Evento aconteceu ontem (09/10) e reuniu profissionais das empresas classificadas em todos os rankings do Instituto
O Great Place to Work Institute (GPTW) realizou ontem (09/10) a cerimônia de entrega da premiação das Melhores Empresas para Trabalhar em todo o Brasil. O GPTW é uma autoridade global no mundo do trabalho, especialista em auxiliar organizações na jornada de serem excelentes lugares para trabalhar. Realizada anualmente pela consultoria, a lista das melhores empresas para trabalhar é definida a partir de uma análise comparativa das pesquisas e visitas realizadas por analistas, além da participação da equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA), que examinam e validam informações que abrangem o clima organizacional das organizações por meio de critérios como respeito, camaradagem, credibilidade, confiança e orgulho de pertencer àquela instituição.
A lista completa do Great Place to Work® (GPTW) Brasil 2024 está disponível no website.
Volkswagen
A Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Great Place To Work (GPTW) pelo 3º ano consecutivo, se mantendo como um excelente lugar para trabalhar. Essa importante certificação é resultado de uma pesquisa internacional de cultura e engajamento que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho.
A avaliação Great Place To Work (GPTW) conta com 63 perguntas divididas em cinco tópicos: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Os colaboradores respondem voluntariamente ao questionário. Na pesquisa deste ano, a Volkswagen do Brasil teve entre os destaques o aumento de 18 pontos percentuais no número de colaboradores participantes, ficando bem acima da média das empresas com o mesmo porte. O orgulho de contar a outras pessoas que trabalha na Volkswagen permanece como o pilar mais forte da pesquisa. “Na Volkswagen do Brasil, temos as pessoas como prioridade e é gratificante esse retorno positivo dos nossos colaboradores. A conquista da certificação Great Place To Work pelo terceiro ano consecutivo nos enche de orgulho e o aumento significativo de participantes, bem acima da média de empresas de mesmo porte, demonstra evolução constante. As nossas pessoas acreditam na pesquisa de clima, reconhecem que ações são realizadas e querem colocar sua voz para contribuir com a transformação cultural da Nossa VW rumo a uma empresa cada vez mais humana, diversa e próxima das pessoas”, afirma o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.
Volkswagen conquista o selo Great People Mental Health
A pesquisa Great Place To Work (GPTW) conta com uma parceria com o Great People Mental Health, que usa metodologia baseada em neurolinguagem, com ferramentas de IA (Inteligência Artificial), para avaliar o índice de bem-estar dos colaboradores. A análise é feita com base nos dados qualitativos da pesquisa aplicada, focando na forma como os colaboradores responderam às questões abertas (dissertativas).
A Volkswagen do Brasil conquistou o selo Great People Mental Health, com a excelente nota 82, logo no primeiro ano de participação da empresa nessa avaliação de bem-estar.
Volkswagen integra Censo de Diversidade & Inclusão à pesquisa GPTW
Outra novidade deste ano na pesquisa GPTW feita com os colaboradores da Volkswagen do Brasil foi o Censo de Diversidade & Inclusão, em parceria com o Great People Diversity. A iniciativa contou com perguntas adicionais para avaliar a estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa, mapear as principais demografias e trazer recomendações dos colaboradores para avanços na estratégia no curto, médio e longo prazos.
Este é o segundo Censo de Diversidade & Inclusão realizado pela Volkswagen do Brasil, sendo o primeiro em parceria com a pesquisa GPTW. Em relação ao seu primeiro censo, a empresa registrou aumento de 31% no número de colaboradores participantes. “Evoluir constantemente como uma empregadora de excelência é um compromisso da Volkswagen do Brasil. Atuamos diariamente na construção de um ambiente de trabalho saudável, diverso e inclusivo e a conquista da certificação Great Place To Work (GPTW) pelo terceiro ano consecutivo revela que estamos no caminho certo. O selo Great People Mental Health, conquistado logo na primeira vez em que participamos dessa certificação, destaca o índice de bem-estar positivo dos nossos colaboradores e é motivo de grande satisfação para todos nós. E a inclusão do Censo de Diversidade Great People Diversity, neste ano, tornou os resultados da pesquisa ainda mais significativos, permitindo o cruzamento de dados com foco em planos de ações robustos e na evolução contínua”, diz Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.
Volkswagen é Top Employer pelo 6º ano consecutivo
A Volkswagen do Brasil também conquistou em 2024 a certificação Top Employer pelo 6º ano consecutivo, que reconhece as empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.
Na certificação Top Employer 2024, a Volkswagen do Brasil alcançou a excelente nota de 90,2% nas melhores práticas de Recursos Humanos avaliadas pela pesquisa, bem acima da média considerada benchmark (82%). Desde 2019, quando conquistou o Top Employer pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil registrou crescimento de 19,2 pontos percentuais no resultado da pesquisa.
No Brasil, a Volkswagen atingiu 100% de aprovação em oito áreas da pesquisa em 2024: Estratégia de Negócio, Liderança, Marca Empregadora, Ética & Integridade, Organização & Mudança, Ambiente de Trabalho, Propósito & Valores e Sustentabilidade.
Volkswagen é Top 10 da pesquisa “Marca Empregadora” pelo 3º ano consecutivo
Em 2024, a Volkswagen do Brasil integrou novamente o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores empregadoras no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Este é o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integrou esse seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.
O estudo Randstad Employer Brand Research é realizado globalmente pela Randstad há mais de 20 anos em 32 países. Desde 2019 ele é feito no Brasil, abordando os principais atributos de uma marca empregadora na visão dos talentos, a percepção do público sobre os principais empregadores do mercado e o reflexo de sua atratividade para os colaboradores.
Na edição 2024, foram entrevistados mais de 4.500 brasileiros e as 150 maiores empregadoras do País foram avaliadas. Há destaque para dois novos pilares que impactam o cotidiano dos talentos: inteligência artificial e equidade no trabalho. Para os talentos, os fatores mais importantes na escolha de um empregador são progressão na carreira, salários e benefícios atrativos, ambiente de trabalho agradável, equidade e gestão sólida.
Volkswagen está entre as ‘Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem’
A Volkswagen do Brasil também conquistou neste ano a certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, resultado da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Essa importante conquista reforça que a Volkswagen está entre as empresas com práticas de diversidade e inclusão LGBTQIA+ mais avançadas do Brasil.
Com uma política de Diversidade & Inclusão robusta, a Volkswagen do Brasil atingiu a excelente nota 100, logo na primeira vez em que participou da pesquisa, em 2024.
O estudo avalia a equidade e inclusão de pessoas LGBTQIA+ nos ambientes de trabalho no Brasil, além de práticas e políticas corporativas em apoio à comunidade LGBTQIA+ e na erradicação da LGBTfobia. Em sua 3ª edição, a pesquisa certificou 79 empresas no Brasil neste ano, um aumento de 39% nas organizações certificadas em relação a 2023. Neste ano, foram 124 empresas participantes, 36% a mais do que na edição anterior.
Diversidade & Inclusão é pilar estratégico na Volkswagen
A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a Volkswagen também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.
A empresa estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão que conta com a participação de todos os membros do comitê executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.
A Volkswagen do Brasil também oferece vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos. A empresa segue impulsionando a meta de aumentar o número de mulheres na liderança e em 2023 já ampliou o equilíbrio na admissão de mulheres e homens: no ano passado, as contratações de mulheres representaram 44% dos cargos executivos, 37% de mensalistas e 35% de horistas.
Entre as ações de Diversidade & Inclusão também estão cinco grupos de diálogo formados por pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares LGBTQIAP+, gênero, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).
