um ano o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar demonstra que, de forma consistente, estamos no caminho certo. Como empresa de saúde, temos responsabilidade com o bem-estar e a saúde dos nossos colaboradores, para que eles possam cuidar dos nosso clientes”, afirma.
Pessoas no centro da estratégia
A pluralidade e a habilidade de incluir e trabalhar com as diferenças no ambiente de trabalho estão entre as prática de gestão de pessoas pelas quais a empresa é reconhecida. No Sabin, 74% das posições de liderança são exercidas por mulheres, que no quadro geral de colaboradores representam 77%. O Grupo atua para reafirmar as diferentes formas de ser mulher e defende que as mulheres sejam o que quiserem ser, reforçando valores e práticas empresariais adotadas pela empresa.
Dentro do pilar de gênero, o Sabin também atua em iniciativas que incentivam o protagonismo e a liderança feminina. Em 2016, aderiu aos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres, estabelecidos pela ONU Mulheres. O Grupo apoia movimentos como Elas Lideram 2030, que reúne 1.500 empresas comprometidas com a causa, o Movimento Mulher 360, estimulando a presença feminina, e o WeConnect, que estimula o empreendedorismo feminino, entre outros.
Além das mulheres, a empresa também oferece oportunidades específicas para outros grupos minoritários, com o intuito de garantir maior representatividade e formar equipes cada vez mais diversas. Atualmente, é reconhecido como uma empresa majoritariamente negra e procura garantir a presença de pardos e pretos nos níveis de tomada de decisão. Além disso, a organização possui programa de diversidade que atua ativamente para descontruir estereótipos relacionados às pessoas LGBTQIA+, que representam 12% de seu quadro funcional, com base em autodeclaração, índice maior do que o de autodeclarados na população em geral, que é de cerca de 9%, segundo o IBGE.
Ainda a partir da visão de humanização, o Sabin integrou a saúde dos colaboradores à cultura organizacional, com iniciativas que alcançam o estilo de vida e bem-estar dentro e fora do espaço corporativo. Além de promover um ambiente de trabalho saudável e acolhedor, oferece ferramentas para que as pessoas vivam com maior qualidade de vida.
O programa Saúde em Dia amplia o olhar para a jornada do cuidado, a partir de um modelo sustentável e integrado. O modelo de cuidado integral da saúde dos colaboradores preza pelo ambiente saudável e pelo bem-estar e satisfação dos colaboradores. Além de trabalhar a saúde física, como controle do peso, saúde preventiva para maiores de 40 anos e acompanhamento pré-natal para as colaboradoras grávidas, o Sabin investe em estratégias que possibilitam, por exemplo, o diagnóstico precoce, tratamento e prevenção de condições que impactam a saúde emocional dos colaboradores. Para o programa, o Sabin estruturou uma clínica in company, na sede em Brasília, em parceria com a Amparo Saúde, empresa de Atenção Primária à Saúde do Grupo.
Cooxupé
Em mais um ano, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé está entre os Lugares Incríveis Para Trabalhar. A iniciativa da FIA Business School em parceria com o Estadão analisa as experiências dos colaboradores com seus ambientes de trabalho, seus líderes e as práticas de gestão das pessoas nas organizações brasileiras.
No ranking de 2024, a Cooxupé consta entre as companhias de grande porte, por ter 2.488 funcionários, está no setor de agronegócio e seu i-FEEX é de 74,2.
Entre suas práticas em destaque pelo estudo está a implementação do ciclo de carreira, com um mapa do que é necessário para cada cargo e suas possibilidades de ascensão. A pesquisa evidencia, ainda, o desenvolvimento de liderança na cooperativa, especialmente para pessoas que estão nessa posição há menos tempo. Há treinamento e apoio para recém-promovidos, como um plano com os desafios técnicos da nova posição e encontro de mentoria, tudo com acompanhamento periódico do RH.
Na cultura da organização, os princípios cooperativistas norteiam as atividades. Seu propósito é garantir aos cooperados o melhor suporte na produção sustentável e de qualidade, bem como o melhor acesso ao mercado. Todas as ações da cooperativa são pautadas na responsabilidade e defesa dos interesses de seus associados, além da responsabilidade e respeito com clientes, colaboradores, meio ambiente e sociedade. “A Cooxupé tem 92 anos de história dedicados ao cooperativismo brasileiro e mais de 65 anos voltados ao negócio café. Temos mais de 20 mil famílias cooperadas que são auxiliadas diariamente pelos nossos colaboradores. Estamos muito orgulhosos por sermos considerados um dos Lugares Incríveis Para Trabalhar em 2024 no Brasil. A cada ano, buscamos superar nossas metas e conquistar novos objetivos, sempre com nossos olhares voltados para a sustentabilidade, qualidade do café e excelência no serviço aos cooperados e aos nossos clientes mundiais”, afirmou o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.