Monitoramento de 322 pessoas revelou queda também no número de atendimentos de emergência 

O acompanhamento próximo dos pacientes, com ações preventivas e mudança de hábitos, tem reflexos diretos sobre a necessidade de atendimento para complicações de doenças crônicas. Dados da Salvia Saúde Corporativa mostram que a atuação de equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) reduz a demanda por internações em até 67%. A diminuição na busca por atendimentos de urgência ou emergência, em pronto-socorro, chega a 6%. O estudo acompanhou um grupo de 322 beneficiários de um plano de saúde de Teresina, Piauí.

O impacto positivo da APS ocorre ao longo do tempo. No caso da pesquisa, por exemplo, os pacientes que deixaram de precisar de internação já eram acompanhados por médicos e enfermeiras de APS há pelo menos nove meses. Gerente de Operações em Saúde na Salvia, Daniela Parizotto explica que isso é reflexo da forma como trabalha a APS. “Colocando o indivíduo no centro do cuidado e realizando a coordenação da sua saúde”.

Na prática, o atendimento é feito por uma equipe que inclui médico da família, enfermeiro, psicólogo e nutricionista. Eles acompanham o paciente de forma próxima e contínua, o que permite a prevenção ou o diagnóstico precoce e a intervenção imediata. “A comparação dos custos de saúde antes e depois da adesão à APS, nos primeiros meses, auxilia no controle financeiro e melhor gestão no atendimento, e ao longo dos anos demonstra a efetiva adequação dos custos conforme a linha de cuidado”, diz Daniela. No caso pesquisado, a redução do custo médio foi de 5%.

A rotina e a organização são as chaves para o sucesso da clínica de APS. De início, os pacientes passam por uma avaliação completa feita pela enfermagem e médico, que os encaminha para exames, passando a seguir um fluxo de acompanhamento. “O paciente é monitorado e segue o seu plano de cuidado individualizado”, diz Daniela.

A Salvia implantou o programa Saúde em Movimento. Profissionais de saúde vão até as empresas que utilizam o plano de saúde para garantir a privacidade e facilitar o acesso dos usuários às consultas. A empresa também aposta na tecnologia para manter a proximidade com os pacientes. “Desenvolvemos um prontuário eletrônico próprio e acompanhamos no sistema as necessidades específicas de cada paciente”, comenta a gerente de operações. Além dos canais de acesso facilitados, como web e WhatsApp, a empresa faz o contato contínuo para alertas sobre atualização de carteira vacinal e realização de exames de acompanhamento, como a mamografia e os preventivos de câncer de útero e colorretal.

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