Saúde e bem-estar
A Volkswagen do Brasil investe continuamente em programas de saúde física, mental e bem-estar aos seus colaboradores e dependentes; entre os quais, parcerias com o Wellhub (Gympass) e o Zenklub. A VW também conta com áreas de convivência nas fábricas, academia ao ar livre, entre outras ações.
Tokio Marine
A Tokio Marine foi eleita a 2ª Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil, na categoria de 1.000 até 9.999 funcionários, em ranking promovido pelo Great Place to Work (GPTW). A Companhia foi reconhecida pela excelência de suas práticas de Gestão de Pessoas em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 09 de outubro, em São Paulo. Essa é a 12ª vez consecutiva que a Tokio Marine entra no ranking das 150 Melhores Empresas para Trabalhar e o 7º ano que fica entre as Top 5. “Estar novamente entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil evidencia os nossos esforços para oferecer as melhores iniciativas de Gestão de Pessoas para os nossos 2,4 mil Colaboradores ao redor do País, promovendo um ambiente de trabalho acolhedor, inclusivo e inovador. Nosso objetivo é torná-los protagonistas em suas respectivas áreas de atuação por meio dos subsídios que oferecemos para o seu desenvolvimento profissional e ferramentas para que tenham qualidade de vida e equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. Essa premiação é um reconhecimento muito importante para a Companhia, uma vez que consideramos o Capital Humano o nosso ativo mais valioso.” declara Luciana Amaral, diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade da Tokio Marine.
A Gestão de Pessoas na Tokio Marine está estruturada em três pilares: Diversidade – construção e manutenção de uma empresa diversa e um local no qual as pessoas se sintam bem em trabalhar sendo elas mesmas; Inovação – que considera a tecnologia como aliada para a digitalização dos processos, possibilitando que os Recursos Humanos sejam mais voltados para questões estratégicas, como novas iniciativas e ações com os ‘Resolvedores’; e Protagonismo — por meio da premissa #EuResolvo e aliado à inovação, a Companhia tem como princípio a valorização da voz dos Colaboradores, tornando o ambiente corporativo mais colaborativo e inovador.
Benefícios
A Seguradora disponibiliza aos colaboradores uma ampla gama de benefícios, tantos monetários quanto os considerados intangíveis. Dentre eles estão o incentivo educacional, com subsídios que podem chegar a 80% do valor do curso escolhido pelo colaborador, seja de idiomas, graduação, pós-graduação, MBA e Universidade Tokio Saber, que disponibiliza mais de 370 cursos on-line divididos em escolas de negócios com diferentes focos desde carreira e performance, passando por conteúdos mais técnicos até temas como Engajamento, Bem-Estar e Inovação.
Um dos diferenciais da Tokio Marine é o benefício Tempo de Casa, que permite que os colaboradores com 5, 10, 15 anos e demais múltiplos de 5 de dedicação à Companhia, ganhem dias de folga remunerados proporcionais ao período, sendo de 20 dias o período máximo de folga. Outro benefício oferecido é o Tokio Flex e Banco de Horas, que permitem a flexibilização da jornada de trabalho, e recebem Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em todos os níveis.
Além do Seguro Saúde com planos com apartamento para todos os colaboradores e seus dependentes, incluindo casais homoafetivos, a Tokio Marine também incentiva a manutenção da saúde e do bem-estar e práticas esportivas por meio de um convênio com a Wellhub, possibilitando o ingresso em diversas academias com uma mensalidade reduzida e acesso à programas de saúde mental, e disponibiliza o Espaço Saúde para atendimentos presenciais ou virtuais, sem custo, com médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e massoterapeutas.
A seguradora ainda oferece licença-paternidade de 20 dias; plano odontológico; desconto na aquisição de medicamentos e previdência privada; auxílio creche/babá; seguro de vida + assistência funeral e Programa Gestante, com ações voltadas à saúde feminina e maternidade com palestras sobre temas como amamentação, desenvolvimento motor do bebê, armazenamento de leite e parto, entre outros. A iniciativa é estendida também às esposas dos colaboradores.
Diversidade e Inclusão
Nos últimos anos, a Tokio Marine tem fortalecido cada vez mais sua agenda ESG por meio da iniciativa Tokio ESG. Com o objetivo de compilar, propor e disseminar boas práticas e novas ideias, a Companhia conta com um time multidisciplinar, formado por colaboradores de diferentes áreas. Além disso, para engajar o público interno, foi criado um canal exclusivo para receber sugestões, elogios, reclamações e esclarecimentos de dúvidas sobre ações ESG.
No que diz respeito à Diversidade, um dos pilares estratégicos da companhia, desde 2017 existe o “Tokio com Todos”, programa que tem por objetivo ser um guarda-chuva de todas as iniciativas voltadas à promoção da igualdade e diversidade, incentivando a valorização de todos os grupos, independentemente de gênero, raça, religião etc. Esse programa compreende a inclusão de mulheres; pessoas com deficiência; e indivíduos com mais de 50 anos, entre outros grupos, independentemente de gênero, raça, religião, valorizando a diversidade de pensamento e o respeito às diferenças. Essas iniciativas se refletem também em importantes reconhecimentos conquistados pela Companhia, como os rankings GPTW50+, GPTW Étnico-Racial, GPTW Mulher e GPTW LGBTQIA+.
Já em 2019, a seguradora promoveu a criação do Grupo de Diversidade e Inclusão, um espaço democrático para pensar, construir e fomentar ações que contribuam para tornar o ambiente de trabalho mais justo, mais respeitoso e mais igualitário. O Grupo de Diversidade e Inclusão promove ações como a Semana de Diversidade, que tem como principal objetivo fomentar a noção de respeito às diferenças na Tokio Marine. A ação convida os Colaboradores a refletir, por meio de atividades lúdicas, sobre questões como empatia, diversidade de pensamento, racismo, homofobia, machismo e sororidade.
Ypê
Pela primeira vez, a Ypê, empresa 100% brasileira e líder no setor de higiene e limpeza, foi reconhecida no ranking das 175 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, organizado pelo Great Place to Work (GPTW). A Ypê se sobressaiu entre grandes empresas e multinacionais. Este reconhecimento, um dos mais respeitados no mundo corporativo, valoriza empresas que oferecem um ambiente de trabalho baseado em confiança, respeito e engajamento dos colaboradores. Além disso, a Ypê foi reconhecida entre as 10 empresas com o Destaque em Saúde Mental, devido aos excelentes índices relacionados à saúde e bem-estar.
Em sua 28ª edição, o ranking nacional do GPTW reflete a percepção direta dos colaboradores, que avaliam sua experiência dentro da empresa. Além de conquistar essa posição de destaque no ranking nacional, a Ypê também concorre na categoria Regional (Estado de São Paulo), previsto para ser anunciado em 29 de outubro, reafirmando seu compromisso com a excelência em todas as suas unidades. “Essa conquista é fruto do trabalho e dedicação de cada um dos nossos mais de 7.300 colaboradores espalhados. Juntos, construímos um ambiente onde todos se sentem parte de um propósito maior, onde a inclusão e o respeito são pilares fundamentais. Sermos reconhecidos entre as Melhores Empresas para Trabalhar em âmbito nacional nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento das pessoas e da nossa cultura organizacional”, afirma Cristiane Lacerda, diretora executiva de Gente, Cultura e Responsabilidade Social da Ypê.
