Projeto da empresa nasceu a partir de uma pesquisa de clima organizacional e tem como propósito proporcionar mais qualidade de vida ao colaborador dentro e fora do ambiente de trabalho
A Elanco Saúde Animal foi reconhecida com a certificação “RH Inovador” pelo terceiro ano consecutivo no Think Work Innovations, premiação que elege as iniciativas mais inovadoras em gestão de pessoas. A edição 2024 recebeu mais de 300 projetos válidos de 123 companhias dos mais variados portes e segmentos de mercado. A Elanco foi certificada pelo projeto Espaço Viva+, na categoria Employer Branding.
A origem do case remonta a 2020, quando uma pesquisa de clima organizacional revelou a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. Assim nasceu o Viva Mais Saudável, carinhosamente apelidado de Viva+ pelos próprios colaboradores: um programa de bem-estar voltado ao cuidado preventivo dos principais pilares de saúde: físico, mental, emocional, espiritual, financeiro e social, por meio de informativos, palestras e campanhas. “Nossa ideia era capacitar nossos times com informações qualificadas para que pudessem tomar as melhores decisões sobre suas vidas profissionais e pessoais. É comprovado cientificamente que ao melhorar a qualidade de vida, os colaboradores se tornam mais satisfeitos no trabalho, o que resulta em maior retenção de talentos e mais produtividade”, afirma Adriana Santana, diretora sênior de RH LATAM e Canadá da Elanco.
O sucesso do Viva+ levou à criação, em 2023, do Espaço Viva+, que rendeu à empresa a nova certificação. Este ambiente foi projetado para promover o autoconhecimento e o enfrentamento de situações adversas, visando prevenir e mitigar questões que possam impactar a saúde mental dos colaboradores.
Adriana descreve o Espaço Viva+ como “um local onde os colaboradores podem aplicar os conceitos de bem-estar promovidos pela empresa”. Além de uma sala de lactação equipada para as mães, o espaço oferece áreas para meditação, mindfulness e sessões de terapia. Atendendo às sugestões dos colaboradores, o espaço também incorporou a prática de cromoterapia. “Recebemos diversos feedbacks valiosos que foram incorporados ao programa na medida em que estavam alinhados com sua proposta”, conta.
O projeto está alinhado à estratégia de negócios da Elanco e à sua cultura organizacional, fundamentada no conceito de “Elanco Healthy Purpose”. “Este conceito abrange ações que promovem o bem-estar dos animais e das pessoas, além da preservação do planeta, formando um tripé de sustentabilidade”, explica Adriana.
A executiva, com uma longa trajetória na Elanco, conhece bem os valores da empresa e como esta valoriza a opinião de seus colaboradores. Ela foi responsável por estabelecer métricas e ampliar o quadro feminino na afiliada brasileira por meio de uma estratégia de equidade de gênero, sempre com o apoio de outras lideranças. Hoje, as mulheres ocupam 50% dos cargos de gestão da Elanco Brasil.
Para Adriana, com o programa Viva+ e o Espaço Viva+, a companhia reafirma seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores e estabelece um novo padrão para as práticas de saúde mental no local de trabalho.
Com mais de 200 marcas em seu portfólio, composto por soluções preventivas e terapêuticas para animais de companhia (cães e gatos) e de produção (bovinos, aves e suínos), comercializadas em mais de 90 países, a Elanco é hoje a segunda maior empresa de saúde animal do mundo.