Diversidade é uma das seis tendências do Experiência do Colaborador para 2023, de acordo com o relatório da Pin People, que conta com mais de 390 mil respondentes
A empresa é formada por pessoas com trajetórias, sonhos, desafios e visões de mundo diferentes. Valorizar a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho contribuem para o desenvolvimento de processos, ideias e estratégias mais criativas, inclusivas e competitivas. Além dos benefícios para a produtividade e a qualidade dos resultados, a diversidade e a inclusão também fortalecem a imagem da empresa como uma organização socialmente responsável e comprometida com o bem comum.
Uma forma de melhorar a experiência dos colaboradores é investir em políticas de diversidade, equidade e inclusão nas organizações. Esses conceitos se referem à valorização das diferenças entre as pessoas, ao acesso igualitário de oportunidades e direitos e à criação de um ambiente acolhedor e livre de preconceitos. Segundo Isabella Botelho, cofundadora e CRO da Pin People, essas práticas estão relacionadas à saúde mental, à segurança psicológica, à felicidade e ao bem-estar no trabalho, além de contribuírem para a inovação e o impacto positivo das empresas.
A Pin People, uma plataforma de Gestão da Experiência do Colaborador e People Analytics, se uniu com a Profissas, consultoria em diversidade, para lançar gratuitamente para o mercado o Censo de Diversidade — uma pesquisa exclusiva sobre o assunto. O resultado está previsto para o meio do ano.
O propósito do estudo, voltado aos colaboradores das organizações, é estabelecer um benchmark de diversidade no Brasil, facilitando que as empresas avaliem seus resultados em relação a outras organizações e conheçam melhor essa realidade no mercado de trabalho brasileiro.
A pesquisa é voltada para empresas de qualquer área que possuam mais de 150 funcionários e para participar basta entrar em contato com a Pin People.
O objetivo das perguntas é conhecer a experiência dos funcionários e verificar não só a diversidade nas empresas, mas também se elas promovem a igualdade, a inclusão e a segurança no ambiente de trabalho.
A Pin People conta com uma equipe de especialistas em psicologia organizacional, que desenvolve questionários baseados em uma metodologia própria. Esses questionários são ferramentas para avaliar e melhorar o bem-estar e o desempenho dos colaboradores nas empresas. “Nosso principal objetivo é atrair empresas de diversos segmentos, portes e regiões do país, a fim de construir um Censo abrangente que revele a real situação das organizações em relação à diversidade, equidade e inclusão”, explica Isabella. “Como esse tópico tem se tornado cada vez mais relevante dentro das organizações, com os dados obtidos nessa iniciativa, será possível apoiar as empresas a avançarem no tema com um olhar voltado à experiência do colaborador de forma humana e analítica”, completa.
Metodologia
O Censo utiliza uma abordagem própria para mapear a diversidade, equidade e inclusão nas organizações. A pesquisa se baseia em evidências científicas sobre esse tema, visando contribuir para uma sociedade mais ética e equitativa.
Para clientes que desejam uma orientação mais especializada na interpretação dos dados e no planejamento de estratégias futuras, a Pin People disponibiliza o serviço de pesquisas avançadas e análises aprofundadas feitas pelo seu time de especialistas em pessoas.