Pesquisa revela que gestão de conhecimento e universidade corporativa são estruturas oferecidas na jornada do colaborador
No cenário empresarial atual, investir em treinamento e desenvolvimento de colaboradores é uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer organização. As empresas, entendendo essa importância, estão se planejando para promover a capacitação dos seus funcionários. De acordo com a 18º edição da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2023/2024, 94% das empresas brasileiras têm um orçamento anual específico destinado a treinamento.
Entre os critérios, 57% das empresas consideram o Planejamento Estratégico para a definição desse orçamento; 46% consideram a previsão, com base nos valores dos anos anteriores; e 24% acham importante as horas de treinamento, por efetivo da empresa. “Ter um orçamento anual de treinamento definido é uma forma de garantir que a empresa esteja preparada para investir na qualificação de sua equipe ao longo do ano. Isso permite que sejam planejados cursos, workshops e outras atividades de desenvolvimento de acordo com as necessidades identificadas, garantindo que o investimento seja direcionado de forma estratégica”, comenta a especialista em educação corporativa, Fernanda Godoy.
A pesquisa também revela as estruturas que as empresas oferecem na jornada do colaborador: 92% ofertam Onboarding (Programa de Integração de novos colaboradores), seguido por Recrutamento Interno (84%) e Pesquisa de Clima (75%). O comprometimento das organizações em proporcionar um ambiente de trabalho propício ao crescimento e desenvolvimento dos colaboradores fica evidente, pois 45% das empresas oferecem Universidade Corporativa e 43% priorizam a Gestão de Conhecimento. “A Universidade Corporativa é uma das várias formas de investir no desenvolvimento dos colaboradores, oferecendo cursos, treinamentos e programas de capacitação específicos para as necessidades da empresa. Além disso, ela também contribui para a retenção de talentos. Ao oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, a empresa mostra que se importa com o crescimento de seus colaboradores e está disposta a investir neles, criando um ambiente de trabalho mais atrativo e motivador, que incentiva os funcionários a permanecerem na empresa e a se dedicarem ao seu crescimento”, finaliza Godoy.
O desenvolvimento de orçamento anual de treinamento é uma prática cada vez mais comum e valorizada pelas empresas brasileiras. Essa estratégia permite que a organização invista de forma estratégica na qualificação de seus colaboradores, maximizando os benefícios do treinamento e contribuindo para o sucesso do negócio.