De acordo com a Ypê, em 2023 a empresa implementou diversas iniciativas que consolidaram seu compromisso com o bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores. Entre as principais ações estão:
- Programa Cuidar: Voltado ao acolhimento e promoção da saúde física, mental e social dos colaboradores e seus familiares, o programa conta com atendimento especializado e equipe multidisciplinar composta por psicóloga, médica da família e assistente social. No primeiro ano de atuação, em 2023, a iniciativa realizou 10 mil atendimentos, impactando diretamente o bem-estar dos colaboradores e melhorando o clima organizacional.
- Pulsa Ypê: Canal interno de escuta ativa e contínua para os colaboradores, que coletou mais de 13 mil comentários e 7 mil sugestões, permitindo melhorias contínuas no ambiente de trabalho.
- EducaYpê: Programa que oferece oportunidades de conclusão do ensino básico para colaboradores, com 44 formados em 2023 e mais 200 inscritos para 2024.
- Censo de Diversidade & Inclusão: Pesquisa realizada com 5.701 colaboradores demonstrou que 86% dos colaboradores acreditam que a Ypê apoia e acolhe a diversidade, reforçando o compromisso com a inclusão.
Essas iniciativas, somadas ao foco da Ypê em sustentabilidade, como o uso de energia eólica e o apoio a projetos educacionais para mais de 42 mil estudantes em 2023, apontam para uma marca que vai além da excelência nos negócios, cuidando de seus colaboradores e das comunidades onde está inserida. “Esse reconhecimento não apenas reforça a reputação da marca no mercado, mas também nos coloca em um patamar de empresas que promovem um ambiente de trabalho saudável, inovador e inclusivo”, concluiu Cristiane.
Midea Carrier
A Midea Carrier, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo e líder em equipamentos de climatização, atinge um marco histórico ao estrear no ranking nacional das “Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil” do Great Place to Work (GPTW). A conquista coloca a companhia entre as 175 empresas mais bem avaliadas em todo o país, consolidando seu compromisso com o desenvolvimento de um ambiente de trabalho focado em proporcionar experiências cada vez mais positivas para as pessoas.
A trajetória da Midea Carrier no GPTW teve início em 2017, quando a empresa aderiu ao programa. Os primeiros reconhecimentos chegaram com a conquista dos rankings regionais (Norte e Rio Grande do Sul) e setoriais (Indústria) em 2021. As certificações foram renovadas nos anos subsequentes e, agora em 2024, a companhia conquista a sua entrada no ranking nacional. “Estar no ranking nacional do GPTW é reflexo de um trabalho diário feito na Midea Carrier, demonstrando o nosso compromisso em cuidar e melhorar o cotidiano do nosso colaborador. Essa conquista é uma demonstração que estamos no caminho certo para a construção de um ambiente de trabalho onde nossos colaboradores possam contar com um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento contínuo. Estamos comprometidos em desenvolver ainda mais ações que possam transformar o dia a dia dos nossos colaboradores de maneira que seja possível atender às particularidades de cada um”, afirma Fernanda Bitencourt, diretora de Recursos Humanos.
A pesquisa do GPTW, reconhecida mundialmente, destaca o foco da Midea Carrier no bem-estar de aproximadamente seus 2000 colaboradores no Brasil. “Entendemos que olhar para a capacitação das lideranças é um fundamental para a construção de um ambiente com foco no desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador. Por isso, direcionamos nossos esforços para o programa Líder For All, buscando humanizar ainda mais os nossos gestores. Também buscamos oportunizar o crescimento e desenvolvimento de todo o quadro de colaboradores, o que pode ser constatado por meio das quase 300 promoções que ocorreram somente em 2024 e dos diferentes programas da companhia, como por exemplo: educação continuada e gestão de pessoas”, complementa Fernanda.
O GPTW é um ranking que reconhece as melhores empresas para trabalhar em diversos âmbitos, como nacional, regional, setorial e temático. A pesquisa, aplicada anualmente, conta com a participação de colaboradores de empresas de todo o mundo e traz um retrato do ambiente de trabalho, mensurando índices de confiança, satisfação, liderança e inovação. Para isso, são avaliadas diferentes dimensões do clima, como: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem.
Schneider Electric
A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, foi reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar na categoria de grandes corporações, com 1.000 a 9.999 funcionários no Great Place to Work® (GPTW) Brasil 2024. A companhia ocupa a 43ª posição da lista, composta por 85 organizações com atuação em todo o País.
A metodologia do GPTW envolve pesquisas rigorosas e baseadas em dados confidenciais que avaliam a experiência dos colaboradores em relação a temas como confiança, inovação, valores da empresa e liderança, sendo um reconhecimento que reafirma o comprometimento da Schneider Electric em garantir que todos os colaboradores se sintam respeitados, valorizados e engajados. “Ao longo dos últimos anos, implementamos várias iniciativas voltadas ao bem-estar dos nossos colaboradores, priorizando nossa responsabilidade de fomentar uma cultura organizacional saudável e sustentável com foco no desenvolvimento de carreira”, afirma Clara Vasconcelos, diretora de Recursos Humanos da Schneider Electric para o Brasil.
Roberto Rossi, presidente da Schneider Electric para o Brasil, ressaltou que as campanhas de conscientização sobre saúde mental têm proporcionado um espaço corporativo seguro, em que todos podem se expressar e compartilhar dificuldades. Isso representa o nosso compromisso em promover uma cultura de apoio e inclusão. “Estamos felizes por recebermos esse reconhecimento, que mostra que estamos no caminho certo”, diz. “Nossa dedicação está em criar um ambiente no qual nossos colaboradores percebam a sua relevância e tenham a oportunidade de crescer juntos com a companhia. O mais importante é que eles vivam o propósito e os valores da Schneider Electric no dia a dia, contribuindo diretamente com os nossos objetivos de construção de um futuro mais sustentável”, completa.
Recentemente, a Schneider Electric foi listada, pelo segundo ano consecutivo, como uma das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina™ 2024, alcançando a 21ª posição entre 125 organizações. Além disso, foi reconhecida como a empresa mais sustentável do mundo em 2024, de acordo com a lista da revista Time e da Statista.
Algar Telecom
Pelo 16º ano consecutivo, a Algar Telecom, empresa de TI e telecom do grupo Algar, foi destaque no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, elaborado pelo Great Place to Work® (GPTW). A companhia conquistou o 38º lugar na edição de 2024, que analisou 2.898 empresas e selecionou 175 delas por suas práticas de gestão de pessoas e ambiente de trabalho.
Esse reconhecimento reflete o compromisso contínuo da Algar Telecom em promover uma cultura organizacional positiva, diversa e voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. A empresa se destaca por seus programas de desenvolvimento, cultura de feedback, políticas de flexibilidade, e iniciativas robustas de diversidade e inclusão, com foco no bem-estar e crescimento de sua equipe. “Ser reconhecida pelo GPTW por 16 anos consecutivos é uma grande honra e reafirma nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho inspirador”, afirma Ana Paula Rodrigues, vice-presidente de Gente da Algar Telecom. “Acreditamos que o investimento no desenvolvimento de nossos talentos é essencial para o sucesso e a sustentabilidade da empresa.”
Com foco em proporcionar experiências significativas aos seus colaboradores, a Algar Telecom segue promovendo um ambiente de inovação e inclusão, preparado para enfrentar os desafios do futuro. A companhia possui um forte fomento à diversidade, com programas como o Algar sem Barreiras, criado em 2018 para fortalecer um ambiente de trabalho de convivência segura e respeitosa, com ações de valorização que permitam uma real inclusão e equidade.
A iniciativa atua em cinco frentes: gênero, raça, orientação sexual, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social e geracional. Cada uma delas apresenta suas próprias iniciativas, incluindo os grupos de afinidade para discutir cultura, políticas e melhorias no pilar de diversidade.
