Pesquisa recente da Udemy mostra quais são as habilidades que a geração Z quer desenvolver, como integrar a IA nos programas de aprendizado para essa geração e em que áreas os líderes podem apoiar a capacitação de maneira rápida

A Udemy, marketplace líder em habilidades e plataforma de aprendizado, lançou um novo relatório, chamado “A geração Z no ambiente de trabalho: Dando as boas-vindas à próxima geração”. Ao reconhecer a importância da geração Z para a força de trabalho do futuro, a pesquisa, lançada recentemente e baseada nas respostas de mais de 6.500 alunos de várias gerações, desafia muitas percepções estereotipadas sobre a geração Z (definida no relatório como pessoas nascidas entre 1997 e 2012). Frequentemente retratados como “desanimados” e “desinteressados em voltar ao escritório”, os dados da Udemy sobre a geração Z desmentem esses clichês, mostrando que os entrevistados dessa geração são, na verdade, os mais motivados pelo desenvolvimento profissional (65%), em comparação com seus colegas millennials e da geração X. Além disso, apesar da crescente demanda por conteúdo relacionado à IA generativa na plataforma da Udemy e do alto engajamento da geração Z com a IA generativa, eles são a geração mais cética quanto à eficácia da IA no aprendizado online.

A geração Z deve representar 27% da força de trabalho global até 2025 e se tornar a geração com maior fatia da força de trabalho até 2035. Com muitos profissionais da geração Z começando na carreira, entender como atrair, engajar e reter esses profissionais é uma estratégia empresarial essencial para sustentar a vitalidade e o crescimento organizacional. A pesquisa da Udemy oferece insights valiosos sobre o que a geração Z busca nos empregadores, quais são as habilidades que considera críticas para o desenvolvimento na carreira e o que a motiva a conquistar as habilidades necessárias. “Todas as gerações trazem mudanças para a força de trabalho e criam novas oportunidades para que os líderes reavaliem a abordagem de aprendizado e desenvolvimento, a fim de engajar os profissionais no aprendizado contínuo”, diz Bruno Barreto, vice-presidente da Udemy para a América Latina. “O relatório da Udemy é dedicado aos líderes, para que eles apoiem a geração Z na sua capacitação enquanto acompanham as tendências dos tempos atuais e do futuro, como a IA generativa.”

O relatório A geração Z no ambiente de trabalho: Dando as boas-vindas à próxima geração desconstrói estereótipos sobre a geração Z e explora temas que os empregadores devem considerar para engajar essa geração:

A geração Z adere ao aprendizado impulsionado por IA, mas exige que ele seja feito de maneira responsável

A maioria dos entrevistados da geração Z no Brasil (79%) disse que possivelmente deve usar uma plataforma de aprendizado online que ofereça uma experiência de aprendizado personalizada por IA. Apesar desse interesse em utilizar a IA para o aprendizado, os entrevistados da geração Z no Brasil também se preocupam com a precisão da IA nas experiências de aprendizado personalizadas por IA (52%) e com a confiança exacerbada em ferramentas de IA (43%).

Tanto a geração Z quanto os millennials e a geração X querem aprender a usar a IA generativa de forma eficaz. Os cursos de IA generativa na plataforma da Udemy atraíram mais de 4 milhões de matrículas no último ano, com oito novas matrículas por minuto. Embora aproveitar o poder da IA seja atraente para os profissionais da geração Z, os líderes devem avaliar como implementar a IA para garantir que ela melhore a experiência dos alunos da geração Z e não comprometa o processo por meio de vieses ou imprecisões.

A trajetória de carreira da geração Z depende do aperfeiçoamento de soft skills

Embora a geração Z reconheça o valor de desenvolver habilidades em programação (36%) e IA (30%) para estar melhor preparada para o trabalho, ela também está interessada em aprimorar habilidades como comunicação (30%) e pensamento crítico/resolução de problemas (26%).

A maioria dos entrevistados da geração Z (84%) considera as soft skills fundamentais para o sucesso profissional. Com essas habilidades se tornando cada vez mais necessárias na força de trabalho, os líderes podem usar ferramentas como a Intelligent Skills Platform da Udemy para identificar que soft skills precisam ser aprendidas pela geração Z e desenvolvê-las. Assim, outras gerações podem aprender com a geração Z a usar essas soft skills de forma eficaz no trabalho, com o objetivo de se aprimorar na carreira, o que também contribui para o sucesso empresarial.

Com a geração Z buscando conhecimento, os líderes de RH e de aprendizado e desenvolvimento precisam estar à altura do desafio

Quase todos os entrevistados da geração Z no Brasil (98%) dedicam pelo menos uma hora por semana ao aprendizado. O método de aprendizado preferido pela geração Z são os cursos completamente online (44%) e os projetos práticos no mundo real (12%).

A preferência da geração Z por métodos de aprendizado sustentados e situacionais contradiz os estereótipos que sugerem que o principal método de absorver informação da geração é por meio de vídeos curtos nas redes sociais. Com a força de trabalho se tornando cada vez mais da geração Z, os líderes de aprendizado e desenvolvimento podem projetar programas de aprendizado com essas preferências em mente ou considerar oferecer formatos variados de aprendizado, como o aprendizado de acordo com grupos unidos por determinadas características, com o objetivo de conciliar as preferências de aprendizado e comunicação entre gerações.

Para saber mais sobre o que a geração Z deseja aprender no trabalho, faça o download do relatório A geração Z no ambiente de trabalho: Dando as boas-vindas à próxima geração. Para acessar cursos projetados para desenvolver as habilidades mais demandadas pela geração Z, visite udemy.com/personal-plan. Para saber como as organizações podem se associar à Udemy Business para desenvolver as habilidades da próxima geração na força de trabalho, visite business.udemy.com.

Metodologia

O relatório é baseado em insights de uma pesquisa quantitativa conduzida pela equipe de pesquisa de mercado da Udemy entre 1º de abril e 7 de maio de 2024. A pesquisa reuniu respostas de 6.677 alunos em todo o mundo, abrangendo várias gerações, como a geração Z, os millennials e a geração X. Os participantes foram sorteados de dez países — Brasil, Austrália, China, Alemanha, Índia, Japão, México, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. Os entrevistados são provenientes de painéis externos e da própria base de usuários da Udemy, permitindo uma comparação abrangente de insights demográficos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.