O evento, promovido pela Central Consult em 26 de novembro, contou com quatro painéis de debates e a participação de especialistas em desenvolvimento humano e executivos de Recursos Humanos
O 1º Fórum Nacional de Líderes de RH, promovido pela Central Consult em 26 de novembro, reuniu especialistas em desenvolvimento humano e executivos da área de Recursos Humanos para debater os desafios que os líderes de RH devem enfrentar nas organizações nos próximos anos. O evento foi dividido em quatro painéis de debates, oferecendo um espaço rico para discussões e troca de experiências.
O primeiro painel de debates, com o tema “Líderes de RH Protagonistas do Negócio”, contou com a presença de Mario Cunha, CEO da Academia de Marketing; Gisela Ravagnani, sócia da CLEAR Desenvolvimento Humano; Ana Claudia Ramos, vice-presidente de Relações Humanas Brasil e Argentina na Continental; e Sandra Barquilha, diretora global de Recursos Humanos na Solventum. Durante o painel, foram abordadas as estratégias para que os líderes de RH assumam um papel central nas decisões de negócio, destacando a importância de alinhar a gestão de pessoas com os objetivos estratégicos das organizações.
Mario Cunha, CEO da Academia de Marketing, destacou a importância da escuta ativa e da inteligência argumentativa para o sucesso profissional. “A inteligência argumentativa nada mais é do que a minha capacidade pessoal de vender banana para quem quer comprar banana. Mas se eu não aprimorar a minha capacidade de construir um diálogo, de estabelecer um canal de comunicação para outra área com o meu cliente, cria-se o que chamamos de silêncio estratégico, que nada mais é do que você aprimorar a escuta”.
Gisella Ravagnani, sócia da Clear Desenvolvimento Humano, destacou a importância da escuta ativa e da inteligência argumentativa para o sucesso profissional. “Mesmo após mais de 30 anos em diversas empresas como GE e Nalco, decidi fazer uma mudança de carreira e fundar minha própria empresa, saindo da engenharia para atuar no desenvolvimento humano. Continuo me transformando e adoro a frase: ‘Diversidade é quando você tem lugar à mesa, inclusão é quando você pode falar, e pertencimento é quando você realmente é ouvido’. A necessidade de aprimorar a capacidade de escuta e comunicação é crucial no cenário atual”, analisou.
Ana Claudia Ramos, vice-presidente de Relações Humanas Brasil e Argentina na Continental, refletiu sobre a profundidade e a verdadeira inovação no campo de Recursos Humanos. “O que levamos de encontros como este Fórum são ensaios que tocam nosso coração, e se voltarmos fazendo algo diferente, já está bom. O tema do nosso bate-papo foi sobre como o RH pode ser protagonista das transformações na organização. Para mim, o RH é a área que tem maior capacidade de liderar a transformação cultural nas organizações. O CEO geralmente sabe onde quer chegar e mostra a direção, mas o como, os instrumentos, somos nós que temos. “A área de Recursos Humanos precisa ter coragem, ousadia e não temer perder o emprego, pois só assim conseguimos transformar a organização. Na Continental, entendemos que o RH é a transformação todos os dias, e isso é o que mais adoramos fazer”, argumentou.
Sandra Barquilha, diretora global de Recursos Humanos na Solventum, destacou a importância de criar uma cultura organizacional que valorize a resolução de problemas e a inovação contínua. “Temos muita liberdade para falar sobre o tema, mas é fundamental termos governança e cumprir com as legislações para atender a qualidade dos serviços médicos que produzimos (a Solventum é uma subsidiária da 3M que produz insumos para a área da saúde). Estamos sempre tentando criar uma cultura de fato, em que solucionar problemas faz parte do DNA da empresa. Essa cultura permite atitudes ousadas, testando novas iniciativas com infraestrutura para corrigir erros sem impactar diretamente o cliente. A liderança deve promover esse espaço para errar e aprender, incentivando uma gestão de performance que aceita o erro consciente como uma oportunidade de aprendizado. Na Solventum, acreditamos que o RH deve liderar essas transformações, sendo ousados e tomando decisões arriscadas onde for possível.”
A cobertura do Fórum Nacional de Líderes de RH contou com o patrocínio:
Conteúdo complementar:
Executivos discutem os desafios dos líderes de RH no varejo
Setor de serviços enfrenta o desafio da alta rotatividade de trabalhadores
Executivos de RH do setor produtivo discutem desafios da área na indústria 4.0