Thomson Reuters
A Thomson Reuters, companhia global de conteúdo e tecnologia, está no ranking Great Place to Work (GPTW) das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Com cerca de um ano e meio desde sua primeira certificação no Brasil, a Thomson Reuters alcançou a 81ª posição entre as empresas com mais de 1.000 colaboradores. “Ser reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil é uma validação incrível de nosso compromisso em elevar o nível de nossa cultura e trabalhar as habilidades e recursos necessários para o futuro dos profissionais. Esta conquista mostra que nossa cultura de inovação e colaboração está no caminho certo, com certificações de alto nível no Brasil e na região da América Latina”, disse Andréa Ziravello Elias, diretora regional de Recursos Humanos da Thomson Reuters para América Latina e gerente geral para o Brasil.
Com mais de 27.000 colaboradores em 74 países, a empresa tem mais de 2.500 profissionais no Brasil, com escritórios em São Paulo, Juiz de Fora, Campinas e Criciúma. A companhia também possui certificações na Argentina, Canadá, Filipinas e Índia. No Brasil, a Thomson Reuters é reconhecida como uma das melhores empresas para profissionais LGBTI+ pela Human Rights Campaign Foundation (HRC) e pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, tendo obtido pontuação máxima em 2022. “A certificação GPTW é um testemunho da autenticidade, compromisso e paixão que nossos colaboradores trazem diariamente. Temos trabalhado incansavelmente para construir um ambiente onde todos possam construir uma carreira de referência e alcançar seu máximo potencial. Juntos, estamos criando algo extraordinário”, afirmou Emerson Martins, diretor de Recursos Humanos da Thomson Reuters no Brasil.
A Thomson Reuters atua a partir de uma proposta de valor integrada ao colaborador, apoiada em pilares como bem-estar, flexibilidade, diversidade e inclusão, aprendizado e desenvolvimento. A empresa investe fortemente no desenvolvimento dos seus talentos por meio de uma ampla gama de treinamentos, cursos e eventos globais de aprendizagem. Programas específicos como treinamento em Inteligência Artificial e semanas dedicadas ao desenvolvimento da carreira também são oferecidos. O sucesso dessas iniciativas é monitorado por pesquisas pulse e anuais sobre saúde organizacional, além do feedback contínuo obtido em eventos com talentos e liderança.
Mondelez
Com a estruturação de uma cultura inovadora e acolhedora, a Mondelēz Brasil foi incluída na última edição do Great Place to Work Brasil, que apresentou as 175 melhores empresas para se trabalhar no País. Esta é a primeira vez que a companhia integra o ranking, na 29ª posição, consolidando-se como uma empresa comprometida com a sua cultura e o desenvolvimento de pessoas, além de evidenciar seu contínuo empenho em promover ações que beneficiam o dia a dia de seus talentos.
O ranking do GPTW é uma classificação relevante do mercado, que avalia as práticas culturais das empresas e o desempenho em atributos essenciais para estabelecer um bom ambiente de trabalho. A classificação não se limitou apenas às práticas de Gente e Gestão, também foi amplamente influenciada pelos feedbacks dos colaboradores, que expressaram sentimentos de orgulho por fazer parte de uma empresa que valoriza a sustentabilidade e possui ações e produtos voltados para diferentes gerações, impactando a sociedade como um todo. Além disso, o sentimento de pertencimento, respeito e o desafio de melhorar continuamente também foram destacados pelos colaboradores. “Estar no ranking é reflexo do nosso compromisso de ser a melhor empresa para trabalhar no Brasil. Temos as melhores marcas, os melhores talentos, o melhor ambiente de trabalho e as melhores iniciativas. Investir no bem-estar dos nossos talentos está no centro da nossa estratégia organizacional, e este reconhecimento reafirma que estamos no caminho certo para um futuro pautado no desenvolvimento das nossas pessoas e crescimento coletivo”, afirma Mary Quintana, vice-presidente de Recursos Humanos da companhia. O objetivo da empresa para os próximos anos é aumentar significativamente a satisfação de seus colaboradores, garantindo que eles realizem suas atividades com foco na saúde e no bem-estar.
GFT Technologies
A GFT Technologies, empresa global pioneira de transformação digital, conquistou a sua melhor classificação no ranking do Great Place to Work (GPTW), tendo ficado na 35ª posição na faixa de empresas com 1.000 a 9.999 funcionários, cuja lista total conta com 85 organizações. “A GFT Brasil é uma empresa que atua na transformação digital, oferecendo softwares para solucionar processos e inovar organizações. Ela é líder em transformação digital em diversos países. Esta é a 3ª premiação na lista”, diz o GPTW em sua página oficial.
Para o CEO da GFT Technologies no Brasil, Alessandro Buonopane, o reconhecimento advindo do GPTW reflete o trabalho e dedicação de cada um dos mais de 3 mil profissionais que compõem a companhia no país. Para ele, o fato de cada colaborador se enxergar como um protagonista tanto em sua jornada individual quanto coletiva é essencial para esse reconhecimento. “Estar entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil reafirma nossa determinação em valorizar as pessoas, fazendo com que cada voz seja ouvida e cada talento, reconhecido. Estamos firmes no nosso compromisso de criar um espaço onde todas as pessoas se sintam apoiadas e desafiadas a alcançar o seu melhor. Juntos, estamos construindo resultados incríveis para nossos clientes e para a sociedade, em um clima de inovação, confiança e respeito mútuo”, destaca.
Mais de 5 mil empresas se inscreveram para a edição 2024 do prêmio, das quais 2.898 sendo elegíveis para a listagem final. Segundo os organizadores, o GPTW impactou a vida de mais de 3,2 milhões de trabalhadores em todo o território nacional.
Padrão GFT
Assim como no Brasil, a GFT busca nos 20 países em que atua, mesmo com a constante aceleração da transformação digital, se manter estruturada para a manutenção de fluxos de trabalho eficientes e humanizados, com relacionamento pleno e constante entre líderes e equipes, mas sem perder o seu DNA de liderança em soluções para funcionários e clientes. E tudo isso toma forma pelos nossos valores, os 5Cs:
• Caring – presente em ações institucionais como o respeito no dia a dia entre nossos colaboradores;
• Committed – nosso compromisso em entregar o melhor para a empresa e clientes;
• Collaborative – não conseguimos fazer nada sozinhos e estamos em constante debates de opiniões para as melhoras entregas;
• Courageous – apoiamos nossos colaboradores a se aventurarem e serem corajosos, tanto no pessoal como profissional;
• Creative – é parte essencial da GFT, pois a inovação soluciona boa parte de nossos projetos, o que cria experiências únicas.
Para a GFT, é essencial manter o compromisso de acolher diferentes realidades e ser o mais transparente possível com os colaboradores, com as melhores práticas de recursos humanos, a fim de promover melhorias internas e externas. O engajamento dentro de casa faz com que a empresa mantenha um comprometimento autêntico e profundo, que proporciona maior credibilidade perante aos clientes e parceiros.
Copastur
A Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, conquistou em 2024 mais uma certificação do Great Place to Work (GPTW), dessa vez, ingressando no ranking nacional das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, em 69º lugar. Até então, a companhia vinha marcando presença constante no ranking regional.
Desde sua primeira participação em 2017, a empresa se destaca por sua atuação como marca empregadora, investindo constantemente em seus colaboradores e no desenvolvimento de uma cultura baseada em inclusão, inovação e bem-estar.
