Com investimentos liderados por Ribbit Capital e Andreesen Horowitz, a empresa automatiza a gestão do departamento pessoal, centralizando em uma única plataforma a folha de pagamento e todo o ciclo de vida dos colaboradores

A Tako sai hoje da fase “stealth” com R$ 75 milhões em investimentos levantados em rodada seed para resolver os maiores desafios que o departamento pessoal enfrenta: a falta de uma fonte única de dados e a complexidade da folha de pagamentos. Com uma plataforma que integra o gerenciamento da folha e processos que vão da admissão ao desligamento, a Tako constrói o “cérebro” da gestão de pessoas — um centro de inteligência que acompanha em detalhes o ciclo de vida do colaborador.

Com investidores como Ribbit Capital, Andreessen Horowitz, ONEVC e os fundadores da fintech Ramp, a Tako está revolucionando a maneira como empresas gerenciam o departamento pessoal, ao simplificar e automatizar processos que antes eram manuais e ineficientes. Com a integração desses processos, que hoje são fragmentados, a empresa oferece uma solução que centraliza informações e cria uma fonte única e confiável de dados para tomada de decisões. “Como empreendedor, vivi na pele os desafios que nossos clientes enfrentam”, explica o CEO Fernando Gadotti, que deu início à sua nova empreitada em 2022, após a fusão da DogHero, que fundou, com a Petlove. “À medida que a empresa crescia, ficava cada vez mais difícil ter uma visão completa e confiável dos dados dos colaboradores, que estavam espalhados em vários sistemas e planilhas. Isso gerava muito trabalho manual, erros, e pouca visibilidade dos dados, o que prejudicava a tomada de decisão”, complementa.

Tako significa polvo em japonês: animais conhecidos pela inteligência e pelo sistema nervoso muito desenvolvido. A partir desse conceito, a empresa iniciou sua atuação pela “cabeça”: a folha de pagamentos e os processos de admissão, movimentações e desligamento – um sistema completo de gestão das informações de colaboradores.

O mercado brasileiro hoje depende fortemente da terceirização da folha de pagamentos, com uma taxa duas vezes maior que a média global, gerando um mercado estimado em R$ 40 bilhões. Mesmo com a terceirização, empresas de médio porte ainda gastam cerca de 14 dias para processar a folha, devido a processos manuais e à espera pelo processamento das informações pelos prestadores de serviço. “É absurdo que, em um mundo onde quase tudo pode ser feito instantaneamente, como o Pix, empresas ainda fiquem reféns de prazos longos dos prestadores para acessar informações que são delas mesmas”, reflete o CEO.

A Tako mostra impactos positivos reais nas operações de quem terceiriza a folha de pagamento, economizando até sete dias de trabalho por mês. “Com a Tako, nossa folha agora é processada em tempo real”, diz Renato Farias, cofundador da Azos. “Tanto o RH quanto o financeiro têm acesso instantâneo a relatórios atualizados sobre custos de pessoas, algo que antes levava dias e demandava a consolidação das informações de várias fontes. A Tako mudou de forma significativa a forma como gerenciamos dados de pessoas, e é difícil imaginar voltar atrás”, complementa Renato.

A empresa já processou centenas de milhões de reais em folha de pagamento para clientes, o que possibilitou uma economia de dinheiro e cerca de 60% do tempo normalmente gasto em folha de pagamento e processos relacionados.

Novo padrão de experiência para o DP

Segundo Gadotti, o objetivo da Tako é estabelecer um novo padrão de experiência em um setor que precisa de profunda renovação. “Desde o começo, ouvimos nossos clientes para criar produtos que realmente atendam às suas necessidades, eliminando tarefas repetitivas e dando mais autonomia ao RH. Estamos colocando a experiência do usuário em um nível muito superior ao atual, que ainda é extremamente defasado e burocrático”, relata.

O executivo ainda destaca que as soluções no mercado foram construídas há mais de 30 anos, em um tempo em que a experiência do usuário não era prioridade e inteligência artificial estava longe de ser uma realidade. “Esses sistemas são muito manuais e não inovam porque precisam lidar com décadas de tecnologia obsoleta. Decidimos construir uma plataforma do zero, reimaginando o que seria possível ao focar 100% na melhor experiência para o cliente”, conta Gadotti. “Para isso, estamos investindo pesado em tecnologia, além de construir uma equipe com os melhores talentos do mercado.”

Atendendo a uma lista crescente de empresas de médio porte no Brasil, como Livance e Jeitto, a Tako oferece uma solução que vai além da folha de pagamento, integrando todos os processos de gestão do colaborador em uma única plataforma. A plataforma inclui funcionalidades como admissão digital, gerenciamento de férias e holerite interativo para colaboradores. Além disso, a Tako oferece suporte especializado, incluindo serviços de compliance e consultoria trabalhista, para garantir precisão e conformidade nas partes mais técnicas do processo.

De olho no futuro, a Tako pretende escalar e alcançar milhares de empresas brasileiras de médio porte, enfrentando desafios mais amplos nas operações de pessoas. Entre os planos, estão o desenvolvimento de automações orientadas por inteligência artificial que revisem as práticas das empresas e executem relatórios de diagnóstico com base em convenção coletiva ou nas leis trabalhistas – temas em constante atualização no Brasil. “Esse nível de automação permitirá que as empresas se concentrem no que mais importa: cuidar das pessoas e atender seus clientes”, acredita Gadotti. “Queremos alcançar milhares de consumidores e gerar economia para nossos clientes, além de ter um impacto significativo na produtividade das empresas no País.”

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