Operação inédita no setor de Geração Distribuída, internalização de equipes está em vigor nas 67 usinas da empresa em 17 estados do país
A GDSUN, empresa reconhecida no setor de Geração Distribuída de energia solar no Brasil, anunciou uma transformação significativa em sua estratégia operacional com a internalização completa das operações e da manutenção de suas usinas. Esta iniciativa inovadora já está em vigor nas 67 usinas da empresa, no total de 172,2 MWp, distribuídas por 17 estados, em todas as regiões do país, estabelecendo um novo padrão de eficiência e qualidade no setor.
No segundo semestre de 2023, foram identificados desafios importantes na terceirização da mão de obra da operação e manutenção das usinas, especialmente relacionados aos custos e à qualidade. Com 50 ativos em operação, na ocasião, e uma projeção de crescimento para 70 usinas a empresa iniciou a busca por uma solução mais viável. Os objetivos eram não apenas aprimorar o atendimento e os resultados para os clientes, mas também fortalecer a competitividade da empresa no setor de geração distribuída de energia.
Ao adotar essa medida, a GDSUN se destaca como pioneira na internalização da manutenção de ativos de geração distribuída no Brasil, um processo cuidadosamente planejado e executado em quatro fases, de dezembro de 2023 a março de 2024. Durante esse período, foram contratados 80 profissionais, entre técnicos e mantenedores, o que representou um marco importante no desenvolvimento das competências internas da empresa, envolvendo várias lideranças desde as áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho, Procurement, Jurídico e outras. O quadro de colaboradores da empresa cresceu 91%, entre 2023 e 2024, demonstrando o compromisso da companhia com a expansão e aprimoramento de sua capacidade operacional.
Além disso, foram realizados investimentos significativos na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), bem como em benefícios e treinamentos contínuos para os colaboradores. Os resultados alcançados até o momento e as projeções futuras são promissores, com estudos indicando um potencial de economia operacional entre 25% e 30%.
A GDSUN reforçou seu compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade, garantindo o controle sobre a segurança do trabalho e o cumprimento das normas trabalhistas. A internalização das operações resultou também na manutenção de empregos locais e no desenvolvimento profissional dos colaboradores. “A internalização não só melhorou a eficiência operacional da GDSUN, mas também trouxe uma melhoria significativa na qualidade de vida dos nossos colaboradores. Estamos comprometidos em continuar inovando e proporcionando um ambiente de trabalho seguro e produtivo”, destacou Danilo Barros, diretor de Operações da empresa.
Com esse compromisso renovado, a GDSUN estabelece um novo padrão de excelência no setor de Geração Distribuída no Brasil, reafirmando seu compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade.