Gamificação desponta no mercado como ferramenta inovadora com alto poder de impacto e engajamento de times

Manter o time motivado e engajado é uma das tarefas mais complexas que os gestores enfrentam diariamente. Não apenas traçar estratégias que desenvolvam e aprimorem habilidades, é necessário estabelecer um ambiente saudável e atento à saúde mental do colaborador. E, para que aconteça de forma bem sucedida, é fundamental desenvolver um planejamento estratégico que equilibre desenvolvimento profissional e pessoal.

Esse cenário vem impulsionando o mercado a buscar ferramentas inovadoras e a gamificação desponta como uma alternativa eficiente com alto potencial transformador, que passou a fazer parte do planejamento estratégico das empresas. A prática consiste em usar ferramentas de jogos atreladas a desafios e objetivos profissionais, por meio do uso de recompensas como estímulo.

Para Thiago Silva, COO e cofundador da TuTo Digital, startup de gamificação que soluciona a dor do engajamento e educação para empresas, eventos, infoprodutos e escritores, investir em gamificação é rentável para a empresa e possibilita o engajamento e desenvolvimento do time. “O mercado passou a integrar a gamificação como uma das principais diretrizes de seus planejamentos estratégicos, voltados para o desenvolvimento de equipes. Muito além de jogos e atividades interativas, a gamificação assumiu um importante papel para gestores, porque possibilita desenvolver pontos específicos de melhoria em cada membro do time e, consequentemente, aumenta a produtividade e engajamento de todos”, analisa.

O empreendedor acredita que em 2024, a área de desenvolvimento de pessoas vai ganhar mais atenção e investimento. “A área de educação corporativa no Brasil avançou muito e passou a ganhar cada vez mais a atenção dos gestores de RH. Quando o time é devidamente treinado e capacitado, os colaboradores ajudam a empresa a crescer de forma mais rápida e, para o ano que vem, o desenvolvimento dos colaboradores será prioridade no mercado”, finaliza Thiago Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.