Desde 2019, a iniciativa já conquistou 100% de adesão e segue fortalecendo a equidade de gênero e o apoio às famílias

A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas icônicas como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff e Ypióca, celebra com orgulho o quinto aniversário de sua progressista Política de Licença Parental. Desde o seu lançamento em julho de 2019, a política já beneficiou 127 famílias de colaboradores da Diageo no Brasil — globalmente a soma é de mais de 700. Todos esses colaboradores puderam usufruir de 180 dias de licença remunerada, sem que tivessem impactos em suas avaliações anuais, revisões salariais, acúmulos de férias ou para manutenção de seus benefícios de saúde e seguro de vida. Independentemente da identidade de gênero dos pais ou do filho ser adotivo, a licença familiar é concedida a todos na empresa.

A Política de Licença Parental da Diageo está alinhada às ambições globais da empresa de promover diversidade e inclusão, com metas definidas para 2030, como equidade salarial e de gênero, e representatividade de pessoas negras. Estas metas estão em conformidade com a estratégia ‘Sociedade 2030: Espírito do Progresso’ da Diageo, projetada para causar um impacto positivo no mundo e em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Viviane Besani, diretora de Recursos Humanos da Diageo Brasil, destaca a importância desta política. “Nosso objetivo é garantir que todos os nossos funcionários tenham a oportunidade de se dedicarem à família sem comprometer suas carreiras. Promovemos a igualdade de gênero não apenas no ambiente de trabalho, mas também em casa, ao permitir que pais e mães tenham o mesmo tempo para cuidar de seus filhos. Desde a sua implementação no Brasil, já alcançamos 100% de adesão, o que nos orgulha e motiva a seguir buscando mais práticas progressistas de desenvolvimento”, afirma.

Além desses benefícios, na ocasião das licenças, outros funcionários da Diageo podem ainda passar pela experiência de ocupar temporariamente as vagas dos pais que estão fora por meio do programa de Secondment. “Abre-se aqui a janela para a melhor formação de outros profissionais, assim como até a contratação de pessoas de fora da empresa por tempo limitado. Aqui, não oferecemos apenas um local de trabalho aos funcionários. Oferecemos uma plataforma para mostrar seus talentos. Um espaço seguro para serem eles mesmos – inteiramente – e tentar algo novo. Uma oportunidade de esculpir uma carreira emocionante, criar impacto e ajudar a moldar o futuro”, acrescenta a executiva.

Impacto na sociedade e na família

A Política de Licença Parental da Diageo reflete o compromisso da empresa com a diversidade, inclusão e bem-estar de seus colaboradores. A iniciativa não apenas promove a equidade de gênero, mas também desafia e ressignifica o papel tradicional do homem como pai. Guilherme Martins, vice-presidente de Marketing e Inovação da Diageo Brasil, foi o primeiro a usufruir dessa política e compartilha sua experiência. “Foi uma transformação completa. Pude participar dos momentos mais importantes da vida do meu filho, o que fortaleceu nossa relação e me permitiu apoiar minha esposa de maneira integral”, diz.

Alain Lamenza, diretor de Marketing de Consumo da Diageo em São Paulo, compartilha como a licença parental foi essencial para ele. “Acompanhei cada primeiro momento da minha filha: o primeiro banho, o sorriso e as primeiras descobertas. Esses momentos são inestimáveis e criam um vínculo profundo e duradouro”, revela.

Para Francisco Cristiano Mesquita da Silva, gerente de manutenção na Diageo em Fortaleza, a licença durante a pandemia foi crucial. “Sem poder contar com ajuda externa, eu me tornei o principal cuidador da minha família. Foi um período de aprendizado intenso e de valorização ainda maior da dedicação da minha esposa”, explica.

Participação na defesa da licença paternidade no Brasil

Além de sua política interna, a Diageo está ativamente envolvida na promoção da licença paternidade no Brasil. Em agosto de 2023, a empresa participou de um ato público na Câmara dos Deputados em defesa da regulamentação da licença paternidade, organizado por diversas entidades e grupos de defesa dos direitos das mulheres e da família. A Diageo é também membro da Coalizão Licença Paternidade (CoPai), que advoga por uma licença paternidade estendida, obrigatória e remunerada.

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