Modelo das vagas é predominantemente remota, auxílios vão desde ajuda de custo com home office, até plano de saúde
O mercado de tecnologia e inovação no Brasil teve um crescimento de 5,2% em 2023, chegando a US$84 bilhões, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O país manteve a liderança regional em investimentos em TI, com 37% do total da América Latina. O setor teve uma alta de 6,2% em 2023, impulsionado pelo consumo de tecnologia pelas empresas, que cresceu 9,1%.
Neste contexto, a BigDataCorp, principal empresa de coleta de dados públicos da América Latina, lança a 2ª edição do Programa de Estágio, no dia 4/3, projetado para atrair, desenvolver e formar os líderes e futuros especialistas do setor. Com 18 vagas distribuídas em diversas áreas, desde Tecnologia, Parcerias até Pessoas (RH), o programa é uma oportunidade única para estudantes contribuírem e crescerem junto à vanguarda da tecnologia e inovação.
Para Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, o objetivo com o programa vai além de formar profissionais qualificados, mas também preparar indivíduos alinhados aos valores e à cultura de inovação da BigDataCorp. “Acreditamos no potencial transformador do aprendizado prático e no impacto que esses jovens talentos trarão para o futuro da empresa.”
O pacote de remuneração e benefícios incluem: bolsa-auxílio competitiva, vale-refeição, plano de saúde e odontológico, auxílio home-office, e mais. Além disso, o programa de desenvolvimento inclui onboarding, aprendizado on-the-job, acesso à plataforma parceira para cursos, entre outras atividades.
O perfil buscado pela empresa é de estudantes com conclusão da graduação prevista entre o primeiro semestre de 2025 e janeiro de 2026, disponíveis para estagiar 4 horas diárias em um modelo de trabalho predominantemente remoto. Os candidatos devem exibir habilidades como priorização, organização, autonomia, raciocínio lógico, além de uma mentalidade voltada para a resolução de problemas e facilidade em comunicação.
Para Stefanie Ferracciu, diretora de RH da BDC, a datatech é uma empresa que valoriza a diversidade, a inovação e o desenvolvimento das pessoas. “Por isso, decidimos priorizar 4 horas de estágio para os nossos estudantes, oferecendo flexibilidade de horário e autonomia para que eles possam conciliar o estudo com o aprendizado prático. Acreditamos que essa é uma forma de contribuir para a formação de profissionais qualificados e e preparados para os desafios no dia a dia do trabalho.”
Além do foco na formação técnica e profissional, o programa vai auxiliar no desenvolvimento de habilidades interpessoais, como inteligência emocional e gestão de conflitos. Essa abordagem visa capacitar os estagiários não apenas com o conhecimento técnico necessário para suas carreiras, mas também com as competências sociais fundamentais para o sucesso no ambiente de trabalho moderno.
A executiva também explica que o Programa de Estágio é uma porta de entrada para uma carreira dentro da empresa. “Estamos ansiosos para oferecer uma experiência rica e diversificada, que prepara os profissionais para os desafios do mercado e os habilita a se destacar em suas respectivas áreas. Dentro da empresa temos o caso do Rafael Adnet, que começou como estagiário e hoje lidera uma equipe de 20 pessoas, sendo um dos principais gestores da empresa. Ele é o exemplo vivo que nossos funcionários crescem junto com a gente”, complementa a diretora de RH.
Adnet, que ingressou na empresa na primeira “leva” de estagiários, comemora seu crescimento na empresa desde que começou como estagiário. “Estagiar na BigDataCorp foi a melhor escolha que eu fiz na minha vida profissional. Foi aqui que eu aprendi tudo o que sei sobre tecnologia, inovação e negócios. Entrei aqui em 2014, e hoje sou gerente de Produtos Sênior, responsável por projetos estratégicos que impactam diretamente na empresa”, afirma.
O processo de seleção para o Programa de Estágio 2024 da BigDataCorp é feito para assegurar que os candidatos não apenas se alinhem com os valores e a cultura da empresa, mas também possuam as habilidades e o potencial necessários para contribuir significativamente para a equipe. “As etapas de seleção vão desde a candidatura e avaliações, passando por uma sessão informativa online, até entrevistas com a equipe de RH e gestores. O processo é tanto desafiador quanto inclusivo, garantindo uma seleção justa e abrangente dos melhores talentos,” finaliza Stefanie.