Empresa reconhece que o cuidado com a saúde é fundamental para a qualidade de vida e o desempenho das pessoas
A Mars, líder global em alimentos, cuidados com animais de estimação e serviços de saúde animal, apresenta as ações do programa global Be Well Together que realizadas no Brasil e reforça a importância da iniciativa que, há 10 anos, promove a conscientização sobre a saúde mental, emocional das pessoas e, também alerta para os cuidados com o bem-estar dos animais. Tudo alinhado ao compromisso global da companhia de ajudar a criar um mundo mais seguro, saudável e sustentável para as pessoas.
O Be Well Together integra uma série de programas e recursos abrangentes que abordam os aspectos físicos, mentais e emocionais da saúde, reconhecendo a interconexão desses elementos para um estilo de vida saudável e sustentável.
Em outubro do ano passado, foi aprovado na Câmara dos deputados o projeto de lei que cria um certificado federal para empresas por seguirem critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus funcionários. E cada vez mais as empresas precisam de um olhar atento ao compromisso de investir em iniciativas de bem-estar que promovam uma cultura empresarial saudável e apoiem o sucesso e o desenvolvimento pessoal de seus colaboradores.
O programa da Mars possui três componentes — “invista em sua saúde, energize seu dia e viva seu propósito” — que são interdependentes e trabalham juntos para criar uma estrutura de saúde holística. Os três elementos cobrem ações de curto e longo prazo e propósito pessoal. Na prática são oferecidos benefícios relacionados à saúde mental, física e qualidade no relacionamento entre as equipes.
Além das ofertas regulares de um programa de bem-estar como: estímulo à prática de exercícios físicos, nutrição, prática de mindfulness, o programa também incorpora o acompanhamento das equipes e lideranças, para que os riscos à saúde e bem-estar sejam identificados e tratados na fonte, tornando o trabalho na Mars um fator de proteção à saúde física e mental. “O modelo Be Well Together mostra como os diferentes aspectos de nossa saúde e bem-estar interagem. Fazer mudanças positivas em um ou mais desses aspectos tem impacto cumulativo. Esses componentes são interdependentes e trabalham juntos para criar uma estrutura de saúde holística. Os três componentes cobrem ações de curto e longo prazo e propósito pessoal — um motivador intrínseco para mudança sustentada de comportamento”, explica Marina Tavares Ribeiro, gerente sênior de Saúde e Bem-Estar LATAM da Mars.
Uma questão importante voltada para a saúde mental descoberta recentemente é também a interação humano-animal. Um crescente conjunto de pesquisas descobriu que ter animais de estimação e as interações entre tutores e pets estão associadas à diminuição dos níveis de depressão. Descobriu-se que passar tempo com animais aumenta os níveis de oxitocina, dopamina e serotonina, conhecidos coletivamente como “hormônios da felicidade”, porque promovem uma sensação de bem-estar e contentamento.
Desde 2012, a Mars permite que todos os seus funcionários possam levar seus animais de estimação em todos os escritórios da multinacional. Além disso, todos os que adotarem ou comprarem um pet terão direito ao afastamento remunerado de oito horas. Esse período pode ser aproveitado em um único dia ou dividido em até dois dias de quatro horas cada em até três meses após a adoção. O mesmo vale para os casos de falecimento, respeitando o luto dessas pessoas e entendendo o importante papel do pet como parte da família.