Escolha da Avenida Paulista considerou a facilidade de acesso de todos que trabalham na empresa e moram na Grande São Paulo via solução de inteligência de dados própria (DataZAP)
O Grupo OLX, maior marketplace de classificados de produtos usados, autos e imóveis do Brasil, inaugura seu novo escritório, em São Paulo, na Avenida Paulista, seguindo sua política de modelo de trabalho flexível e com o objetivo de trazer mais conexão, qualidade de vida e eficiência para seus colaboradores.
De acordo com Christiane Berlinck, vice-presidente de Recursos Humanos do Grupo OLX, o imóvel da Avenida Paulista une tecnologia e conforto para os dias de trabalho presencial. “O projeto do novo escritório também foi idealizado com base na nossa cultura “Jeitos” que promove a conexão por meio de uma comunicação fluida e transparente entre nossos colaboradores, com base no bem-estar. O ambiente foi criado para ser um local de encontro, de troca e aproximação, quando as pessoas sentirem necessidade de se conectar, preservando o formato de trabalho flexível”, explica.
Para a mudança, a companhia considerou fatores como bem-estar, comodidades, acesso ao transporte público, serviços e amenidades locais do entorno, proximidade de outras empresas e deslocamento do seu time.
A localização foi escolhida a partir de um levantamento inovador realizado pelo DataZAP, solução de inteligência de dados do grupo, que cruzou o CEP de 626 endereços dos trabalhadores que moram na região metropolitana de São Paulo e seus respectivos tempos de deslocamento para os potenciais escritórios avaliados, por meio de coordenadas geográficas (latitude e longitude).
A partir dos principais eixos de transporte metroferroviário, foram identificados potenciais locais para o novo escritório, levando em conta a pesquisa Origem Destino de 2023, que indicou que 53% das viagens em São Paulo utilizam metrô e trem como principal meio de transporte. Na avaliação dos bairros, a Bela Vista foi a região mais indicada, com uma redução média de 44 minutos no tempo total de deslocamento ida e volta dos colaboradores do Grupo OLX.
Flexibilidade e interações
A empresa, que conta com cerca de 1.400 colaboradores e tem um escritório no Rio de Janeiro, agora reabre seu escritório de São Paulo no coração da cidade. O novo espaço representa a integração da política de trabalho flexível da empresa, em que a ida ao escritório é uma escolha pessoal, com prioridade para o trabalho remoto. Esse modelo vai além do home office tradicional, pois garante que todos os colaboradores tenham as mesmas condições de participar, interagir e colaborar, independentemente de onde estiverem.
Essa abordagem fortalece as conexões internas e incentiva a realização de encontros estratégicos. “Por meio deste modelo de trabalho, incentivamos que as pessoas se encontrem quando fizer algum sentido como, por exemplo, para criar conexões, facilitar debates e colaborações, ou seja, que tenha algum propósito, que seja intencional”, diz Christiane.
Para sustentar bem esse modelo, a empresa investiu em tecnologia de ponta nos sistemas de videoconferências que utilizam inteligência artificial para supressão de ruídos e para enquadrar individualmente o rosto do colaborador durante as chamadas. Essas inovações trazem todos para a mesma experiência, independente do lugar de onde estejam trabalhando.
O projeto
Com vista privilegiada para a Avenida Paulista, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de homenagear São Paulo trazendo elementos que remetem a ícones que fazem parte da nossa rotina, como por exemplo o ladrilho que encontramos nas calçadas da cidade e o grafite feito exclusivamente pelo artista Ronah.
O projeto, desenvolvido pela a empresa Alfa 2 Arquitetura, foi elaborado para refletir e privilegiar o modelo de trabalho flexível adotado pela empresa. Além de proporcionar espaços para encontros estratégicos, o projeto inclui diferentes formatos de salas de reuniões, phones booths e espaço dedicado ao trabalho informal com poltronas e sofás que permitirão diferentes experiências aos colaboradores. Todos os elementos acústicos como painéis e forros foram produzidos a partir de materiais 80% recicláveis, a biofilia está integrada aos mobiliários e a iluminação natural foi muito bem explorada a fim de trazer conforto e bem estar a todos. Com 80 posições de trabalho tradicionais disponíveis, o espaço foi concebido para comportar até 200 pessoas para eventos e trabalhos colaborativos, garantindo acessibilidade e adotando as melhores práticas do mercado.
O principal ponto de destaque fica para a área de descompressão com mais ou menos 350m², voltado para a Av. Paulista, será palco de eventos, com o objetivo de fomentar a troca entre colaboradores, clientes e parceiros. Para esse espaço, teremos arquibancadas, mobiliários flexíveis e uma copa integrada. O projeto, desenvolvido de forma colaborativa com o time de facilities, RH e TI, reflete a essência e os ideais do Grupo OLX.