Projeto do Instituto C&A com 6 marcas de moda autoral parceiras selecionará estudantes para experimentação profissional com ajuda de custo mensal e auxílio alimentação

Segundo os últimos dados levantados pelo IBGE em 2023, o Brasil apresentou uma taxa de desemprego da população negra maior que a média nacional, alcançando o percentual de 8,9%, um número alto quando comparado aos 5,9% correspondente à população branca. Com o objetivo de enfrentar essa disparidade e aumentar a diversidade em posições criativas na indústria da moda, o Instituto C&A anuncia a terceira edição do Meu Primeiro Corre na Moda, projeto com recorte étnico-racial exclusivo para estudantes negros e indígenas que estão começando suas carreiras na moda em diversas cidades do Brasil.

O projeto irá selecionar estudantes de diferentes regiões do país para uma experimentação profissional de seis meses, iniciando em junho de 2024, em colaboração com renomadas marcas de moda autoral em seis diferentes cidades brasileiras. Os selecionados terão a chance de imergir nos processos criativos, de produção e de vendas, compreendendo melhor o dia a dia e os processos de criação, produção, sortimento e comunicação. A iniciativa abrange uma experiência prática de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira, permitindo que os participantes apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula no ambiente dinâmico e real do mercado de moda.

O Instituto C&A estabeleceu parcerias com marcas influentes em seis diferentes regiões do Brasil: BABA em Fortaleza, Lucas Leão Co no Rio de Janeiro, Not Equal em Belo Horizonte, DOD em São Paulo, Dane-se em Brasília, e Ateliê Mão de Mãe em Salvador.

A parceria permite que a marca abra seu espaço e capacite profissionalmente sem se preocupar com o investimento financeiro do aumento da equipe, já que a bolsa-auxílio de R$ 1.410 e a alimentação de R$ 500 mensais são custeadas pelo Instituto C&A. “Em construção desde 2022, o projeto não apenas abre portas para talentos emergentes e apoia as marcas com recursos humanos, mas também reflete nosso objetivo de construir um ambiente mais equitativo e representativo. Ao apoiar estudantes negros e indígenas, conseguimos gradualmente ampliar a diversidade de profissionais criativos na moda, e todos ganham nesse cenário”, afirma Gustavo Narciso, diretor executivo do Instituto C&A.

Após participação da experimentação profissional, os selecionados são convidados ainda a integrar a Comunidade IC&A&VC, que conta com benefícios exclusivos, acompanhamento de carreira e investimentos por até dois anos após o encerramento do projeto.

O período para inscrições vai de 2 a 17 de maio de 2024 e os resultados serão divulgados no dia 3 de junho. A experimentação profissional acontecerá entre 10 de junho e dezembro de 2024. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Meu Primeiro Corre na Moda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.