De acordo com dados da Pesquisa de Panorama do Treinamento de 2023, o Brasil investe duas vezes menos que os Estados Unidos na área 

Mesmo com tantas aplicações para a área de Treinamento e Desenvolvimento, dados de dezembro de 2023 da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, realizada pela Integração Escola de Negócios e encomendada pela ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, mostram que o Brasil investe em média apenas 2,11% sobre a folha de pagamento anual na área de Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores, enquanto os Estados Unidos, uma potência nesta área, investe uma média de 4,62% no mesmo período. 

De acordo com Iona Szkurnik, fundadora da Education Journey, HR Tech especializada na vertical de desenvolvimento de colaboradores, “a área de T&D, por entender os colaboradores e qualificá-los ainda mais para as tarefas diárias, auxilia no desenvolvimento de áreas necessitadas, sendo uma das grandes impulsionadoras para melhores resultados de todo o negócio das companhias”. 

Os métodos de T&D auxiliam na perspectiva do aprendizado e crescimento na estratégia de negócios da empresa, além de fornecer diversos benefícios para os próprios colaboradores. Com o uso de IA, a aplicabilidade se torna ainda mais fácil, uma vez que a tecnologia pode exercer o papel fundamental de entender a maneira como os usuários aprendem, podendo destacar os principais pontos de atenção, além de ser uma alternativa mais econômica e sustentável. “Estamos vivendo um momento em que as empresas começam a enxergar a importância de desenvolver os colaboradores para que se tornem profissionais ainda mais engajados e que caminhem junto da empresa”, analisa.

A especialista destaca ainda que existem diversos métodos que podem ser utilizados para iniciar o investimento, como ferramentas que automatizam os processos e utilizam inteligência artificial para entregar assertividade e agilidade no projeto, que impulsionam este movimento nas equipes. 

Além de auxiliar com sistemas digitais que centralizam informações relevantes para o T&D, como materiais de treinamento, a tecnologia facilita o acesso e garante a segurança dos dados. O uso também pode ser valioso com ferramentas analíticas que fornecem insights valiosos sobre o desempenho dos colaboradores durante o treinamento, com relatórios personalizados que ajudam a tomar decisões informadas. A automação de processos também reduz a carga administrativa, permitindo que os profissionais de RH se concentrem em atividades estratégicas. “É importante entender que cada colaborador possui um método de aprendizado e podemos usar a tecnologia ao nosso favor, com ferramentas que compreendam cada tipo de profissional”, destaca a especialista. A IA é capaz de aplicar conteúdos personalizados e escaláveis para cada perfil de profissional, gerando ainda mais assertividade no treinamento. “Existem diversas formas de utilizar as novas aplicabilidades quando falamos em T&D, fazendo com que as empresas tenham mais rentabilidade e segurança ao inserir esses métodos”. 

Por fim, Iona destaca ainda que existem diversas formas que comprovam a eficácia dos treinamentos, mas é no dia a dia que os líderes podem notar as principais diferenças. Atualmente, testes de eficácia, entrevistas e métricas de processo são algumas das formas de avaliação que as empresas adotam, mas que podem se adequar a cada tipo de companhia, treinamento e perfil de colaborador, sempre respeitando o profissional e sua trajetória.

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