Prédio com recursos de ponta, na região da Av. Paulista, permite o atendimento semanal gratuito a 3.750 jovens no primeiro emprego, além de cursos e eventos
O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada em incluir adolescentes e jovens no mundo do trabalho, inaugurou no início de outubro, a sua nova unidade na região central da cidade de São Paulo.
Em um prédio de seis andares e de uso exclusivo na região da Avenida Paulista, a unidade oferece infraestrutura de ponta para o ensino profissionalizante, permitindo o atendimento semanal de até 3.750 jovens aprendizes — quase o dobro da capacidade do espaço anterior, situado no Largo São Francisco. Também amplia o potencial para a realização de turmas do Projeto de Formação Para o Mundo do Trabalho (FMT), que oferece treinamentos gratuitos a jovens à procura do primeiro emprego, mas que não se sentem suficientemente seguros ou preparados para esse momento.
As instalações incluem 17 salas para a capacitação teórica de jovens. Os ambientes contam com mobiliário dinâmico que permite diversas disposições, dependendo da metodologia das aulas, além de telas de projeção, sistema de áudio e serviço de internet de última geração. Totalmente climatizado, o prédio também incorpora dois laboratórios para atividades de computação, um laboratório “maker” e um auditório para eventos internos e de empresas e organizações parceiras. “A nossa nova casa possibilita um ensino ainda mais conectado com a tecnologia e com uma formação multidisciplinar, desenvolvendo melhores profissionais e cidadãos. Tudo isso dentro de uma estrutura totalmente pensada na segurança, no conforto e na diversidade e inclusão de jovens, colaboradores e visitantes”, afirma Richard Piveta, gerente regional de São Paulo no Espro.
Acessibilidade e cultura
Quanto à acessibilidade, a nova filial conta com rampas, corrimões, elevadores, sinalização e mobiliário adequado para pessoas com deficiência e de diferentes perfis fisionômicos. A localização é privilegiada: próxima da Estação Brigadeiro do Metrô (Linha Verde) e de pontos para diversas linhas de ônibus. Cultura e arte andam juntas à formação profissional dos nossos jovens. O prédio foi inaugurado abrigando 18 grandes painéis de arte urbana distribuídos em suas áreas internas — obras de autoria do paulistano Enivo, grafiteiro e arte-educador com trabalhos realizados em diversas cidades no Brasil e no exterior, e que buscam representar a grandiosidade da imaginação dos jovens perante o mundo. Além disso, todos os andares de sala de treinamento contam com bibliotecas coletivas. “A nova unidade na região central de São Paulo é um presente que oferecemos à cidade em meio às comemorações dos nossos 45 anos de atividades. Ela será um espaço modelo para inspirar unidades e filiais em todo o país, reiterando nosso compromisso de educar, transformar e incluir jovens no mundo do trabalho e na sociedade. Ao longo da nossa história, mudamos muito para garantir a nossa missão de formar jovens cidadãos protagonistas de suas próprias histórias”, comenta Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “Além do impulso qualitativo, o complexo nos fornece um reforço quantitativo num cenário de crescimento histórico no volume de jovens atendidos. A nossa meta para 2024, em todo o Brasil, é promover o preenchimento de 37 mil vagas de jovens aprendizes e estagiários, mantendo o crescimento contínuo desde o fim da pandemia”.