O índice é um marco na história da companhia e é atribuído à transformação cultural que motivou colaboradores e à série de programas, ações e iniciativas para este fim
A série de investimentos em novos projetos, somado ao apoio às iniciativas voltadas à segurança do colaborador, renderam à Aura Minerals a marca de um milhão de horas sem acidentes com afastamento no projeto Borborema, desenvolvido em Currais Novos, no Rio Grande do Norte. “Este índice é um marco na nossa história e resulta do aprimoramento contínuo de nossas práticas, acompanhado de um olhar atento e da cultura de cuidado que inspirou nosso time a se envolver em nossas iniciativas para promover a saúde e a segurança dos nossos colaboradores”, declarou Pitagoras Costa, gerente de projetos da Aura Minerals.
O executivo detalhou que desde 2022, quando as atividades na região foram iniciadas, a companhia implementou uma rotina consistente de atenção à segurança de aproximadamente mil profissionais que atuam no projeto. Para alcançar este indicador, a mineradora implantou um ecossistema integrado de gestão de segurança, pelo qual foi possível dispor de ferramentas que auxiliaram no processo de conscientização dos trabalhadores para prevenção e com efeito na redução dos números.
Pitagoras destacou também que um importante aliado nesta jornada foi a dedicação da liderança no tema e o aperfeiçoamento da rotina de inspeção de segurança, além da implantação desde o início do projeto, dos procedimentos de gestão integrada de segurança como o preenchimento de Registros de Ocorrência de Segurança (ROS), e a implantação da análise de riscos preliminares. “Esta é uma conquista que precisa ser celebrada por cada um dos nós. São 665 dias, quase dois anos, reafirmando diariamente o nosso compromisso e responsabilidade com a nossa própria segurança e dos nossos parceiros. Também não podemos deixar de lado o olhar atento para promover intervenções necessárias em situações de risco”, observou.
665 dias sem acidentes: resultado demanda atenção redobrada à rotina de cuidados
Para além de celebrar a conquista, o executivo observou ainda a importância de manter o alerta ligado para proporcionar uma rotina voltada à segurança e ao cuidado em toda a jornada. “Este número nos motiva a redobrar nosso empenho e fortalecer nossas práticas em favor do cuidado para uma atuação de excelência, sem esquecer do que há de mais importante: a nossa segurança. Vamos continuar trabalhando juntos para fortalecer nossa cultura de segurança, com objetivo de alcançarmos novos índices como este”, comentou.
Pitagoras explicou que um grande desafio para atingir este número foi tornar real a cultura do cuidado e da segurança dentro da atividade minerária e considera determinante a integração de iniciativas como o Regras que Salvam Vidas. Com conceito mais abrangentes sobre as regras de segurança, ele fomenta um ambiente saudável e convidativo ao engajamento de colaboradores e parceiros para cumprimento de oito normas que previnem acidentes, sejam eles simples, graves ou fatais.
Outro fator determinante, segundo o executivo, foi o engajamento da alta liderança com a realização dos Comitês de Saúde, Segurança e Meio Ambiente para acompanhar indicadores e tomar decisões em prol da preservação da vida nas atividades diárias. “Cada ROS registrado nos permitiu a adotar medidas preventivas e corretivas que ajudaram a manter um ambiente de trabalho seguro, livre de acidentes”, concluiu.