Essity avança em iniciativas de saúde menstrual no ambiente corporativo e fortalece suas ações de impacto social com a marca Libresse
O Dia Internacional da Dignidade Menstrual, celebrado em 28 de maio e estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), chama a atenção para a falta de acesso a produtos de higiene e infraestrutura básica por parte de meninas, mulheres, homens trans, pessoas não binárias e outros grupos vulneráveis que menstruam. A data busca promover a educação e a conscientização sobre o tema, incentivando mudanças culturais, maior acesso e infraestrutura adequada. Atentas a essa realidade, a Essity, líder global em higiene e saúde, e a Dalia Empower, um ecossistema que promove a liderança feminina, estão unidas para ampliar iniciativas de equidade e bem-estar no ambiente corporativo.
Nesse contexto, está sendo desenvolvido um estudo sobre produtividade no trabalho e menstruação, com o objetivo de evidenciar como a saúde menstrual impacta o bem-estar e o desempenho das pessoas no ambiente profissional. A Great Place to Work (GPTW) é parceira no Brasil na distribuição das pesquisas, direcionadas tanto a pessoas que menstruam, individualmente, quanto a empresas.
Focada na realidade brasileira, a pesquisa busca oferecer dados e reflexões sobre um tema que ainda é considerado tabu em muitos ambientes de trabalho.
Para Cristina Ferreira, diretora de Recursos Humanos da Essity no Brasil, cuidar da saúde menstrual também é um tema que deve estar presente no ambiente corporativo. “Sabemos que o ciclo menstrual pode afetar diretamente o bem-estar e a produtividade. Por isso, na Essity adotamos políticas específicas, como a oferta de produtos, flexibilidade em casos de sintomas mais intensos e, no Brasil, a criação de um espaço exclusivo: a sala de bem-estar menstrual, voltada ao cuidado e à privacidade de quem precisa desse suporte no ambiente de trabalho”, afirma.
Diante desse cenário, a Essity atua em cinco frentes prioritárias para reduzir desigualdades relacionadas à saúde menstrual:
• Acesso a produtos menstruais acessíveis, seguros e de qualidade: cerca de 500 milhões de pessoas no mundo enfrentam dificuldades para obter itens básicos de saúde menstrual.
• Infraestrutura sanitária e água limpa: segundo a Unicef, 367 milhões de crianças não têm acesso a banheiros adequados nas escolas, impactando diretamente sua saúde e dignidade.
• Educação inclusiva e acesso à informação: muitas pessoas ainda desconhecem aspectos básicos do ciclo menstrual e da menopausa. Por isso, a Essity se dedica a fornecer informações e dados como o da pesquisa sobre menstruação e o ambiente de trabalho.
• Combate ao estigma: o tabu em torno da menstruação impede conversas abertas e acesso adequado a cuidados em diversas comunidades.
• Acesso a cuidados, apoio, tratamento e diagnóstico em tempo hábil.
A Essity, em parceria com a Dalia Empower e Plenna, realizou um estudo semelhante no México, com o objetivo de entender o impacto das dores menstruais na produtividade e como as empresas têm respondido a essa questão. Lá, constatou-se que 91% das mulheres sentem que sua produtividade diminui durante o período menstrual e que apenas 5% trabalham em ambientes corporativos com políticas voltadas ao tema. “Nós, mulheres, somos seres cíclicos, e reconhecer a saúde menstrual como parte do ambiente de trabalho não é apenas necessário e correto, mas também uma estratégia inteligente. Quando as empresas compreendem e respeitam esses ciclos, não apenas promovem o bem-estar das mulheres, mas também impulsionam sua criatividade, produtividade, liderança e desempenho. Com esta parceria com a Essity, queremos abrir conversas urgentes e oferecer soluções concretas que contribuam para a construção de espaços de trabalho mais humanos, eficientes e alinhados com a realidade de quem os ocupa”, afirma Ivana María, CEO da Dalia Empower.
Na opinião de Daniela Diniz, diretora de Conteúdo e RI do GPTW Brasil, “práticas que reforçam cuidados com a saúde são uma característica das Melhores Empresas para Trabalhar, pois elas entendem que o resultado de um bom ambiente de trabalho e de um alto índice de engajamento passa por manter um olhar atento e constante para seus funcionários, entendendo suas necessidades não apenas na esfera profissional, mas também pessoal”.
Libresse e Mutirão Simplifica
No Brasil, a Essity atua com a marca Libresse, voltada ao cuidado com o ciclo menstrual em todas as suas fases. A marca firmou parceria com o projeto social Mutirão Simplifica, promovendo o acesso à higiene menstrual em comunidades em situação de vulnerabilidade em São Paulo.
As atividades tiveram início no mês de março (Mês da Mulher), quando foram distribuídos mais de 10 mil produtos, e acontecerão até agosto. Ao longo dos seis meses, a ação atenderá aproximadamente 1.800 mulheres. Neste mês de maio, no dia 24, a iniciativa está em sua segunda etapa e chega à comunidade Ocupação Jardim Julieta, na zona norte da capital paulista, impactando aproximadamente 500 pessoas com ações educativas — conduzidas pela ginecologista e embaixadora da marca Marcela McGowan e pela ativista Larissa Agostini —, além da doação de 10 mil absorventes e 20 DIUs com inserção completa para mulheres da comunidade. “Por meio de ações de impacto e uma escuta ativa sobre o bem-estar de quem menstrua, a Essity e Libresse seguem trabalhando para romper barreiras e promover dignidade, dentro e fora do ambiente corporativo”, afirma Priscila Ramos, gerente de Marketing de Libresse.