Mesmo com parte das empresas retornando ao modelo de trabalho presencial, existe quantidade significativa de pessoas que trabalha no modelo home office, modelo quase obrigatório durante a pandemia de COVID-19, e, também, no modelo híbrido.
Fazer gestão da jornada dos colaboradores que trabalham em casa tornou-se um desafio crucial para muitas empresas. Excesso de jornada e mesmo, infelizmente, maus profissionais que dedicam tempo a outras atividades (remuneradas ou não) em horários em que deveriam estar dedicados à empresa são novos ingredientes para os gestores e para as empresas.
Implementar sistemas eficazes que restrinjam a possibilidade de um colaborador fazer horas extras — sem a anuência do gestor — e que permitam ao gestor analisar o que está sendo acessado pelo colaborador é essencial para garantir a produtividade e a manutenção do modelo de trabalho home office. Neste artigo, exploraremos algumas estratégias para efetuar o controle de jornada no trabalho remoto.
Cultura da corresponsabilidade
Existem empresas que, em razão de sua cultura, estabelecem um contrato tácito, que pressupõe que cada um é responsável em entregar e gerenciar seu trabalho e sua jornada, de forma que o controle da jornada trabalho fique a cargo de cada um.
Esse modelo funciona em empresas nas quais a cultura e os valores não são letras mortas, penduradas em algum quadro na parede ou em uma seção da home page da empresa. Todavia, mesmo em empresas assim é preciso acompanhar o estado da saúde mental dos colaboradores para corrigir excessos.
Gestão por projetos
Esse modelo pressupõe a avaliação do tempo que um conjunto de atividades demanda e o estabelecimento de um prazo para que o colaborador realize essas atividades. O gestor acompanha periodicamente o quanto a realização das atividades e os prazos estão sendo observados, quais intercorrências aconteceram. Nesse modelo, a produtividade pode pesar a favor do colaborador permitindo que ele, mais produtivo, possa usufruir de um tempo livre.
Modelo tradicional
O modelo tradicional é o do controle da jornada por meio de um sistema de marcação e tratamento do ponto. Esse modelo pressupõe o controle de ponto na sua forma comum, onde o gestor tem pouca possibilidade de correção de rota, pois, a apuração do ponto é feita uma vez por mês e tudo o que aconteceu passa a ser registro histórico.
As horas extras são pagas (ou creditadas em bancos de horas) porque foram realizadas e a legislação não dá a possibilidade de não reconhecê-las.
Gestão com o apoio de tecnologia
A tecnologia deve ser encarada como forte aliada na gestão do quanto cada colaborador trabalha, qualquer que seja o modelo que a empresa adota.
No Brasil, temos um conjunto de Leis altamente restritivo para a duração da jornada de trabalho e, no geral e por características culturais, pouca disciplina no gerenciamento do tempo individual. Se por um lado esse conjunto normativo leva as empresas a riscos trabalhistas, por outro lado a pouca disciplina pode levar à deterioração da saúde mental e ao estresse no trabalho ou, mesmo, à Síndrome de Burnout.
A solução DESCONECTA avisa o colaborador, que trabalha usando um computador com acesso à rede da empresa, em que momentos ele não deveria estar trabalhando. Esse apoio tecnológico suporta o colaborador sobretudo em empresas em que o modelo se baseia na gestão por projetos e na cultura da corresponsabilidade.
Para quem entende que o bloqueio do computador é uma solução que traz segurança para o colaborador e para a empresa, o DESCONECTA é a solução tecnológica ideal. Empresas que precisam de uma ferramenta que apoie projetos de melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, empresas em que alguns gestores valorizam a quantidade de horas trabalhadas (bom é quem não tem hora para sair), o DESCONECTA resolve a questão operacional.
O DESCONECTA tem uma ferramenta de gestão da produtividade que permite ao gestor identificar quais os sistemas mais usados pelo colaborador e quanto tempo ele passa trabalhando em cada sistema. Essa funcionalidade auxilia na identificação dos raros casos de colaboradores que, ao contrário do que se espera, trabalham para mais de uma empresa de forma concomitante.
O DESCONECTA é uma solução da Soft Trade Soluções para Recursos Humanos, é uma solução que Conecta e Desconecta o colaborador do trabalho.