Companhia mineira conta com a orientação da Impakt Consultoria para garantir a transmissão de conhecimento e aprimorar a gestão do capital intelectual em seus processos
Empresas prestadoras de serviços públicos, historicamente, investem durante anos para desenvolver profissionais com níveis elevados de experiência. Este desafio se torna ainda maior quando passa a ser necessário transmitir os aprendizados desses profissionais para novas gerações de colaboradores. Diante deste cenário, a Copasa, empresa mineira responsável pelo saneamento básico de mais de 600 municípios, decidiu encarar o desafio de aprimorar a Gestão do Conhecimento (GC) de seus colaboradores.
O conhecimento é um ativo altamente relevante para a execução das estratégias das empresas — é complexo e, por isso, difícil de ser sistematizado e recuperado. O conhecimento tem potencial para geração de inovações, otimização de recursos e redução de riscos provenientes de perda de capital intelectual, fatos que justificam o planejamento e implementação de ações para sua gestão.
Uma das iniciativas implementadas pela Copasa e coordenada pela Unidade de Educação Corporativa é a Mentoria Técnica, que tem como objetivo promover o compartilhamento de conhecimentos críticos de forma estruturada. Para isso, conta com a orientação da Impakt Consultoria, que detém sólida experiência em gestão do conhecimento e metodologia própria para programas de mentoria. “Conscientes do nível de geração de capital intelectual pela própria Copasa no desenvolvimento de suas atividades, trabalhamos em uma forma de transferir parte importante do conhecimento acumulado pelas pessoas ao longo de anos de experiência e, com isso, impulsionar os resultados e contribuir para o desenvolvimento de talentos”, diz Cássio Ribeiro, consultor da Impakt atuante na iniciativa.
“Além de evitar a perda de conhecimentos relevantes, a Mentoria Técnica permite acelerar o compartilhamento desses aprendizados para profissionais que já podem aplicar esse conhecimento, e assim melhorar o desempenho das próprias equipes”, explica Alessandra Duarte, coordenadora do Programa. “Hoje estamos presentes em 600 municípios de Minas Gerais e, muitas vezes, acontece de um conhecimento ficar retido com uma equipe que atua em uma região e que agregaria ao trabalho de outras equipes em outras regiões”, complementa.
O Programa de Mentoria Técnica foi pensado tendo em vista a otimização de processos e adoção gradual da Gestão do Conhecimento como prática estruturada na empresa. A partir de um processo de mapeamento de conhecimentos, foram identificados e priorizados conhecimentos críticos em alguns processos da empresa, e selecionados mentores e mentorados com capacidade de transmitir e absorver conhecimentos de forma planejada.
Com um sistema formado por duplas, os mentores assumem a responsabilidade de transmitir sua vasta experiência com foco em atividades específicas e temas selecionados, estabelecendo vínculos sólidos com os mentorados e organizando planos de aprendizagem detalhados em conjunto com estes. Eles orientam cuidadosamente a realização das atividades em foco na mentoria, garantindo o acompanhamento atento do progresso.
Por sua vez, os mentorados comprometem-se com o processo, participando ativamente das sessões, desenvolvendo proficiência e autonomia na execução das tarefas, e contribuindo na geração de “produtos de conhecimento” à medida que aprendem. “Ao mesmo tempo que têm a oportunidade de aprender com profissionais mais experientes, os mentorados assumem a responsabilidade de compartilhar com a empresa o que aprendem na forma de produtos de conhecimento que podem ser disseminados a outros colegas e áreas”, explica Beto do Valle, da Impakt Consultoria. “Isso amplia significativamente o alcance do conhecimento que está sendo compartilhado, e o potencial de geração de resultados da iniciativa”, destaca.
Os gestores desempenham um papel crucial na identificação desses detentores de conhecimento tácito e o apoio da alta gestão é fundamental para reforçar a importância estratégica do Programa, contribuir para a criação e fortalecimento de uma cultura favorável ao aprendizado e à valorização das pessoas, em consonância com os valores estratégicos da Companhia.
Além do desenvolvimento dos mentorados, os produtos de conhecimento gerados pelas duplas na mentoria estão contribuindo diretamente para a qualidade dos serviços oferecidos para a sociedade pela Copasa, que já planeja novas edições do programa.