A capacitação de colaboradores em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, é impulsionada por parcerias com instituições educacionais

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) prevê que, até 2025, as fábricas no Brasil criarão 497 mil novos postos de trabalho. Para essas posições, o setor vem investindo em treinamento e capacitação dos profissionais, preparando-os para os novos desafios e tecnologias. Um exemplo disso é a Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, que conta com cerca de 7 mil colaboradores na unidade de Lençóis Paulista (SP). Em constante expansão, a empresa está gerando oportunidades de emprego em todo o interior de São Paulo. Nos últimos dois anos, por exemplo, a companhia qualificou cerca de 600 profissionais para essas novas vagas.

Instituições de ensino como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), e a Fundação Brasileira de Educação no Transporte (Fabet) têm desempenhado um papel crucial nesse aspecto. Elas oferecem cursos à comunidade e aos novos colaboradores da empresa, que, ao ingressarem, são direcionados a treinamentos especializados. Esses programas garantem que os funcionários adquiram as habilidades necessárias para suas funções e integrem-se adequadamente ao ambiente de trabalho.

Um exemplo do impacto positivo dessa capacitação é Elizabete da Silva, que hoje atua como operadora de máquina florestal na Bracell, na região de Botucatu (SP). No passado, Elizabete trabalhou como motorista de Uber, dona de casa e teve uma breve experiência na área florestal. Quando soube da oportunidade de capacitação oferecida pela empresa, não hesitou em enfrentar o desafio. “Sou mãe e tenho cinco filhos. Abracei a chance, dei o meu melhor e estou como operadora de harvester há quase um ano. Estou muito feliz. O emprego tem ótimos benefícios e possibilitou conquistas pessoais também”, comenta.

Ela enfatiza o quanto o formato de “treinar” os profissionais já como colaboradores da empresa é um diferencial. “É um investimento de carreira. O curso é muito bom, temos aulas teóricas e práticas e, depois, a empresa faz o acompanhamento. A gente ganha para aprender! A Bracell é uma empresa muito grande e com oportunidades de crescimento. Tenho o apoio da minha família e quero me desenvolver cada vez mais na área”, destaca.

Thiago Petine, gerente de Desenvolvimento e Projetos da Bracell em São Paulo, reforça essa visão ao afirmar que apoiar a promoção profissional das comunidades é um dos valores da companhia. “Acreditamos que a capacitação é uma ferramenta que promove a transformação e possibilita um leque de oportunidades. Por isso, investimos em parcerias com escolas, empresas e instituições qualificadas para aprimorar as habilidades técnicas dos nossos profissionais e impulsionar o desenvolvimento das localidades onde atuamos. Nosso compromisso é gerar o crescimento socioeconômico dessas regiões, garantindo que nossos colaboradores e suas comunidades se beneficiem diretamente das oportunidades,” afirma.

Vidas transformadas

Até o momento, cerca de 600 profissionais já participaram dos treinamentos de formação oferecidos pela Bracell. Em 2023, a empresa alcançou números expressivos em seus programas de capacitação: em parceria com a Fabet, foram treinados 157 colaboradores para a condução de caminhões de transporte de madeira, distribuídos em 11 turmas. Com o Senai, a Bracell qualificou 266 colaboradores em operação de máquinas florestais e auxiliares de manutenção, em 15 edições. Além disso, 23 profissionais foram formados em operação de máquinas por meio da parceria com a empresa especializada Contremp.

Em 2024, até o momento, foram realizadas quatro turmas, incluindo a formação de 27 motoristas pela Fabet, 11 operadores de máquinas para a área de estradas e 14 operadores para a colheita. Além das turmas já concluídas, a Bracell tem várias outras formações em andamento ou previstas. Atualmente, estão sendo realizadas 2 turmas com 30 colaboradores para a função de auxiliares de manutenção, uma turma com 15 colaboradores para motoristas polivalentes de caminhões de apoio (abrangendo operações de comboio, pipa, caçamba e guindauto) e mais 3 turmas para motoristas de transporte de madeira, com um total de 45 vagas em formação pela Fabet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.