A Copastur, que opera com um portfólio diversificado de marcas e serviço já acumulou uma série de conquistas importantes nos rankings do GPTW, que certifica as melhores empresas para se trabalhar com base em critérios como satisfação dos colaboradores, cultura organizacional, práticas de gestão e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Edmar Mendoza, CEO da Copastur, comenta que o reconhecimento é reflexo do trabalho contínuo realizado para promover o melhor ambiente para as pessoas colaboradoras e o desenvolvimento pessoal e profissional dentro da companhia. “Os reconhecimentos são fruto da evolução contínua da Copastur como empresa empregadora. Ao longo dos anos, a empresa tem investido fortemente em programas de desenvolvimento e na criação de um ambiente de trabalho inclusivo, com uma cultura focada no bem-estar dos colaboradores”, ressalta o executivo.
Compromisso com o desenvolvimento contínuo da empresa e dos colaboradores
A Copastur acredita que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado à satisfação e ao crescimento de seus colaboradores. Os valores que orientam a atuação da Copastur são a transparência, colaboração e o desenvolvimento contínuo. Esses pilares são promovidos por meio de uma série de iniciativas internas, incluindo treinamentos, programas de incentivo, apoio ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e um ambiente que valoriza a diversidade e inclusão.
Além disso, a empresa se destaca por fomentar a liderança feminina e por criar oportunidades de crescimento para todos os seus colaboradores. Programas como o “Elas Lideram”, que visa promover a equidade de gênero no ambiente corporativo, são um exemplo desse compromisso.
Mendoza reforça que o avanço desde 2017 no ranking GPTW mostra que ao investir no desenvolvimento das pessoas, também se avança e se gera um cenário futuro ainda mais positivo para a Copastur. “O caminho foi longo até aqui e na verdade não paramos nessa conquista, nosso trabalho foi iniciado em 2017 e desde então colhemos bons resultados. Hoje, estar no ranking das melhores empresas para o Brasil significa muito para nós. Seguimos com o nosso propósito de impactar o mundo positivamente”, finaliza Mendoza.
Entre os resultados mais expressivos alcançados no GPTW pela Copastur estão:
– 2020: 1º lugar no Ranking de Pequenas Empresas do Rio de Janeiro;
– 2021:13º lugar no Ranking Nacional de Pequenas Empresas e 2º lugar no Ranking de Pequenas Empresas do Rio de Janeiro;
– 2021: 19º lugar no Ranking Nacional de Médias Empresas e 2º lugar no Ranking de Hotelaria;
– 2022: 9º lugar no Ranking de Pequenas Empresas do Rio de Janeiro;
– 2023: 4º lugar no Ranking de Pequenas Empresas do Rio de Janeiro;
– 2024: 7º lugar no Ranking de Médias Empresas do Rio de Janeiro;
– 2024: 69º lugar Ranking de Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil.
Cisco
A Cisco foi reconhecida como a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil pelo ranking Great Place to Work 2024, divulgado ontem. A empresa conquistou o primeiro lugar entre as médias multinacionais. O título inédito da companhia no Brasil chega no mesmo ano em que a Cisco completa 30 anos no País. “Esse é um dos momentos mais marcantes da Cisco no Brasil, no ano em que completamos 30 anos no país. Este reconhecimento reflete o compromisso contínuo com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo, inovador e colaborativo. Buscamos construir um local de trabalho onde todos possam prosperar e contribuir para o nosso sucesso”, destaca Ricardo Mucci, presidente da Cisco Brasil.
O GPTW reconheceu a Cisco por sua cultura de diversidade e inclusão e suas várias iniciativas e programas com foco nas pessoas, incluindo práticas de desenvolvimento profissional, saúde e bem-estar. A empresa adota há muitos anos o modelo de trabalho híbrido, oferecendo aos colaboradores mais flexibilidade e melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Outra iniciativa de destaque é o “Day for Me”, um dia de folga remunerado por trimestre, concedido aos colaboradores Cisco do mundo todo, para que eles possam concentrar o dia em sua saúde mental e bem-estar. A empresa também incentiva seus profissionais a apoiarem as comunidades e projetos sociais, com o programa Cisco Give Back, que oferece 10 dias de folga por ano para os funcionários se dedicarem a ações de voluntariado.
Desde que chegou ao País em 1994, a Cisco tem se dedicado a apoiar a conectividade e a promover a inclusão digital em todo o Brasil. O programa de educação e empregabilidade Cisco Networking Academy, por exemplo, está presente em todo o território nacional e já impactou mais de 820 mil estudantes brasileiros.
Siemens Healthineers
A Siemens Healthineers, empresa líder em tecnologia médica, aparece pela primeira vez entre as 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil, no ranking do Great Place to Work®️. O reconhecimento reafirma o compromisso da Siemens Healthineers em proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor, e o propósito de promover o bem-estar dos colaboradores e fortalecer a integração entre as equipes.
Nos últimos anos a companhia tem direcionado investimentos na preparação das lideranças, focando em habilidades como controle emocional, reconhecimento e a cultura do feedback, a fim de promover cada vez mais um perfil de liderança humanizada. Além disso, um pilar importante para a companhia é a promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores, e o forte compromisso com a diversidade e inclusão, principalmente com programas para o desenvolvimento de lideranças femininas e o incentivo de comitês de DE&I. Estes pilares são parte integral da cultura da empresa e têm impulsionado práticas que transformam o ambiente de trabalho em um espaço de aprendizado, acolhimento e crescimento mútuo. “Nós acreditamos que ouvir nossos colaboradores e agir com base no que eles trazem é fundamental para construir um local de trabalho onde todos se sintam valorizados e respeitados. Integrar o ranking do GPTW®️ pela primeira vez é uma conquista coletiva que mostra que estamos no caminho certo”, afirma Marcos Antônio Pardini, diretor de Recursos Humanos da Siemens Healthineers.
Com o propósito de promover saúde para todas as pessoas, em todos os lugares, com sustentabilidade, a Siemens Healthineers tem investido em práticas inovadoras que colocam o bem-estar e o desenvolvimento humano no centro das suas operações. “Nosso objetivo é cuidar das pessoas, e isso começa dentro da companhia, com nossos colaboradores”, reforça Pardini.
Alper Seguros
A Alper Seguros, uma das maiores corretoras de seguros do Brasil, foi reconhecida entre as 175 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o ranking Great Place to Work (GPTW). O reconhecimento reflete os esforços da empresa em humanizar o ambiente corporativo e valorizar seus colaboradores. “Ter um RH integrado e alinhado ao negócio faz toda a diferença para o sucesso da companhia e o aumento do engajamento dos colaboradores”, afirma Carolina Lima, diretora executiva de Gente e Gestão da Alper. “Os Business Partners conectam as necessidades das pessoas e das áreas ao direcionamento estratégico da organização, atuando lado a lado com as lideranças e equipes”, explica.
Desde 2019, a Alper Seguros tem sido certificada pelo GPTW como um Excelente Lugar para Trabalhar, com destaque nos segmentos de Saúde e Tecnologia, onde conquistou o primeiro lugar por três anos consecutivos. Agora, a empresa foi reconhecida como a 30ª melhor na categoria de Médias Nacionais. Esse reconhecimento é mais um reflexo do momento positivo que a Alper tem vivido, impulsionado por diversas iniciativas focadas no bem-estar, desenvolvimento e valorização de seus colaboradores, fortalecendo ainda mais a satisfação e motivação da equipe.
Entre as ações adotadas, está a implantação de um sistema de avaliações de desempenho, feedback contínuo e planos de carreira personalizados. “Essas ferramentas não só promoveram o crescimento individual, como também formaram uma base de líderes capacitados, prontos para influenciar positivamente suas equipes”, destaca Carolina.
