Aon, Boehringer Ingelheim, Dana, Ford, Huawei, Nestlé, NTT Data, Takeda Pharma e TCS estão entre as melhores marcas empregadoras da América Latina

A Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, foi reconhecida como Top Employer 2024 no Brasil pelo Top Employers Institute, autoridade internacional que avalia a aplicação das melhores práticas em recursos humanos e apoia a capacidade das empresas em atrair e reter os melhores talentos para a geração de valor, colocando-os a serviço de seus clientes.

A certificação avalia e analisa detalhadamente a implementação de políticas de recursos humanos nas organizações, baseando-se em seis aspectos divididos em 20 temas diferentes, como: estratégia de pessoas, ambiente de trabalho, aquisição de talentos, aprendizagem, bem-estar, diversidade e inclusão e muito mais. As práticas aplicadas pelas empresas junto aos seus colaboradores são avaliadas sob a premissa de garantir que as pessoas se desenvolvam tanto no âmbito profissional, quanto pessoal.

Além do Brasil, o certificado também foi conquistado por outras três operações da Aon na América Latina: Argentina, Colômbia e México, concedendo à empresa o selo Top Employer América Latina 2024 e tornando-a a única organização do mercado segurador com tal reconhecimento. “Esta conquista demonstra nosso compromisso como empresa e reflete nossos valores, onde as pessoas são nosso principal ativo. Na Aon somos apaixonados em apoiar o sucesso de nossos colegas e garantir que cada colaborador tenha visão de suas oportunidades, bem como receba o apoio necessário para atingir todo o seu potencial profissional e pessoal”, destaca Adriana Zanni, vice-presidente de Recursos Humanos da Aon para a América Latina.

Obter a certificação Top Employer reforça o objetivo da companhia em alcançar um ambiente de trabalho cada vez melhor, que se manifeste na excelência de políticas e práticas de gestão de pessoas. “Na Aon existimos para dar forma às melhores decisões, para proteger e enriquecer a vida das pessoas em todo o mundo. Este é o nosso propósito e o que traz sentido ao que fazemos. Os colegas que trabalham na Aon são a medula espinhal na criação destes valores para nossa empresa. Esta certificação reconhece o que promovemos em nossa organização: uma força de trabalho diversa e resiliente, que nos permitirá seguir na liderança. Estou muito orgulhoso da contribuição de cada um de nossos colegas no Brasil para este reconhecimento”, comentou Jose Luis Plana, líder da Aon no Brasil.

O programa Top Employers Institute, estabelecido em 1991, certificou e reconheceu até o momento 2200 empresas em 122 países, impactando positivamente a vida de mais de 9 milhões de colaboradores em todo o mundo. Seus principais objetivos são certificar, comparar com outros excelentes empregadores e conectar Top Employers em todo o mundo.

Nestlé
Pelo segundo ano consecutivo, a Nestlé Brasil recebe a certificação de empresa Top Employer, sendo reconhecida por implementar relevantes políticas de RH e práticas de gestão de pessoas. A conquista reconhece a jornada da companhia em promover um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo com olhar humano e atento às pessoas, às comunidades e ao planeta.

Para obter a certificação, a Nestlé foi avaliada por algumas de suas iniciativas em sustentabilidade, marca empregadora, bem-estar, objetivos e valores, alcançando desempenho entre 90% e 100%. Entre as iniciativas que se destacaram, está a evolução dos comportamentos culturais da empresa, o INNOVA, que é a maneira de fortalecer pessoas com base em três premissas: crescer juntos, atuar como dono e trabalhar com excelência. Para a companhia, fazer bem vem de dentro para fora. Por isso, trabalha para nutrir um mundo mais saudável e para criar uma vida melhor para as pessoas.

Uma das estratégias de negócio também foi importante para o resultado. Em 2023, a Nestlé anunciou um acordo com a Advent International para adquirir uma participação majoritária no Grupo CRM, indústria de chocolates premium no Brasil. A relação que se estabelece entre a Nestlé e o Grupo CRM permitirá capturar oportunidades em diversas avenidas de crescimento com foco em inovação, digitalização, exploração de novas categorias e canais, além de permitir ampliação das iniciativas de sustentabilidade relevantes para o negócio de chocolates. 

Para alcançar a certificação, iniciativas de diversidade, equidade e inclusão também foram analisadas. Desde 2020, a Nestlé vem acelerando sua jornada para proporcionar um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. Foi nesse período que criou o centro de competências dedicado ao tema, que atua em cinco frentes: Gênero, Gerações, Raça, LGBTQIA+ e Pessoas com Deficiência. Esse movimento contribui para o caminho que a empresa está comprometida a trilhar, reduzindo barreiras à inclusão e proporcionando oportunidades de carreira para todas as pessoas. 

