Com 20% da liderança sendo 50+, a operadora supera a média de mercado e impulsiona inovação por meio da diversidade etária
A TIM celebra o mês Internacional das Pessoas Idosas destacando seu Programa de Inclusão Geracional, que promove o desenvolvimento de novas habilidades e a integração de profissionais 50+ em seu quadro de colaboradores(as), valorizando a diversidade geracional e a longevidade na carreira. A iniciativa faz parte da estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa e tem como objetivo reforçar a cultura inclusiva para pessoas de todas as idades.
O programa oferece uma trilha de desenvolvimento comportamental e técnico, envolvendo conteúdos de autoconhecimento, empoderamento profissional, abertura a mudanças, futuro do trabalho, transformação digital, novas tecnologias e longevidade. Além disso, também estimula o respeito e a conexão entre as diferentes gerações que trabalham em parceria como elemento fundamental para a troca de experiências, conhecimentos e aprendizagem mútua para superar desafios.
Com uma abordagem inovadora e representatividade acima da média de mercado, a empresa se destaca com 10% de seu quadro de colaboradores(as) composto por profissionais 50+, superando a média de 3% a 5% das demais companhias de grande porte. “A TIM se orgulha em ser referência global em inclusão e diversidade, cuidando de todas as gerações, com a mesma atenção e respeito. Nosso compromisso é criar um ambiente de trabalho onde cada pessoa, independentemente da idade, siga evoluindo na carreira, aprendendo novas habilidades e compartilhando conhecimentos. Com o Programa de Inclusão Geracional, aceleramos o desenvolvimento digital e potencializamos o talento de nossas pessoas a partir de 50 anos, sem reforçar estereótipos e respeitando a história e experiência de cada pessoa. Porque acreditamos que, ao valorizarmos a diversidade etária, fortalecemos nossa cultura inclusiva e construímos um futuro mais sustentável e inovador para a TIM”, destaca Alan Kido, gerente executivo de Cultura, Educação e Diversidade & Inclusão da TIM Brasil.
Durante o mês de outubro, a TIM intensifica suas ações de conscientização e celebração da diversidade etária, promovendo comunicações, palestras e atividades que destacam a importância da inclusão de profissionais 60+ no mercado de trabalho. As iniciativas buscam não apenas sensibilizar, mas também engajar todas as pessoas colaboradoras na construção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso. “Foi incrível participar das oficinas do Programa de Inclusão Geracional! Muito intensas, cheias de novas ideias que nos levam a refletir e ponderar o quanto podemos renovar, inovar e crescer com um mundo de oportunidades em que as trocas entre as gerações podem proporcionar”, destaca Marlene Gomes, que atua na área de Gestão de Seguros na TIM.
Dados do mercado e da TIM
Atualmente, cerca de 26% da população brasileira é composta por pessoas com 50 anos ou mais, sendo 20% delas economicamente ativas. No entanto, empresas de grande porte possuem, em média, apenas 3% a 5% de colaboradores nessa faixa etária. Em um cenário onde quatro gerações diferentes trabalham juntas pela primeira vez na história, muitas organizações ainda hesitam em contratar profissionais mais velhos(as), devido a percepções equivocadas sobre sua capacidade de adaptação tecnológica e flexibilidade.
Em contraponto a essa tendência, a TIM se destaca com 10% de seu quadro de colaboradores(as) composto por profissionais 50+, superando significativamente a média de mercado. Além disso, 20% das posições de liderança na empresa são ocupadas por pessoas dessa faixa etária.
O Censo de Diversidade e Inclusão da TIM revela ainda que colaboradores com 45 anos ou mais avaliam positivamente as oportunidades de desenvolvimento, sucessão e crescimento dentro da empresa, evidenciando o ambiente inclusivo que a TIM proporciona.
Maria Amélia Galhardo, profissional de Contas a Pagar na TIM, também comenta que, “como uma profissional 60+, participar do programa foi uma experiência enriquecedora com tantos temas essenciais para o futuro do trabalho. Entendi todo o poder que a inteligência artificial e a análise de dados desempenham no futuro dos negócios, e como essas tecnologias podem ser aliadas no processo de inovação e tomada de decisões”.
Reconhecimento FTSE Russell D&I Index 2024
Pelo quarto ano consecutivo, a TIM é reconhecida como uma das empresas mais diversas e inclusivas do mundo, conquistando a 2ª posição global e a liderança dentro do setor de telecomunicações no FTSE Russell D&I Index 2024. Este índice é uma das principais ferramentas utilizadas por investidores ao redor do mundo para identificar empresas com práticas avançadas em diversidade e inclusão. O resultado representa um marco importante para a operadora, que se mantém como a mais inclusiva e diversa do setor de telecomunicações e é líder entre as brasileiras.
Parte do London Stock Exchange Group (LSEG), o FTSE Russell D&I Index avalia 15.500 companhias globais de capital aberto, de acordo com 24 métricas distribuídas por quatro pilares principais: Diversidade, Inclusão, Desenvolvimento de Carreira e Impacto Social. A TIM se destacou ao alcançar a 2ª colocação global, reforçando seu compromisso com práticas empresariais responsáveis e inclusivas.