A executiva ressalta que o sucesso da Alper está diretamente ligado a uma liderança forte e empática. A empresa investiu na capacitação de seus líderes para que atuem como mentores e desenvolvedores de talentos, criando um ambiente de confiança, onde os colaboradores são apoiados e inspirados a alcançar seu máximo potencial. “Em todos os escritórios da Alper no Brasil, promovemos oportunidades genuínas de conexão, celebração de conquistas e fortalecimento do espírito de equipe, o que impulsiona a alta performance”, completa a diretora. “Estamos orgulhosos de ver nossos esforços reconhecidos e de fazer parte desse seleto grupo de empresas que valorizam seus colaboradores”.
A estratégia da Alper Seguros é pautada em três pilares: cuidado, desenvolvimento e celebração. O cuidado reflete-se em um ambiente que prioriza o bem-estar físico, mental e social dos colaboradores, oferecendo benefícios que abrangem saúde e apoio familiar. O desenvolvimento é garantido por meio de avaliações de desempenho e programas de capacitação que promovem o crescimento e a liderança. Já a cultura de celebração fortalece o espírito de equipe, reconhecendo conquistas e criando um ambiente motivador, onde os colaboradores se sentem valorizados e engajados. “Investir nesse cuidado humanizado nos ajudou a impulsionar ainda mais a nossa cultura organizacional e nos permitiu alcançar resultados extraordinários”, conclui Carolina.
Grupo CCR
O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, comemora um marco significativo em sua trajetória: pela primeira vez, a Companhia estreia no ranking das 175 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, alcançando a nona posição na categoria “Gigantes”, do Great Place to Work (GPTW) de 2024. A conquista é um reconhecimento do compromisso para construir um ambiente de trabalho colaborativo, inclusivo e voltado ao desenvolvimento dos seus mais de 17 mil colaboradores, bem como da jornada de evolução da sua cultura organizacional.
O prêmio foi recebido pela vice-presidente de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional do Grupo CCR, Raquel Cardoso, acompanhada das demais executivas e colaboradoras da área de Pessoas da Companhia. “Esta conquista é a continuidade de um trabalho que já vem sendo realizado há bastante tempo. Ano após ano, o Grupo CCR tem se empenhado em promover um ambiente profissional que valoriza a diversidade, a transparência e o respeito incondicional entre os seus colaboradores. Sabemos que a transparência e a proximidade com nossos colaboradores são fundamentais para esse resultado”, afirma.
O ingresso no Ranking GPTW coincide com o processo de evolução da cultura organizacional, iniciado com a chegada do atual CEO do Grupo CCR, Miguel Setas, em abril do ano passado. Construída de forma colaborativa, a nova Cultura CCR passou a ser baseada em três pilares fundamentais: Integridade, Integração e Impacto, trazendo um olhar atento para a prestação de um serviço de excelência à sociedade, para o cuidado com a natureza, o trabalho integrado e ético das equipes e a geração de valor sustentável.
Ao longo dos últimos meses, os colaboradores da companhia participaram de uma série de treinamentos para vivenciar e saber aplicar na prática a nova Cultura CCR. A aproximação entre liderança e liderados também fez parte deste movimento com o lançamento do projeto “Café com Impacto”, que possibilita encontro regular entre o CEO Miguel Setas e colaborares de diferentes áreas para interagir diretamente com a alta liderança. Cada plataforma também promove o “Café com o VP”, reforçando o diálogo aberto entre a equipe e a liderança.
Juntamente com os princípios da sua Cultura, a companhia também reviu a sua visão, que passou a ser “Liderar o setor de mobilidade com foco na criação de valor sustentável”, e o seu Propósito, que passou a ser “Melhorar a vida das pessoas através da mobilidade”.
Padronização de processos
Além da evolução da cultura organizacional, o Grupo CCR também avançou nas práticas de gestão organizacional, especialmente com a adoção de processos comuns em todas as áreas da companhia, do corporativo às plataformas de rodovias, aeroportos e mobilidade urbana. Um dos exemplos disso foi a revisão da política de remuneração, que padronizou a nomenclatura dos cargos e os respectivos salários.
Outra prática nesta linha foi a realização de treinamentos para os mais de 17 mil colaboradores da Companhia no tema da Diversidade & Inclusão, em temas como questões de gênero, LGBTQIAP+, raça e comunicação inclusiva. Mais um exemplo foi a adoção de novas metas coletivas para a remuneração variável, bem como a ampliação da metodologia de avaliação de desempenho nine box para o cargo de especialista da organização.
Além disso, o Grupo CCR realiza, periodicamente, uma pesquisa de satisfação do clima baseada na metodologia Pulse para colher o nível de engajamento dos colaboradores. Esta iniciativa oferece uma resposta mais rápida às necessidades das equipes, abordando temas como felicidade no ambiente de trabalho, relacionamento interpessoal, alinhamento com os valores da empresa, avaliação da liderança, inovação, justiça no tratamento, além de feedback e reconhecimento.
Diversidade e Inclusão
Neste ano, o Grupo CCR já havia sido reconhecido como uma das 25 grandes companhias no Ranking GPTW Melhores Empresas para Mulheres Trabalharem, sendo a única representante do setor de infraestrutura de mobilidade. O resultado é fruto do consistente investimento na promoção da igualdade de oportunidades e na capacitação de seus colaboradores.
Atualmente, as mulheres representam 39% do quadro total de colaboradores do Grupo CCR. De 2023 para 2024, a Companhia ampliou de 25% para 46% a participação feminina em cargos de diretoria.
Unidas
A Unidas, uma das maiores plataformas de mobilidade do País, está presente pela 8ª vez no ranking do GPTW Nacional, na categoria das companhias com 1 mil a 9.999 colaboradores. “Estar presente em um ranking como o GPTW é um sinal de que nossas práticas de valorização dos funcionários e manutenção de um bom ambiente de trabalho são consistentes e efetivas. Seguiremos sempre em busca de oferecer as melhores condições para os colaboradores e queremos, assim, que trabalhar na Unidas seja um motivo de muito orgulho para todos”, afirma Hélcio Tessaro, diretor executivo de Gente na Unidas.
A Unidas mantém uma cultura corporativa que prioriza a escuta ativa dos funcionários, especialmente para identificar oportunidades de melhoria nas atividades diárias. A empresa valoriza a retenção de talentos e o desenvolvimento profissional, promovendo diversas iniciativas, como a Universidade Unidas, um ambiente 100% digital que oferece acesso a mais de 350 cursos, vídeos explicativos e parceria com instituições de ensino.
Outro destaque é o programa de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento, iniciativa que estabelece os compromissos para os próximos anos, no escopo do Programa Direção ESG, e que tem metas para aumentar a diversidade na companhia até 2028, tornando o ambiente de trabalho mais acolhedor e inclusivo.
Localiza&Co
A Localiza&Co, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo, se destacou pela terceira vez consecutiva como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil por meio da certificação Great Place to Work (GPTW).
Mais uma vez, o compromisso da Localiza com o cuidado mútuo e a criação de um ambiente de trabalho colaborativo, pautado pela confiança e diálogos abertos, foi reconhecido. “Estamos muito felizes e honrados com essa conquista com geração de valor extraordinário e visão de longo prazo que reflete nosso compromisso com a prática e evolução da nossa cultura. Esse resultado é, especialmente, fruto do trabalho de nossos mais de 21 mil colaboradores(as), fundamentais nessa história. Estamos no caminho e vamos seguir evoluindo, focando em oferecer experiências de mobilidade cada vez mais encantadoras”, comenta Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza&Co.