A Nestlé também atua com a adoção de técnicas agrícolas mais sustentáveis para proteger os recursos naturais como o solo, a água e a biodiversidade, reduzir as emissões de CO2 e trazer benefícios diretos para a natureza. Essas ações também foram reconhecidas, pois a companhia vem investindo em projetos de agricultura regenerativa para que, até 2025, 30% das suas principais matérias primas (leite, café e cacau) sejam produzidas por meio da agricultura regenerativa. 

Por fim, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas colaboradoras, em 2022, a Nestlé implementou o Programa Giro Bem-Estar em todas as unidades de negócio espalhadas pelo Brasil. A iniciativa é o ponto de partida para o começo de uma jornada de atividades que tem o objetivo de conscientizar as pessoas, gerar ações e promover transformações. É uma iniciativa que contribui com a mudança de estilo de vida e até mesmo com o aumento de produtividade no ambiente de trabalho. “Para nós é uma honra, mais uma vez, receber a certificação Top Employer. Esse reconhecimento reflete nosso contínuo compromisso em evoluir projetos voltados para o desenvolvimento de carreiras, assim como para o bem-estar de nossos colaboradores e colaboradoras, e seus dependentes. Além disso, buscamos constantemente a promoção de um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo, com especial atenção para questões urgentes, como as ambientais”, comenta Enrique Rueda, vice-presidente de Gestão de Pessoas e Compliance da Nestlé Brasil.

Ford
A Ford se destacou principalmente nos tópicos relativos a Estratégia de Negócios, Organização & Mudanças, Performance, Aprendizagem e Ética & Integridade, conquistando uma pontuação ainda melhor em relação ao ano anterior. “Ser Top Employer é um reconhecimento de que estamos alinhados com as melhores práticas do mercado e aperfeiçoando continuamente os nossos processos para buscar a excelência na gestão de pessoas”, diz Fernanda Ramos, diretora de Recursos Humanos da Ford América do Sul.

Segundo ela, ter profissionais qualificados é fundamental para o sucesso da empresa, especialmente nesse momento de grande transformação tecnológica. “Essa certificação mostra que temos conseguido proporcionar experiências significativas para os nossos colaboradores, valorizando a sua jornada de desenvolvimento na companhia, além das práticas de atração de talentos. Dessa forma, os times alcançam resultados tendo profissionais motivados e que se sentem valorizados, além de estarem sempre em busca da excelência.”

David Plink, CEO do Top Employers Institute, destaca que tempos excepcionais trazem à tona o melhor das pessoas e das organizações, o que é evidenciado pelo Programa de Certificação Top Employers deste ano. “Os Top Employers 2024 mostraram um desempenho excepcional. São empregadores que se preocupam com o desenvolvimento e bem-estar de seu pessoal e enriquecem coletivamente o mundo do trabalho.”

Boehringer Ingelheim
A Boehringer Ingelheim continua a fortalecer seu ambiente de trabalho inclusivo, diverso e inovador, consolidando sua posição entre as 20 principais farmacêuticas do mundo e como a maior de capital fechado. A farmacêutica foi legitimada, pela oitava vez consecutiva, como uma empresa Top Employer. A filial brasileira figura no top 10 do ranking geral da certificação, que certificou neste ano 71 empresas nacionais. Trabalhamos há mais de 140 anos com foco nas futuras gerações, sempre com um olhar voltado para a sustentabilidade de nossos negócios. Nossa evolução como empresa tem como meta deixar um legado ao promover acesso à saúde, tanto para humanos quanto para animas, e ampliar o impacto de nossas ações afirmativas de respeito à diversidade e promoção da inclusão e equidade dentro e fora de nossa companhia”, afirma a CEO da Boehringer Ingelheim no Brasil, Andrea Sambati. 

A Boehringer manteve seu destaque pela excelência das políticas internas de Recursos Humanos, priorizando a experiência e o protagonismo de cada colaborador(a), com ações que beneficiam o aprendizado contínuo e o desenvolvimento profissional, oferecendo crescimento, cocriação, inovação, voz ativa, diversidade, inclusão e equidade. Toda a jornada é baseada em um trabalho robusto de fortalecimento intencional da nossa cultura e do nosso propósito como companhia, que estimula nossas ações de maneira positiva sempre pensando nos pacientes, suas famílias, clientes, animais, colaboradores, comunidades, sociedade e o planeta”, destaca Esteban Blanco Ziegler, Diretor de Recursos Humanos da Boehringer Ingelheim no Brasil. 

