Tema é trabalhado pela empresa desde o primeiro contato com os candidatos em processos seletivos, nas trilhas de conhecimento e lives
Nos últimos anos, as formas de trabalho mudaram e os processos seletivos acompanharam essa evolução. O Programa de Trainee da Nestlé deste ano, por exemplo, contou com mais inovação, capacitação, humanização e diversidade. As mais de 33 mil pessoas inscritas tiveram acesso ao Nestlé LAB, uma plataforma de trilha gamificada com uma jornada exclusiva de vídeos com módulos de gestão de pessoas, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo, marcas, entre outros temas, além de capacitações em formato de lives sobre competências comportamentais.
Esse formato vai de encontro com dados recentes que mostram a importância tanto do propósito e do pertencimento no trabalho, quanto das ações ESG no futuro das companhias. De acordo com o estudo Workmonitor, da Randstad — consultoria global de soluções de recursos humanos —, 57% das pessoas entrevistadas disseram que seus trabalhos davam a elas um propósito e 54% afirmaram que não permanecem em um emprego caso não sintam sensação de pertencimento. Já a pesquisa Futuro do Trabalho 2023, feita pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral, mostra que na opinião de executivos a adoção de tecnologia será um fator-chave na transformação dos negócios nos próximos cinco anos, da mesma forma que a implementação da sigla ESG.
A Nestlé, pensando em temas prioritários para o negócio, no final do processo seletivo de trainees, passou as pessoas selecionadas por uma imersão para entrarem com a mentalidade dos compromissos de ESG da companhia. “Estou muito feliz de fazer parte da Nestlé, uma empresa que está em 99% dos lares brasileiros e que gera valor compartilhado”, diz Guilherme Cavalcante, trainee selecionado para a área de Vendas. “O processo (seletivo) foi super empático e eu mal posso esperar para começar essa jornada”, conta Gabrielle Resende, nova trainee de Marketing.
Izabel Azevedo, diretora de Talento e Cultura na Nestlé Brasil, conta que “o programa de trainee é uma das iniciativas do Youth (Iniciativa pelos Jovens) que, em 2023, completa dez anos, e tem o objetivo de desenvolver e capacitar jovens em todo o Brasil. Acreditamos que os jovens são a força motriz do futuro. Em 2023, priorizamos fazer uma seleção atrelada aos pilares comportamentais e culturais da companhia, chamado de Innova: crescer juntos, atuar como dono e trabalhar com excelência. Para isso, trouxemos um novo processo seletivo que incluiu a agenda ESG, uma de nossas pautas prioritárias”.