O Grupo, que no Brasil acumula certificações Top Employer e GPTW, alia gestão de pessoas a seu propósito global: “tornar o mundo um lar melhor”
Em um mercado de trabalho em veloz transformação, onde a busca por talentos se torna cada vez mais acirrada, empresas investem fortemente na gestão de seus recursos humanos, com uma crescente oferta de benefícios, valores e oportunidades para o crescimento profissional de seus colaboradores. Fica cada vez mais claro: investir no bem-estar, na satisfação pessoal e em ambientes diversos e colaborativos é valiosa alavanca de bons resultados.
A Saint-Gobain, líder global em construção leve e sustentável, segue à risca essa filosofia, aliada ao seu propósito fundamental — “Making The World a Better Home” —, que se traduz em “tornar o mundo um lar melhor para se viver”. Com mais de 350 anos de história e presença em 76 países, a empresa é reconhecida mundialmente como referência pela gestão de pessoas, fortemente marcada por sua cultura inovadora e seu compromisso com a sustentabilidade.
As empresas da Saint-Gobain no Brasil contam hoje com aproximadamente 12 mil colaboradores, que são a base fundamental para seu sucesso. Valores como o compromisso com o aumento da participação de mulheres em posições de liderança, ações de capacitação e promoção de Diversidade & Inclusão e iniciativas de voluntariado corporativo contribuem com o recebimento de certificações e reconhecimentos como empresa empregadora de referência.
No País, além de acumular 11 anos consecutivos da certificação Top Employer, a empresa comemora também a recente conquista do selo GPTW – Great Place to Work, um reconhecimento internacional que atesta a qualidade do ambiente de trabalho e a satisfação dos colaboradores. Para a chancela, são levados em consideração aspectos-chave para o desenvolvimento e a felicidade dos colaboradores, como respeito, confiança, credibilidade e oportunidades de crescimento.
Segundo Cláudia Ramos, diretora executiva de Recursos Humanos da Saint-Gobain Brasil, “a certificação GPTW é o reconhecimento do compromisso e dedicação dos nossos times em construir, todos os dias, um ambiente de trabalho mais diverso, inclusivo e sustentável para todos. O selo também nos proporciona uma vantagem competitiva abrangente, demonstrando nossa excelência na experiência do colaborador”.
Ela explica que a empresa reconhece o reflexo direto do trabalho e do investimento em gestão de pessoas sobre uma maior produtividade, um engajamento mais alto e uma qualidade superior do trabalho desenvolvido por seus profissionais. “A aposta em um ambiente de trabalho positivo e no desenvolvimento dos colaboradores se traduz em benefícios concretos e imediatos para a empresa, ao mesmo tempo em que contribui para a retenção de talentos e para a atração de novos colaboradores qualificados”, conta.
Progressão pessoal e retorno à empresa e à sociedade
Capacitação, progressão e valorização dos profissionais estão entre as prioridades, com a realização constante de palestras, treinamentos e grupos de debate e desenvolvimento profissional e pessoal.
Nesta agenda de ações, estão destaques como o programa de mentoria feminina “Por Elas, Para Elas”, que acelera a carreira de mulheres com alto desempenho e potencial de liderança dentro da empresa. A iniciativa já capacitou 50 participantes, e mais da metade delas conquistou movimentações ou promoções dentro da empresa.
Outro programa com resultados consolidados é o “InPulse”, que incentiva a inovação e o intraempreendedorismo, motivando os colaboradores a apresentarem ideias e modelos que otimizem os processos, produtos ou serviços da empresa. “A Saint-Gobain valoriza a inovação e incentiva os funcionários a pensar de maneira criativa e a buscar soluções inovadoras para os desafios do mercado”, destaca Gustavo Siqueira, vice-presidente de Recursos Humanos e Comunicação Latam. “Acreditamos em uma cultura TEC (do inglês Trust, Empowerment, Collaboration), que significa Confiança, Empoderamento e Colaboração. Essa mentalidade é parte central do nosso dia a dia, com forte compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável”.
Neste sentido, são também destaques os projetos de sustentabilidade como o treinamento “Mural do Clima”, que conscientiza os colaboradores sobre os impactos ambientais de suas atitudes diárias, e outras iniciativas internas de redução da pegada de carbono e promoção da economia circular, como o “Hora de Agir”, programa que incentiva todos os colaboradores a enviarem novas ideias de como diminuir as emissões de CO2.
Gustavo explica ainda como o compromisso ESG é pilar fundamental à gestão de pessoas e ao envolvimento dos profissionais do grupo com o projeto maior de construção de um mundo mais justo para todos. “Por meio dos valores que priorizamos e das iniciativas que desenvolvemos, fortalecemos oportunidades para que os colaboradores possam se engajar em diversos tipos de iniciativas que promovam um impacto positivo na sociedade; com envolvimento em ações de voluntariado voltados para a educação, habitação ao desenvolvimento comunitário, por exemplo”.
Benefícios e processos seletivos
Além de todo o investimento em qualificação e criação de oportunidades de progressão de carreiras, a empresa aposta também em outros benefícios para a atração e retenção de talentos, desde instrumentos tradicionais, como a participação nos lucros, até novas plataformas e soluções tecnológicas de parceiros para diversos tipos de incentivos, variando entre os negócios do grupo.
Outro destaque é o “Carreira em Foco”, programa interno de diálogo sobre as oportunidades de carreira e desenvolvimento dentro do Grupo. A recém-realizada quarta edição contou com uma semana de programação intensa e encontros regionais nas unidades de negócio Saint-Gobain em toda a região Latam.
A empresa também incentiva e fomenta a mobilidade de seus colaboradores, seja entre áreas, entre empresas do grupo e entre os países em que atua – hoje em dia, são aproximadamente 100 colaboradores da América Latina que passaram pelo processo de mobilidade internacional. “Valorizamos um ambiente inclusivo, diverso, que estimula o diálogo aberto, o compartilhamento de ideias, o intraempreendedorismo, a colaboração, a mobilidade e a responsabilidade com a sociedade e suas comunidades. E estamos sempre em busca de pessoas antenadas, engajadas e que compartilham dos mesmos valores que a gente”, conclui Cláudia.