Empresa informa que não tem controle sobre os processos seletivos dos clientes e que sua inteligência artificial nunca elimina ou aprova candidatos durante a seleção

Nas últimas semanas, uma campanha coordenada de detração da plataforma de recrutamento e seleção de profissionais Gupy gerou dezenas de publicações de profissionais com o título “Gupy, Não queremos você!”, inclusive marcando clientes como Itaú Unibanco, Ambev, Santander Brasil, Lojas Renner, Hapvida NotreDame Intermédica, entre outras, com reclamações a respeito da falta de retorno das empresas aos candidatos, longos testes comportamentais e, principalmente, que a inteligência artificial do sistema descartava bons currículos.

A íntegra da publicação foi a seguinte:

Gupy Não Queremos Você!

Um movimento está crescendo nas redes sociais, e os números são surpreendentes: quase 2 milhões de visualizações, 26 mil curtidas, 2.300 comentários e 933 compartilhamentos até esse instante 20:52 minutos.

Milhares de brasileiros estão se manifestando contra um sistema de seleção via Inteligência Artificial (IA) encabeçada pela empresa Gupy que carece de transparência, respeito, ética e empatia.

São relatos de pessoas que se sentem desrespeitadas e enganadas por um processo que deveria ser humanizado, mas que, ao contrário, deixa muitos candidatos sem qualquer tipo de feedback ou retorno minimamente decente. Já houve reportagens de grandes veículos de comunicação levantando essas questões, e agora nos dirigimos às maiores empresas do nosso país Itaú Unibanco, Ambev, Santander Brasil, Lojas Renner S.A., Hapvida NotreDame Intermédica e outras mais. É urgente que essas empresas estejam cientes dos milhares de relatos de pessoas que estão sofrendo com depressão e baixa autoestima devido a essa plataforma desumanizada que trata cada trabalhador com total descaso.

Convido todos que se sentem desprestigiados e tristes, muitas vezes abalados aqui no LinkedIn por essa “suposta revolução tecnológica” imposta pela Gupy a se juntarem a nós. Postem aqui nos comentários @GUPY Não Queremos Você. Nosso objetivo é claro: Só queremos que a empresa passe a tratar as pessoas com dignidade e transparência. Esperamos que as grandes empresas do nosso país entendam os erros e dificuldades que essa plataforma apresenta.

Agradeço a todos e acredito que juntos podemos mudar aquilo que está errado e bem errado diga-se de passagem!

Em contato com a reportagem do Portal TED Gestão de Pessoas, a assessoria de imprensa da Gupy enviou a seguinte nota de esclarecimento:

A Inteligência Artificial é uma ferramenta que apoia e otimiza processos de RH, mas não exclui a necessidade da ação humana em qualquer momento da interação da empresa com a pessoa candidata, nem toma decisões pelas empresas contratantes e pessoas recrutadoras. A aplicação que mais gera dúvida é a ordenação de currículos, mas é importante destacar que a IA nunca elimina ou aprova uma pessoa candidata durante o processo seletivo. 

Sem a IA, profissionais de RH precisam revisar até milhares de currículos manualmente para uma única vaga. Esses métodos antigos são enviesados e podem prejudicar talentos. A partir dos critérios determinados pela empresa, a IA ordena os candidatos com base em dados objetivos, como experiências profissionais e acadêmicas, habilidades, conquistas e resultados. 

Toda a configuração da plataforma, incluindo a escolha de testes, critérios de movimentação de etapas e envio de feedbacks, é determinada pela empresa. Nossa tecnologia permite que o RH gerencie dezenas ou centenas de vagas simultaneamente, além de reduzir vieses. Desclassificações automáticas só ocorrem por requisitos eliminatórios definidos pelas empresas. Isso não envolve IA, mas sim critérios essenciais definidos pela empresa. Por exemplo, se uma vaga exige que a pessoa dirija, o RH pode programar o sistema para excluir candidatos que não possuem CNH.

A Gupy IA não se baseia em palavras-chave, mas em todo o currículo da pessoa candidata e na descrição de suas experiências e resultados atingidos anteriormente. Para aumentar suas chances de sucesso em plataformas de recrutamento como a Gupy, é fundamental destacar suas habilidades e conquistas de maneira específica e contextualizada. Em vez de usar termos genéricos, descreva suas responsabilidades e realizações com detalhes concretos – por exemplo, se você trabalha com redes sociais, use frases como “gerenciamento de projeto de rede social que aumentou em 60% o volume de seguidores”.

Em 2024, lançamos melhorias que incluem a visualização das etapas do processo seletivo diretamente na página de inscrição, antes mesmo antes do cadastro. Outra iniciativa é o Selo Empresa que dá Feedback, uma premiação que fazemos para as empresas que possuem melhores taxas de feedback em suas vagas. Além disso, a Gupy atua fortemente para treinar e apoiar os profissionais das empresas responsáveis pela configuração e gestão dos processos seletivos na plataforma.

As empresas marcadas nas publicações feitas pelos profissionais no LinkedIn não se pronunciaram.

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