Com inscrições abertas para novas turmas até 1° de março, o programa gratuito de formação profissional oferece 450 vagas em São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro 

O Grupo Carrefour Brasil, em parceria com o Instituto Aliança, abre as inscrições, até 1° de março de 2024, para a nova turma da Escola Social do Varejo (ESV). O projeto conta com 450 vagas nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. 

Integralmente gratuito, mantido e financiado pelo Grupo, o programa existe desde 2010 e já formou mais de 12 mil jovens, preparando os participantes para o mercado de trabalho, com foco no segmento varejista. A formação conta com 300h de capacitação, ampliando os horizontes dos alunos que buscam o primeiro emprego formal. 

Para participar da seleção, é necessário ter de 17 a 24 anos, ter concluído o Ensino Médio na rede pública, e possuir renda familiar de até três salários mínimos. Os selecionados contam com empréstimo de tablet com acesso à internet para utilizar durante o período de formação. Para as atividades presenciais, têm benefícios como auxílio transporte, lanche e uniforme. 

Jovens que participam da ESV recebem apoio e orientação para a busca de oportunidades de emprego. Um dos maiores atrativos do programa é o alto índice de inserção no mercado de trabalho, que alcança 80%, a maioria em empresas de médio e grande porte. O certificado do curso de extensão é emitido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

A iniciativa complementa outros programas do Grupo Carrefour Brasil na luta para a diminuição das desigualdades sociais. “Como o maior varejista alimentar do país, entendemos e assumimos o tamanho da responsabilidade que temos em contribuir com a transformação da sociedade, por meio de projetos como a Escola Social do Varejo, que atuam na redução das desigualdades, trazendo oportunidades de desenvolvimento profissional, crescimento e autonomia para jovens que estão iniciando a trajetória profissional”, afirma a diretora de ESG do Grupo Carrefour Brasil, Susy Yoshimura.

Processo seletivo

Na primeira etapa, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição on-line para o núcleo do estado de interesse, disponível nos seguintes links:

Pernambuco

Bahia (Salvador)

Bahia (São Cristóvão)

São Paulo

Rio de Janeiro

Após o preenchimento, basta aguardar a publicação da lista de selecionados, amplamente divulgada nos canais de comunicação do Grupo Carrefour Brasil e do Instituto Aliança no Facebook e Instagram. 

Os jovens que corresponderem aos critérios para admissão no programa são incluídos em grupos de WhatsApp de cada estado e recebem informações sobre os próximos passos. Na segunda etapa, os inscritos participam de uma dinâmica de grupo online, com a equipe de educadores e coordenadores da ESV, e respondem a uma sondagem para avaliação de conhecimentos pessoais e gerais. O início das aulas está previsto para 11 de março de 2024. 

Atualmente, o curso é ofertado em modelo EAD, e com atividades e encontros presenciais, com núcleos nas regiões metropolitanas dos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Além do mantenedor e financiador Grupo Carrefour Brasil, o projeto conta com parcerias locais do Compaz (rede de Centros Comunitários da Paz) e da Secretaria de Segurança Urbana, em Recife; Obras Sociais Missionários da Compaixão, em Salvador; e da Fundação Gol de Letra desde o primeiro semestre de 2023, no bairro região do Caju, no Rio de Janeiro. 

Documentação para matrícula

Para realizar a matrícula, os candidatos aprovados precisam providenciar os seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de residência; declaração de conclusão do Ensino Médio ou a Ficha 19 para quem já finalizou; título de eleitor; foto 3×4; carteira de trabalho; PIS/NIS; e, para os do sexo masculino, certificado de reservista do Exército Brasileiro ou CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.