Férias & Co., primeiro benefício de viagens, em parceria com a USP desenvolveu uma calculadora que ajuda as empresas a obterem estes dados

Atualmente, o Brasil lidera o índice de turnover no mundo, com um aumento de 56% na taxa, em comparação ao período pré-pandemia, segundo um levantamento realizado pela Robert Half com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Esse cenário traz um alerta para as empresas, já que a perda de um colaborador pode significar baixa produtividade e gastos diretos com recrutamento, seleção e treinamento e, além disso, os custos que podem chegar de 50% a 200% do salário anual.

Diante desse contexto desafiador, muitas empresas têm investido em diferentes soluções para atrair e reter talentos. Dentre elas, a adesão a benefícios corporativos diferenciados como parte de suas estratégias. Neste quesito, se destaca o Férias & Co., primeiro benefício de viagens do mundo que não apenas busca promover o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, mas também se revela como uma alternativa eficaz para mitigar o turnover.

Calculadora de custo com turnover

Para auxiliar as empresas a mensurar os resultados, o próprio Férias & Co. disponibiliza uma calculadora de turnover. O sistema desenvolvido em parceria com a USP abrangeu uma ampla gama de segmentos e tamanhos de empresas. Renan Franco, gerente de Marketing e Growth e responsável pelo desenvolvimento da pesquisa, diz que o sistema reúne respostas de assinantes e não assinantes. “Este cálculo foi elaborado com um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%, garantindo sua robustez estatística e buscou entender o impacto do benefício nos principais indicadores de RH”, explica. “Com essa ferramenta, as empresas podem explorar diferentes cenários, considerando o aumento da produtividade, a redução do turnover e os ganhos em motivação e engajamento dos colaboradores”, complementa Bruno Carone, CEO do Férias & Co.

Por exemplo, uma empresa que tenha 100 funcionários, com média salarial de R$ 5.000 e turnover médio de 3% ao mês, economizaria entre R$ 100 mil e R$ 200 mil com a redução de turnover e venda de férias proporcionada pelo benefício de viagens.

Como funciona

A calculadora leva em conta variáveis como o custo total do benefício, o número de funcionários que utilizam a oferta e os benefícios indiretos que a empresa pode coligir ao adotar um programa dessa natureza. Estes benefícios incluem a redução do estresse e do desgaste emocional, fatores que frequentemente resultam em afastamentos e licenças médicas.

Custo de reposição de funcionários

Para calcular o turnover, a calculadora utiliza como base o estudo da American Progress, que estima o custo de reposição de um funcionário em 21% do salário anual. Este valor considera os gastos envolvidos na substituição de um colaborador, desde o recrutamento até o treinamento do novo funcionário.

Redução na venda de férias

Os dados da calculadora indicaram uma economia entre 2% a 29% na venda de férias a depender da contribuição da empresa e da adesão dos colaboradores. “Este dado sugere que os funcionários que usufruem do benefício tendem a vender menos suas férias, contribuindo para um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal”, explica Carone.

Faixa de turnover

Os dados captados pela calculadora revelaram uma economia expressiva no turnover entre assinantes, que pode estar entre 14% a 54% a depender da contribuição da empresa e da adesão dos colaboradores.

Impacto da adesão na economia

A participação da empresa no benefício influencia diretamente na adesão dos funcionários. “Quanto maior o investimento da empresa, maior será a adesão e, consequentemente, mais funcionários serão beneficiados pelos efeitos positivos do programa. Isso resulta em uma economia final maior para a empresa”, comenta Renan.

Por fim, a inovação e a tecnologia desempenham um papel essencial na gestão eficiente desses programas. A calculadora de economia é um exemplo claro de como a análise de dados pode ajudar os líderes empresariais a tomar decisões mais informadas, assegurando que os investimentos em benefícios se traduzem em resultados tangíveis. “Alinhando suas estratégias de recursos humanos às expectativas dos colaboradores, as empresas não só melhoram o clima organizacional, mas também se posicionam competitivamente no mercado para enfrentar os desafios futuros”, destaca Carone.

Dados comprovam

Para constatar este posicionamento, o Férias & Co. realizou um levantamento para medir os índices de engajamento, satisfação, retenção, nível de bem-estar e a importância das férias para os colaboradores de empresas dos mais variados segmentos. Um dos resultados mais expressivos mostrou que 92% dos entrevistados acreditam que os momentos de lazer e descanso podem beneficiar a saúde mental. Ao todo, o questionário obteve 586 respondentes com idades entre 18 e 54, que ocupam os cargos de analistas até diretores.

Para Carone, os dados da destacaram que em um cenário corporativo cada vez mais competitivo e em constante evolução, no qual as estratégias de RH precisam ser diferenciadas e inovadoras para atrair, reter e desenvolver talentos. “As ações tradicionais não estão sendo mais suficientes para atender às demandas e expectativas dos colaboradores. É essencial que a área de gestão atue e utilize de vantagens competitivas significativas para o bom êxito do time, e consequentemente dos negócios”, ressalta.

Um dos questionamentos da pesquisa é sobre o que influencia na permanência da empresa. Grande parte dos colaboradores (74%) responderam ser o salário. No entanto, o ambiente de trabalho positivo e benefícios oferecidos apareceram na sequência, com 66% e 65% das respostas, respectivamente. Outro ponto destacado foi o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, sendo fator citado por 58% dos respondentes. “A inovação continua a ser um atrativo significativo em todos os setores. Em um ambiente empresarial competitivo, onde a luta por talentos é acirrada, a capacidade de atrair e reter os melhores profissionais se torna uma vantagem estratégica crucial. As empresas que reconhecem e se adaptam a essas tendências estão melhor posicionadas para prosperar e alcançar o sucesso organizacional”, finaliza o CEO.

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