Para celebrar o Dia do Estagiário, especialistas da Companhia de Estágios compartilham orientações para quem busca uma oportunidade

Em 18 de agosto é celebrado o Dia do Estagiário no Brasil, um momento importante para refletir sobre as condições de trabalho e aprendizado dos estagiários, bem como questionar como o mercado está lidando para atender suas demandas e perspectivas de carreira.

A pesquisa “Perfil dos estagiários e candidatos a estágio no Brasil 2024” da Companhia de Estágios, líder em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes, mostra que estagiários enfrentam desafios significativos durante o processo seletivo. A maioria (59%) diz estar preocupada em demonstrar habilidades em entrevistas e apenas metade (50%) encontrou vagas nos últimos três meses.

Com isso em mente, o time de de recrutamento e seleção da Companhia de Estágios reuniu dicas práticas para que você candidato saiba como se destacar durante as diversas fases do processo seletivo.

1. Demonstre interesse pela área e pela empresa
Enfatize e mostre o seu entusiasmo pela área da vaga. Pesquise sobre as tecnologias e tendências atuais no setor demonstra comprometimento e vontade de aprendizado. Isso demonstra a sua vontade de se desenvolver, crescer e aprender com a empresa. Para isso, faça perguntas e demonstre curiosidade.

2. Prepare-se para entrevistas online e presenciais
Uma boa preparação é bem relevante, seja para entrevistas online ou presenciais. Para entrevistas virtuais, teste o áudio e a câmera com antecedência e escolha um ambiente adequado. Mesmo que todo o processo seletivo seja virtual, é importante lembrar que ali tudo é avaliado.
Para entrevistas presenciais, a recomendação é pesquisar o trajeto com antecedência para evitar atrasos ou complicações até a chegada à empresa. Leve sempre um documento de identificação com foto e preste atenção à vestimenta, pois a adequação ao ambiente corporativo é um ponto importante durante a avaliação dos gestores. Assistir vídeos da empresa no Youtube pode ajudar a entender as prioridades da empresa e um pouco sobre a sua cultura.

3. Esteja atualizado com as tecnologias demandadas
Para vagas voltadas para áreas de tecnologia, é importante possuir habilidades em ferramentas como Excel Avançado, Power BI e Python, que são cada vez mais solicitadas no mercado de trabalho.
Algumas vagas exigem esses conhecimentos, sobretudo se a empresa atua em um segmento inovador ou esteja buscando inovar e digitalizar processos, por exemplo, o que requer o uso de tecnologias constantemente.
Há muitos cursos gratuitos concedidos pela própria Microsoft e pela Python, por exemplo, que podem te auxiliar a destacar suas habilidades técnicas. Se forem conhecimentos exigidos por empresas e áreas que você tem interesse, vale a pena aprender sobre eles.

4. Utilize redes sociais profissionais e recursos universitários
Use plataformas como LinkedIn de forma estratégica para networking e aproveite os serviços de orientação de carreira oferecidos pelas universidades. Plataformas como LinkedIn são essenciais para construir e manter uma rede de contatos profissionais.
Outra boa estratégia é buscar se engajar e participar de grupos de estudantes e associações profissionais relacionados à sua área de estudo, que pode proporcionar oportunidades para networking.Diferentemente da escola, o ambiente universitário deve ser visto como um dos principais espaços para fazer networking e buscar credenciais para indicações. Muitas universidades têm departamentos de carreira que oferecem serviços de orientação, workshops sobre como conseguir uma vaga de estágio.

5. Mantenha seu currículo sempre atualizado e relevante
Preocupe-se em deixar seu currículo sempre atualizado, pois é a primeira impressão que os recrutadores terão do candidato.
Quando um currículo está bem estruturado, os recrutadores conseguem fazer perguntas muito mais assertivas, oferecer vagas que fazem muito mais sentido para o seu perfil, além de ter mais segurança de que determinada posição ou empresa é do seu interesse. Caso contrário, pode parecer que você apenas se inscreve em oportunidades sem um objetivo.