Para o diretor de RH, Esteban Blanco Ziegler, essa conquista reflete não apenas o sucesso da empresa como negócio, mas principalmente a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho. Esse reconhecimento é fruto do nosso compromisso em oferecer um local de trabalho que valoriza cada indivíduo e contribui para o crescimento e desenvolvimento sustentável da empresa, por meio da melhora da saúde no Brasil”, afirma o executivo. 

A Boehringer Ingelheim mantém um compromisso integral com a saúde de seus(as) colaboradores(as), refletido no Plano Estratégico de Saúde dos Colaboradores, lançado em 2020. O plano abrange diversas iniciativas para a promoção do bem-estar físico, mental e social, incluindo apoio psicológico, consultas individuais com terapeutas por meio de parcerias e acesso a um aplicativo com conteúdos diversos sobre bem-estar. 

O processo de pesquisa para certificação Top Employers é rigoroso e as empresas selecionadas precisam atingir um alto padrão exigido pelo instituto. Todo o ciclo de vida do colaborador é avaliado e auditado de forma independente considerando 20 aspectos que resguardam a qualidade do ambiente de trabalho, como Aquisição de Talentos, Aprendizagem, Bem-Estar, Diversidade e Inclusão e Ambiente.

Takeda
A Takeda Brasil é reconhecida pela décima segunda vez consecutiva como Top Employer®, desta vez, ocupando a segunda posição entre as 71 empresas certificadas no país. Essa conquista, além de validar a dedicação da Takeda com os seus colaboradores, reforça o compromisso da empresa em promover um ambiente de trabalho excepcional. 

Em comparação com os resultados do ano passado, a Takeda apresentou crescimento na pontuação dos indicadores como Liderança (24,76%), Carreira (3,77%), Estratégia de Pessoas (2,96%), Aprendizagem (2%) e Integração (1,7%). Em relação ao desempenho geral, a Takeda se destaca neste ano em Integração (diferença positiva de 29,75%), Recompensas & Reconhecimento (25,96%), Carreira (25,35%), RH Digital (20,89%) e Employee Listening (20,89%). “Esses resultados são o reflexo do nosso compromisso com a gestão de pessoas na prática, independentemente do momento profissional, área, cargo ou tempo de cada do colaborador. Além disso, reforçam a nossa busca contínua por melhorias não apenas no ambiente de trabalho, mas nas relações entre as pessoas”, detalha Eliane Pereira, diretora executiva de RH na Takeda Brasil. 

Em escala global, a Takeda mantém seu status de Top Employer pelo sétimo ano consecutivo, tornando-se uma das únicas 17 empresas no mundo a obter o reconhecimento. “Nos destacamos nas categorias ética e integridade, propósito e valores, estratégia de negócios, marca empregadora e organização e mudança”, detalha Jose Manuel Caamaño, presidente da Takeda Brasil. 

Operações da Takeda em outros 24 países ou regiões também foram certificadas. “Todos esses reconhecimentos confirmam que fazer parte da Takeda é excepcional em qualquer parte do mundo”, finaliza Eliane. 

Para determinar os melhores empregadores do mundo, a pesquisa avaliou 20 indicadores, incluindo ambiente de trabalho, bem-estar, oportunidades de aprendizado, estratégia de pessoas, aquisição de talentos e diversidade, equidade e inclusão.

NTT Data
A NTT DATA, líder global em negócios digitais e serviços de TI, foi reconhecida como Top Employer 2024 no Brasil por suas políticas e práticas de pessoal. Foi a nona vez consecutiva que a empresa é reconhecida. Além disso, a NTT DATA Inc., da qual o Brasil faz parte, foi reconhecida pela primeira vez como Global Top Employer 2024.

A NTT DATA também obteve a certificação em cada um dos países em que opera, além de receber os selos regionais para Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte. “Estou muito orgulhoso da nossa equipe e da nossa empresa por alcançar uma conquista tão honrosa”, disse Kaz Nishihata, CEO da NTT DATA, Inc. “Esta é uma grande prova de nosso compromisso contínuo em garantir um ambiente de trabalho em que acreditamos e criamos com paixão, tornando-o a chave para a excelência da NTT DATA. Continuaremos comprometidos e promovendo uma cultura ainda mais solidária para que todos os nossos colegas em todo o mundo possam ser quem são no trabalho, que é a base de nossa colaboração com nossos clientes para apoiar o crescimento e a transformação de seus negócios, buscando atender melhor às necessidades de nossa sociedade”, afirma Nishihata.

