Durante evento em São Paulo, distribuidora anunciou também dois programas voltados para formação de jovens eletricistas
A Enel Distribuição São Paulo realizou no dia 9 de maio um evento para apresentar a primeira turma de contratados que farão parte do contingente de 1.200 novos profissionais que reforçarão as equipes de campo nos próximos 12 meses. A apresentação foi realizada pelo presidente da Enel Brasil, Antonio Scala, na base da Enel no Jaguaré, zona oeste da capital, e é a primeira etapa do robusto plano de contratações da empresa, que irá quase dobrar o número de colaboradores próprios para o atendimento de emergência, manutenção e combate às perdas. A companhia já realizou a contratação de mais de 180 novos profissionais.
A Enel São Paulo anunciou também dois programas de formação voltados para jovens eletricistas. Um deles é o Jovem Aprendiz, programa incluído na Lei da Aprendizagem (10.097/2000), que exige uma cota mínima de vagas abertas correspondente a 5% do quadro de cargos técnicos da companhia. A Enel São Paulo assumiu o compromisso de dobrar essa meta em 2024, chegando a 10% dos cargos, com a seleção de 200 jovens, ainda no segundo semestre deste ano, para uma capacitação que deve ter início em setembro e durar até 15 meses.
A segunda iniciativa, também voltada a jovens eletricistas, é um programa de formação intensiva, que visa atender à necessidade imediata da companhia por novos profissionais. Em junho, 160 jovens começarão a ser selecionados para uma capacitação com duração de cinco meses, a partir de setembro deste ano. Ao término, estarão prontos para serem contratados pela companhia. Para os dois programas, podem participar jovens a partir de 18 anos, sem necessidade de comprovação de experiência prévia. A seleção levará em conta critérios como vulnerabilidade social, raça e gênero. Os selecionados receberão formação teórica e prática. “A Enel tem total compromisso com o Brasil e com São Paulo. Queremos atingir um nível de excelência na prestação dos nossos serviços e contribuir com a formação de jovens para ingresso no mercado de trabalho. Estamos quase dobrando o número de colaboradores próprios na nossa operação em campo, o que vai permitir mais agilidade e eficiência no restabelecimento da energia”, afirmou Scala.
Novas vagas de emprego
Além dos mais de 180 profissionais já contratados, as vagas atualmente em aberto estão disponíveis no site da empresa: https://jobs.enel.com/en_US/careers/JobOpeningsBrazil. Podem se candidatar profissionais que tenham ensino médio completo, curso de eletricista de distribuição de energia elétrica que atenda à Norma Regulamentadora 10 do Ministério do Trabalho e habilitação para condução de veículos.
As etapas do processo seletivo contam com avaliação de certificados, entrevistas individuais e dinâmicas de grupo. A companhia oferece um pacote de remuneração que inclui salário base competitivo e remuneração variável, auxílio transporte, vale alimentação/refeição, convênio para atividade física, cursos na plataforma online de treinamento da companhia, dentre outros benefícios.
A contratação dos novos profissionais faz parte do plano de aumento do contingente de eletricistas, o que vai impactar diretamente na qualidade dos serviços e na redução do tempo médio de atendimento aos clientes. Além de melhorar os indicadores de eficiência da distribuidora, o projeto também contribui para a formação de mão de obra e geração de emprego nas áreas de concessão em que a empresa atua.