6. Participe ativamente dos processos seletivos
Ao participar de processos seletivos, busque estar presente, com corpo e mente engajados durante toda a dinâmica, evitando distrações como o uso do celular e participando ativamente das dinâmicas de grupo.
É importante também fazer anotações, prestar atenção nas explicações e controlar o tempo de fala. Esses detalhes, apesar de pequenos, fazem diferença em um momento em grupo. Há processos seletivos, que a dinâmica é tão diferente e as pessoas são tão legais que logo você terá vontade de fazer amizade, mas há um tempo certo para este networking. Portanto, o conselho é evitar desperdiçar o tempo da dinâmica com questões pessoais. Lembrando também que, quando trabalhamos em grupo, durante a apresentação, é importante falar no plural. Dizer, por exemplo, ‘nós criamos tal e tal solução.

7. Mantenha-se atento às diversas formas de contato
Preocupe-se em manter seus contatos atualizados e fique atento aos e-mails, grupos de WhatsApp e mensagens, pois vagas e oportunidades são comunicadas dessa forma.
Conferir a caixa de spam e os e-mails com frequência, desativar o modo não perturbe do celular são tarefas simples que podem facilitar conseguir um estágio, já que essas são as principais formas de contato usadas. Todo cuidado é válido para não perder o prazo de entrevistas e testes.
Vale ficar atento também ao WhatsApp. Coloque uma foto de perfil mais profissional, pois o envio de mensagens sobre vagas na ferramenta tem se tornado cada vez mais comum.
Se você desconfiar que alguma mensagem parece estranha ou fake, a dica é entrar em contato pelos canais de atendimento oficiais da empresa. Sempre é bom tomar cuidado, pois muitos golpes são praticados com quem procura uma oportunidade de trabalho.

8. Faça exercícios para superar o nervosismo
Sempre que possível, treine sua apresentação pessoal, fale sobre seus interesses com os amigos, professores, profissionais de referência ou até mesmo na frente do espelho. Essas ações irão te ajudar a desenvolver uma fala mais segura.
Outra dica é fazer algo que te ajude a relaxar na semana do processo seletivo, como ouvir músicas que te acalmem, meditar, comer seu prato favorito e fazer um exercício que você goste e te faça bem.

9. Faça um breve roteiro de apresentação
É importante ter confiança sobre as habilidades e sobre si próprio, lembrando que todos os candidatos para vagas de estágio estão no começo de sua trajetória.
No momento da apresentação, tenha uma ordem de raciocínio, tenha começo, meio e fim. Não esqueça de explicar as coisas em ordem cronológica para facilitar o entendimento de quem está te ouvindo. Fale sobre pontos fortes e positivos do seu perfil e dê exemplos para justificar esses adjetivos.

10. Comunique a todos seu interesse por um estágio
É interessante compartilhar o currículo com colegas e amigos, explicando que está buscando novas oportunidades. Compartilhe dicas com os colegas também, criar uma rede de dicas e apoio é benéfico para todos. Outra dica, é também utilizar o LinkedIn para buscar vagas do seu interesse. /
É importante deixar tanto o currículo quanto o LinkedIn atualizados, com todas as informações necessárias e importantes, como dados pessoais, conhecimentos técnicos e experiências prévias.

Participaram da elaboração destas dicas, as seguintes especialistas do time de recrutamento e seleção da Companhia de Estágios: Adriana Teixeira, Evelyn Brandão, Glaucia Martins, Jéssica Gondim, Juliana Silva, Mariana Campos, Mirella Duarte, Raquel Carvalho e Vanessa Lima. Elas são responsáveis pelos processos seletivos de programas de atração de talentos para os clientes da Companhia de Estágios, no Brasil e América Latina, entre eles, Boeing, Volvo, Clariant, Nissan, Bunge e Alcoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.