Melhor NPS do setor
Outra conquista a ser celebrada foi o reconhecimento dado à locadora de veículos como a empresa com o melhor NPS no setor de aluguel de carros, de acordo com o Experience Awards, premiação organizada pela SoluCX. Utilizando um painel com mais de 700 mil consumidores para avaliar as marcas, o prêmio reflete o compromisso da Localiza em oferecer uma experiência excepcional, baseada 100% na voz do consumidor.
O NPS (Net Promoter Score) mede a lealdade e a probabilidade de recomendação dos clientes. Por meio de perguntas e feedbacks sobre a experiência com a marca, a locadora busca entender e atender às necessidades de seus clientes, destacando-se na categoria. “Este reconhecimento não só valida o trabalho da equipe, como também reforça a importância de ouvir e agir conforme o retorno dos consumidores. Agradecemos aos colaboradores e clientes que tornaram essa conquista possível, reafirmando nosso compromisso com a excelência no atendimento”, celebra Tatiana Rocha, diretora de Marca da Localiza&Co.
CSP Tech
A CSP Tech — empresa de tecnologia da informação que atende corporações brasileiras de diversas atividades econômicas — repete em 2024 conquistas na área de gestão obtidas em anos recentes.
Novamente, a CSP Tech figura em lugar de destaque no ranking da Great Place To Work (GPTW), que indica as melhores empresas do país para se trabalhar.
Na edição 2024 do GPTW, ela está no top 15 do estado do Rio de Janeiro, na categoria de empresas com 100 a 999 funcionários. A CSP tem sede na capital fluminense e conta com um quadro de cerca de 300 colaboradores.
A CSP Tech recebeu o novo selo Great People Mental Health, também do GPTW. Esse selo especificamente atesta que a organização promove a suas equipes condições de trabalho que proporcionam qualidade de saúde mental, acima da média recomendada.
Ainda no ranking GPTW, na escala nacional (a mais recente se refere a 2023), a CSP Tech está na 24ª posição, também na categoria de organizações com 100 a 999 funcionários. Na escala regional, a CSP Tech ficou em quinto lugar no estado do Rio de Janeiro, no ano passado (checar com a empresa se mantém ou não essa frase, visto que em 2024 a posição foi 15º).
Vale destacar ainda que, em 2022, a CSP Tech também foi reconhecida entre os 100 recursos humanos mais inspiradores pela organização Gupy.
Para o fundador e CEO da CSP Tech, Nedio Lemos, as premiações atestam a preocupação da empresa em investir no desenvolvimento de pessoas. “Uma empresa de TI tem como foco investir pesado para colocar no mercado ferramentas de mais elevado grau de inovação, mas essa preocupação em estar na vanguarda deve priorizar o investimento em gente”, afirma.
Tanto que, como evidência da preocupação com o capital humano, recentemente a CSP Tech criou uma diretoria de Gestão de Gente. “O objetivo era nos focarmos no desenvolvimento dos nossos colaboradores”, pontua Lemos. As ações nesse sentido envolvem formação e capacitação das pessoas e inclusão de jovens aprendizes no mercado de TI. “Temos um lema: a gente acredita na tecnologia transformando vidas, dando retorno para a sociedade.”
Em formação e capacitação de pessoas, a CSP Tech mantém um programa próprio – uma espécie de “universidade” interna. É oferecido um curso gratuito, com carga horária de 80 horas, intitulado “Imersão no Salesforce CSP Tech”. Como o nome indica, capacita profissionais para atuarem com a plataforma Salesforce, de gerenciamento de relações entre empresas e pessoas.
A decisão de montar o curso veio da dificuldade em encontrar pessoas especializadas. “Bolamos esse treinamento dois anos atrás. Divulgamos pelo LinkedIn uma primeira turma, para 35 pessoas – desenvolvedores, analistas de suporte, de negócios, profissionais em transição, estagiários. Tivemos 220 inscrições; fizemos as entrevistas e a seleção”, recorda-se Lemos.
O curso vai para a quarta edição. Dos alunos que participaram, 50 já foram contratados. Mas, mesmo para aqueles que não ingressam na empresa, a iniciativa impacta: afinal, saem capacitados para atuarem na área, em qualquer organização do mercado. Abrem-se, para essas pessoas, novas perspectivas profissionais, “e mesmo de vida”, conforme ressalta o CEO da CSP Tech.
Outra iniciativa no desenvolvimento de pessoas é o apoio ao Projeto Forsoft, da Associação das Empresas de Tecnologias da Informação do Rio de Janeiro (Assespro-RJ) em parceria com o Senac no estado. Trata-se de um programa de formação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O Forsoft é reconhecido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização das Nações Unidas.
A CSP Tech é empresa madrinha do Forsoft. Isso quer dizer que ela auxilia financeiramente os alunos do projeto, custeando vale-transporte e vale-alimentação. “Contratamos pelo menos 30% dos alunos apadrinhados”, informa Lemos. “E aí conseguimos efetivamente transformar vidas. Meninos sem oportunidade nenhuma, em vulnerabilidade social, ganham oportunidade.”
Ele cita um caso que considera representativo: o de um jovem que tinha um irmão menor para cuidar e, em casa, enfrentava o problema de alcoolismo do pai. O rapaz fez o curso do Forsoft, tendo a CSP Tech como sua madrinha. Ao término, foi contratado. “Hoje, ele é o provedor da família. A oportunidade impactou vidas – a dele e a do irmão.”
Senior Sistemas
Com o propósito de potencializar pessoas e impulsionar negócios, a Senior Sistemas, referência em soluções para gestão empresarial na América Latina, é uma das dez grandes empresas brasileiras a receber o troféu Destaque Saúde Emocional 2024. A honraria, concedida pelo Great People Mental Health — parte do ecossistema Great People & GPTW — reconhece as empresas que apresentam os mais altos índices de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho no Brasil. A companhia catarinense também foi eleita, pelo terceiro ano consecutivo, uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, no prestigiado ranking Great Place to Work (GPTW), na categoria de empresas com 1.000 a 9.999 colaboradores.
Atualmente, o tema da saúde mental nas empresas está em evidência, tornando o reconhecimento de iniciativas voltadas ao bem-estar dos colaboradores cada vez mais relevante. O estudo “Mental Health Today” 2024, da Deloitte, revela que o estresse e a ansiedade afetam quase metade dos profissionais no mercado de trabalho. A pesquisa aponta que, embora a conscientização sobre a importância da saúde mental tenha crescido nos últimos anos, apenas 56% da Geração Z e 59% dos millennials se sentem à vontade para conversar com seus gerentes sobre os desafios de saúde mental. Além disso, 52% da Geração Z e 54% dos millennials acreditam que seus gerentes saberiam como ajudá-los caso levantassem essas questões, enquanto quase três em cada 10 ainda temem que falar sobre o assunto possa prejudicar sua carreira.
A premiação demonstra a responsabilidade das empresas vencedoras com a questão e serve de inspiração para que melhores práticas sejam desenvolvidas na criação de ambientes de trabalho saudáveis. Este é um dos objetivos da Senior Sistemas, que conta com cerca de três mil colaboradores e tem como principal ativo as pessoas, que, juntas, impulsionam negócios por meio de conhecimento e tecnologia.
No Brasil, a escolha das 10 empresas destaque na promoção de saúde e bem-estar pelo Great People Mental Health foi feita com base em uma inteligência artificial treinada para identificar dados relevantes sobre o cuidado com a saúde emocional. Além da Senior, receberam o destaque em saúde mental: Assaí Atacadista, Centro de Tecnologia Canavieira, Dacalda, Equinix Brasil, Getnet, Sicredi, Solar Coca-Cola, Ubyagro e Ypê.
