Pelo 3º ano consecutivo, a Volkswagen do Brasil figura no ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora, da consultoria Randstad, uma das maiores empregadoras no segmento de recrutamento e seleção do mundo
A Volkswagen do Brasil integra novamente o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores empregadoras no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Este é o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integra esse seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.
O estudo Randstad Employer Brand Research é realizado globalmente pela Randstad há mais de 20 anos em 32 países. Desde 2019 ele é feito no Brasil, abordando os principais atributos de uma marca empregadora na visão dos talentos, a percepção do público sobre os principais empregadores do mercado e o reflexo de sua atratividade para os colaboradores.
Na edição 2024, foram entrevistados mais de 4.500 brasileiros e as 150 maiores empregadoras do País foram avaliadas. Há destaque para dois novos pilares que impactam o cotidiano dos talentos: inteligência artificial e equidade no trabalho. Para os talentos, os fatores mais importantes na escolha de um empregador são, em ordem de prioridade:
- Progressão na carreira.
• Salários e benefícios atrativos.
• Ambiente de trabalho agradável.
• Equidade.
• Gestão sólida.
Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, afirma que “o reconhecimento da Volkswagen do Brasil como Top 10 na pesquisa Marca Empregadora 2024 da consultoria Randstad, pelo 3º ano consecutivo, é resultado de uma estratégia de Recursos Humanos com foco total em nossas pessoas colaboradoras. Evoluir constantemente como uma marca empregadora de excelência, sendo atrativa no recrutamento e retenção de talentos, faz parte dos nossos objetivos prioritários. Estamos sempre conectados às tendências globais em gestão de pessoas e nos dedicamos a promover um ambiente cada vez mais humano, diverso, inclusivo e colaborativo, para que todos se sintam bem e felizes trabalhando na Volkswagen”.
Volkswagen do Brasil é Top Employer pelo 6º ano
A Volkswagen do Brasil também conquistou em 2024 a certificação Top Employer pelo 6º ano consecutivo. Essa certificação global reconhece empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.
Na certificação Top Employer 2024, a Volkswagen do Brasil atingiu a excelente nota de 90,2% nas melhores práticas de Recursos Humanos avaliadas pela pesquisa, uma nota bem acima da média considerada benchmark entre as empresas avaliadas, que é de 82%. Desde 2019, quando conquistou o Top Employer pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil registrou crescimento de 19,2 pontos percentuais no resultado da pesquisa.
No Brasil, a Volkswagen atingiu 100% de aprovação em oito áreas da pesquisa em 2024: Estratégia de Negócio, Liderança, Marca Empregadora, Ética & Integridade, Organização & Mudança, Ambiente de Trabalho, Propósito & Valores e Sustentabilidade.
Alguns temas da Volkswagen do Brasil que contribuíram com a conquista do Top Employer 2024 foram liderança, aquisição de talentos, carreira e bem-estar. Em 2024, o Top Employer certificou 2.259 empresas em 122 países, sendo 67 no Brasil.
Volkswagen também é Great Place To Work pelo 2º ano consecutivo
A Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Great Place To Work pelo 2º ano consecutivo, em 2023, se mantendo como um excelente lugar para trabalhar. A certificação é resultado de uma pesquisa internacional de cultura e engajamento que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho. Em 2022, a Volkswagen do Brasil havia conquistado pela primeira vez o Great Place To Work.
A avaliação contou com 63 perguntas divididas em cinco tópicos: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Os colaboradores respondem ao questionário voluntariamente. A escala de satisfação subiu de 75% (em 2022) para 78% (em 2023) e o engajamento (participação na pesquisa) cresceu 13 pontos percentuais. O orgulho de contar a outras pessoas que trabalha na Volkswagen permaneceu como o pilar mais forte (93%).
Diversidade & Inclusão é pilar estratégico na Volkswagen
A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a Volkswagen é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.
A empresa estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão que conta com a participação de todos os membros do comitê executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.
A Volkswagen do Brasil também oferece vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos. A empresa segue impulsionando a meta de aumentar o número de mulheres na liderança e em 2023 já ampliou o equilíbrio na admissão de mulheres e homens: no ano, as contratações de mulheres representaram 44% dos cargos executivos, 37% de mensalistas e 35% de horistas.
Entre as ações de Diversidade & Inclusão também estão cinco grupos de diálogo formados por pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares gênero, LGBTQIAP+, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).
Saúde e bem-estar
A Volkswagen do Brasil investe continuamente em programas de saúde física, mental e bem-estar aos seus colaboradores e dependentes; entre os quais, parcerias com o Wellhub (antigo Gympass) e o Zenklub. A Volkswagen também conta com áreas de convivência nas fábricas, academia ao ar livre, entre outras ações.