Segundo Ricardo Neves, CEO da NTT DATA Brasil, o reconhecimento é um incentivo para a consolidação da cultura da empresa no país, focada em valores como trabalho em equipe, respeito, criatividade e inovação. “Trabalhamos para construir uma empresa que seja vista pelas nossas pessoas como um local não apenas de trabalho, mas que proporcione um desenvolvimento pessoal e profissional de longo prazo”, diz. “Fazemos isso respeitando as pessoas individualmente, mas sem deixar de cobrar desempenho e resultados, valorizando a meritocracia”, completa.

O CEO do Top Employers Institute, David Plink, afirma: “Tempos excepcionais trazem à tona o que há de melhor nas pessoas e nas organizações. Nós testemunhamos isso em nosso Programa de Certificação Top Employers este ano. Entre essa comunidade de organizações excepcionais, a NTT DATA demonstrou seu compromisso com seus colaboradores em escala global. Temos orgulho de anunciar e celebrar essas empresas e suas conquistas em 2024”.

A certificação como Top Employer é resultado da dedicação de uma organização em prol de um mundo de trabalho melhor, como demonstrado por meio de excelentes políticas e práticas de Recursos Humanos. A NTT DATA continuará seu compromisso com a criação de um local de trabalho melhor, aproveitando os benefícios dos programas Top Employer em cada um dos países

Huawei
A Huawei Brasil, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, recebeu a certificação Top Employers 2024, pela excelência em gestão de talentos no país. O reconhecimento é concedido pelo Top Employers Institute, autoridade global na certificação de excelência na gestão de pessoas. “O nosso maior objetivo em 2024 será garantir o maior bem-estar e engajamento dos funcionários, com ações focadas e coordenadas pelo time de benefícios e com maior frequência do que tivemos em 2023. Nossa cultura customer centric nos permite estarmos sempre apostos para os clientes”, comentou Denis Pimentel, gerente de Recursos Humanos da multinacional. “Para a Huawei, ser um Top Employer é ter o reconhecimento do nosso trabalho de valorização junto aos nossos colaboradores, que entregam excelência aos nossos parceiros e clientes. Juntos, construímos uma empresa que está em constante evolução”, completou.

Além de serem organizações com excelentes práticas em gestão de pessoas, as empresas certificadas como Top Employers também cumprem exigentes padrões internacionais de compliance e governança, assegurando a consistência e continuidade de seus processos internos. “Em 2024, celebramos pela quinta vez consecutiva a certificação como Top Employer, consolidando seu posicionamento entre os melhores empregadores do mundo em nosso país. Outras 45 operações da Huawei ao redor do mundo também foram certificadas como Top Employer este ano, e este reconhecimento em escala global confirma a consistência e a excelência das suas práticas em gestão de pessoas, e seu firme compromisso em assegurar a melhor experiência laboral a todos os seus colaboradores”, comentou Gustavo Tavares, gerente geral do Top Employers Institute para a América Latina.

Para uma empresa ser avaliada pelo instituto, é necessário ter pelo menos 2 mil colaboradores em nível global, ou 200 em nível local. A empresa certificada passa por etapas de análise e verificação em conformidade com os critérios estabelecidos, como gestão, formato, atração, desenvolvimento, engajamento, entre outros. Um auditor de Recursos Humanos apura as informações cedidas pela empresa avaliada. O processo de validação é focado nas práticas apresentadas.

Dana
A Dana foi reconhecida como “Top Employer 2024” no Brasil, prestigiado prêmio atribuído pelo Top Employers Institute, uma organização independente e global que reconhece a excelência nas práticas e processos de mais de 2.000 organizações em dezenas de países. “Nossas pessoas são a força que nos move em nossa missão. Reconhecer nossos processos e programas de recursos humanos — vários deles inovadores dentre as operações mundiais da Dana — atesta a importância que damos para elas na Dana no Brasil”, destaca Raul Germany, presidente da Dana para o Brasil. “A Dana é uma empresa que conta com valores sólidos, onde o nosso pessoal está no centro de tudo o que fazemos. Esses valores destacam a nossa paixão e poder de entrega, direcionando nossas ações para inovar e mover o mundo. Conquistar esse renomado reconhecimento nos orgulha e nos inspira a seguir melhorando sempre, fazendo jus à nossa cultura de colaboração e inclusão.” 