Cultura, colaboração e equilíbrio
A diretora-executiva de Pessoas e Organização na Senior, Jussara Dutra, destaca que a premiação reflete o compromisso da companhia em promover um ambiente de trabalho positivo, que estimula o crescimento contínuo e o bem-estar das pessoas. “A Senior incentiva a autonomia e investe em programas de desenvolvimento e incentivo à carreira interna, promovendo um ambiente organizacional saudável e ouvindo atentamente cada um de nossos colaboradores, buscando continuamente o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”, afirma. “Um de nossos maiores diferenciais é a cultura de feedbacks e colaboração, em que cada colaborador tem voz e a oportunidade de contribuir com ideias que transformam. Esses são alguns dos princípios que, somados às ações de promoção à saúde emocional, certamente contribuíram para que recebêssemos, com orgulho, o selo GPTW e o Troféu Destaque Saúde Emocional em 2024”, celebra.
Oportunidades de carreira na Senior
Para talentos que desejam fazer parte do time e desenvolver sua carreira na Senior Sistemas, a companhia oferece diversas oportunidades em diferentes localidades, abrangendo várias áreas e produtos da organização. Atualmente, a empresa possui 11 filiais e mais de 160 canais de distribuição no Brasil e em países da América Latina.
O pilar de marca empregadora é um dos propósitos fundamentais na criação de um ambiente que promove crescimento, inovação e colaboração. Por meio de um cadastro único na plataforma, o perfil do profissional fica disponível em um banco de talentos para ser considerado em oportunidades que realmente estejam alinhadas com suas competências e experiências. Todas as vagas abertas e mais informações sobre a carreira na Senior podem ser acessadas no site senior.com.br/carreiras.
NTT DATA
A NTT DATA, líder global em serviços de tecnologia da informação e consultoria, foi reconhecida pelo Great Place to Work®(GPTW) como uma das 85 melhores empresas do Brasil para trabalhar entre as companhias da categoria “Grande” – de 1.000 a 9.999 funcionários.
Nesta 28º edição, participaram do processo Melhores para Trabalhar™ mais de 5 mil empresas dentre as quais 2.898 foram elegíveis, representando 31% de aumento em relação a 2023 e cerca de 3,2 milhões de funcionários impactados. Do total, 175 foram certificadas. “O propósito da NTT DATA Brasil é construir uma empresa excepcional que provoca um impacto positivo em todos os seus stakeholders: nossas pessoas, nossos clientes, parceiros externos, sociedade e, em última instância, o planeta”, diz Ricardo Neves, CEO da NTT DATA Brasil. “Internamente, trabalhamos para construir um ambiente de oportunidades para o crescimento profissional de cada um dos nossos colaboradores, ao mesmo tempo em que respeitamos todos como indivíduos. Por isso, estar novamente no ranking do GPTW é mais um indicativo de que estamos no caminho certo e criarmos uma empresa que, seja, de fato uma grande empresa para trabalhar.”
Programas
A NTT DATA tem diversos programas para crescimento profissional, aumento de qualidade de vida e consolidação de uma cultura de diversidade e inclusão. O pacote de benefícios espelha essa ideia de respeitar cada indivíduo e sua particularidade. Chamado de Flex4you, dá aos profissionais a autonomia e liberdade de escolha dos benefícios, como auxílio médico, escolar, adiantamento de salário, reembolso a diversos tipos de cursos (idiomas, acadêmicos etc.).
Entre essas ações, destaca-se o programa Healthy Club, cujo objetivo principal é melhorar a qualidade de vida dos funcionários, prevenindo doenças e promovendo o bem-estar em todas as suas dimensões. A empresa acredita que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, aliado a uma cultura de autocuidado e saúde integral, é fundamental para o sucesso de seus colaboradores e da organização como um todo.
O programa oferece webinars e rodas de conversas on-line, com diálogos comandados por especialistas para conscientização e sensibilização sobre inúmeros temas, como ansiedade e procrastinação, depressão, felicidade, educação financeira etc.
Um dos programas centrais é o suporte psicológico e psiquiátrico, disponível para todos os colaboradores e dependentes. Esse suporte inclui sessões de terapia presenciais ou online, bem como aconselhamento psicológico especializado para enfrentar momentos de crise, situações de estresse ou conflitos interpessoais dentro e fora do ambiente de trabalho. Também contamos com atendimento médico com mais de 14 especialidades disponíveis de forma online sem custo para os colaboradores e seus dependentes e um plano de saúde de qualidade.
Em dois anos, 6.533 colaboradores participaram dos webinars de saúde mental. As gravações dessas sessões tiveram outras 4.872 visualizações. Além disso, as rodas de conversas sobre saúde mental e financeira envolveram mais de 1.000 colaboradores. O número de atendimentos psicológicos e psiquiátricos se aproximou de 7 mil no período.
DHL Express Brasil
A DHL Express Brasil foi eleita uma das melhores empresas para trabalhar no mundo pela quinta vez consecutiva e conquista o 2° lugar no ranking da edição 2024 da iniciativa Great Place To Work. O recebimento do selo traduz o impacto positivo da marca nos negócios e nas relações com clientes e parceiros.
A empresa de logística internacional valoriza funcionários e o seu bem-estar. Os talentos são constantemente treinados, o que também ajuda no aumento da motivação da equipe e, como consequência, a produtividade e a qualidade na execução das tarefas. “Quando uma empresa é conhecida por oferecer boas condições de trabalho e um ambiente saudável para os colaboradores, transmite confiança e credibilidade aos potenciais clientes, parceiros comerciais e fornecedores”, explica a CEO da DHL Express, Mirele Mautschke.
DHL Express investe em programas de treinamento
Em relação à capacitação, a DHL Express investe em programas de treinamento para capacitar os colaboradores e aprimorar habilidades técnicas e comportamentais.
Esses programas incluem preparações específicas para cada função, cursos de liderança, com acesso a recursos de aprendizagem online e bolsa- auxílio. Para a iniciativa de bolsas-auxílio, há um investimento anual de R$ 462 mil.
“Um exemplo é a nossa plataforma de treinamento própria CIS (Certified International Specialist) e CIM (Certified International Manager) que traz conteúdos extremamente ricos, bem elaborados e que traduzem a cultura e a missão da DHL Express as suas pessoas. Temos também diversos treinamentos customizados para preparar os funcionários para as necessidades específicas de alguns segmentos da indústria e/ou produtos e serviços que oferecemos localmente”, afirma Mirele.
Mulheres na liderança
A DHL Express conta com 1.120 funcionários em todo o Brasil, sendo 330 mulheres. Dos 120 líderes, 45 são mulheres. No board, das oito pessoas que lideram as áreas, cinco são mulheres. A meta global é de 30% das mulheres em posições de liderança e alta gestão e a DHL Express já superou esse percentual. “Como somos uma empresa que aposta no crescimento, nossos esforços estão em aumentar a participação de mulheres no nosso time de Operações, área que conta com 70% do quadro total de funcionários. Inspirados no grupo de afinidade/ERG de Mulheres das Américas, lançamos em agosto a iniciativa Mulheres em Operações, para tornar a área mais atrativa às mulheres e para aumentar a liderança feminina”, enfatiza a CEO. Acreditamos que tudo começa com as nossas pessoas, nosso maior ativo. Elas movem o nosso negócio e, apostar em capacitação, reconhecimento, desenvolvimento e atração de talentos é a chave do nosso sucesso”, completa.