Estudo revela indicadores e tendências em T&D, destacando o investimento em treinamento e a utilização de IA

A ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento promoveu hoje (29/10), um workshop on-line para apresentar uma prévia da pesquisa “Panorama do Treinamento no Brasil”, realizada anualmente pela entidade e pela Integração Escola de Negócios.

A pesquisa “Panorama do Treinamento no Brasil” oferece uma visão detalhada sobre os investimentos e práticas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) no País. Segundo Fernando Cardoso, diretor da Integração Escola de Negócios e organizador da pesquisa, “a direção da empresa quer saber de indicadores, de números utilizados para as práticas de T&D. A pesquisa mapeia esses indicadores. São esses indicadores que mostram quanto o mercado está investindo em treinamento no Brasil”. Com 469 respondentes, a pesquisa mostra que 75% das empresas são nacionais e 25% multinacionais, com uma divisão de 46% indústrias, 39% serviços e 11% comércio.

Os dados revelam que o investimento anual em treinamento é de 1,84% da folha de pagamento, com um investimento médio anual por colaborador de R$ 1222. Em comparação, nos EUA, o investimento é significativamente maior, chegando a R$ 6673 por colaborador. Em termos de público-alvo, 18% dos treinamentos são direcionados à alta liderança, 33% à gerência e supervisão, e 49% a colaboradores que não são líderes. Para a alta liderança, 58% do conteúdo de treinamento é focado em aspectos comportamentais, enquanto 53% dos treinamentos são realizados à distância e 47% presencialmente.

Igor Cozzo, diretor executivo da ABTD, enfatizou a importância de compreender o propósito dos treinamentos antes de avaliá-los. “É importante a área de T&D saber inicialmente o porquê da aplicação de determinado treinamento, para depois avaliá-lo”, pontuou.

A pesquisa destaca que 65% dos respondentes avaliam o aprendizado e a aplicabilidade dos treinamentos, mas apenas 9% avaliam o impacto no negócio ou o ROI. Entre os principais indicadores de efetividade estão o cumprimento do plano de treinamento (35%), aplicabilidade (29%), indicadores de negócio (KPI) (29%), clima organizacional (26%) e satisfação do cliente (NPS) (23%).

A utilização de Inteligência Artificial nas atividades de T&D ainda é limitada, com 45% dos respondentes afirmando não utilizar ferramentas de IA. Cozzo destacou uma tendência emergente: o uso de chatbots como assistentes de aprendizagem.

A pesquisa “Panorama do Treinamento no Brasil” será apresentada no CBTD 2025, prometendo trazer insights valiosos para a evolução das práticas de T&D no País.

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