Empresa do setor de óleo e gás desafia a alta rotatividade de pessoal presente no segmento
O setor de óleo e gás é historicamente marcado por alta rotatividade de profissionais, desafiando as empresas a desenvolverem estratégias eficazes de retenção de talentos. A Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, tem se destacado ao adotar a estabilidade e a valorização de seus profissionais como pilares centrais de sua governança corporativa.
De acordo com a companhia, mais de 20% de seus colaboradores têm mais de 10 anos de casa, enquanto sua equipe executiva possui uma média de 10 anos de experiência interna. Esses números contrastam com os dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro), que apontam uma taxa de rotatividade de 18,4% no setor em 2022, com a rotatividade voluntária triplicando nos últimos três anos, de 3% em 2020 para 9% em 2023.
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média de permanência no emprego no Brasil é de aproximadamente 5,8 anos. Para combater a alta rotatividade, a consultoria Gallup destaca quatro principais fatores para retenção: reconhecimento contínuo, oportunidades de crescimento, ambiente de trabalho positivo e pacotes de benefícios competitivos.
Cultura organizacional e capacitação como diferenciais
Para motivar e reter seus empregados, a Seagems aposta em estratégias consistentes para garantir um ambiente de trabalho atrativo e relações de longo prazo. A companhia também atua com uma cultura organizacional sólida, focada em benefícios competitivos, além de contar com plano de carreira estruturado. Para a alta liderança, a longevidade dos funcionários é um diferencial importante que impacta diretamente a eficiência operacional e a inovação.
O investimento em capacitação também se reflete na formação de novos profissionais para a indústria offshore. Cerca de 45% dos empregados offshore da Seagems iniciaram suas carreiras sem experiência prévia de embarque, sendo treinados internamente. Apenas em 2024, os treinamentos corporativos ultrapassaram 80 mil horas, o equivalente a mais de 10.080 dias de capacitação ininterrupta.
A companhia conta hoje com 1.045 profissionais distribuídos entre suas embarcações e escritórios localizados no Rio de Janeiro, Rio das Ostras e Viena. Em apenas 10 anos de operação, a Seagems promoveu mais de 2.500 colaboradores e registrou mais de 1 milhão de horas de treinamento.