Em seu primeiro ano de participação no processo, as operações brasileiras da Dana foram reconhecidas entre as top 1/3 das empresas participantes, o que é considerado benchmark. Esta é a parte final de um processo de avaliação que dura meses, com ênfase em programas de recursos humanos que se destacam – incluindo ambiente de trabalho, aquisição de talentos, aprendizagem e bem-estar e diversidade e inclusão. Também estabelece uma importante base de comparação, identificando os pontos de melhoria para os processos. 

Outras operações da empresa também receberam a certificação: EUA, México, China e Índia, além de diversos países em toda a Europa, totalizando unidades em 16 países no mundo reconhecidas por criar um ambiente onde as pessoas podem colaborar e se desenvolver. No total, esses países representam mais de 90% dos funcionários e das vendas globais da empresa.

TCS

A TCS – Tata Consultancy Services, empresa global de consultoria e soluções em TI, foi reconhecida como marca empregadora e conquistou o primeiro lugar na América Latina no ranking Top Employer 2024, do Top Employers Institute. Em nível regional, a organização conquistou a certificação Top Employer pelo décimo ano consecutivo, reforçando a sua posição como referência e expertise para operar com mais de 27.000 associados na América Latina, representando 45 nacionalidades diferentes em 8 países e 17 cidades. “Estamos orgulhosos de mais uma vez sermos reconhecidos pelo Top Employers Institute. Este prêmio é o resultado de nossos esforços em nível global, regional e nacional de cada país. Somos uma empresa que tem demonstrado seu compromisso com a diversidade e o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos associados. Continuaremos a trabalhar para manter esses altos padrões e permanecer líderes no setor de talentos”, afirmou Carlos Renato Sposito, diretor de RH da TCS Brasil.

A conquista dessa certificação torna-se ainda mais relevante em um ambiente onde a busca e captação de talentos no setor de Tecnologia da Informação (TI) têm se tornado desafios críticos para as empresas no Brasil e no mundo. Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, 75% das empresas planejam adotar tecnologias como big data, cloud e Inteligência Artificial nos próximos cinco anos, o que levará a um aumento da demanda por talentos especializados. A crescente demanda tecnológica, a rápida aceleração da transformação digital dos negócios pós-pandemia e a escassez de talentos resultam em um cenário desafiador.

Diante disso, a TCS desenvolveu estratégias inovadoras de gestão de talentos para enfrentar esses desafios e emergir como líderes, definindo as principais tendências para o futuro do trabalho:

  1. Gerando e retendo talentos diversos: Em resposta à crescente demanda tecnológica e à escassez de desenvolvimento de talentos em áreas como Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, a TCS oferece programas como Ignite my Future, GoIT e Early Talent Program. Essas iniciativas se concentram em empoderar as mulheres, preencher a lacuna tecnológica e preparar jovens para essas carreiras, contribuindo para um ecossistema tecnológico inclusivo.
  2. Compromisso com a Inovação Empresarial: A TCS promove a colaboração entre empresas, sistemas educacionais e governo. A educação deve adaptar-se às demandas tecnológicas atuais, oferecendo programas relevantes. As empresas devem investir na capacitação dos funcionários e colaborar com as instituições acadêmicas na elaboração de programas. O governo pode facilitar a criação de incentivos fiscais e políticas que impulsionem o investimento em tecnologia e a retenção de talentos.
  3. Contribuição para o Desenvolvimento Econômico e Emprego de Qualidade: A TCS reconhece a importância da criação de empregos no setor de tecnologia, pois oferece oportunidades de alta qualidade e bem remuneradas. É fundamental incluir setores vulneráveis em programas de capacitação que possibilitem o acesso a esses empregos.
  4. Desenvolvimento de habilidades na era da inteligência artificial (IA): Em meio à evolução tecnológica, a TCS enfatiza a necessidade de desenvolver habilidades humanas únicas na era da inteligência artificial, como comunicação eficaz, liderança e adaptabilidade. Essas habilidades são fundamentais em um ambiente de negócios em constante mudança.
  5. Reskilling e Upskilling como chaves para o futuro: O aprendizado contínuo é crucial na era digital. Essas práticas promovem a adaptabilidade dos funcionários às mudanças do setor e promovem a sustentabilidade do trabalho, prevenindo a obsolescência de habilidades. Funcionários bem treinados não só beneficiam seu próprio crescimento profissional, mas também contribuem significativamente para a produtividade e a inovação dentro das organizações.

O programa Top Employers Institute certifica as organizações com base na participação e nos resultados da Pesquisa de Melhores Práticas de RH. Esta pesquisa abrange seis verticais de RH que consistem em 20 tópicos, incluindo estratégia de pessoas, ambiente de trabalho, aquisição de talentos, aprendizagem, diversidade, equidade e inclusão, bem-estar e muito mais.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.