O projeto “Colorindo em Ação” é uma parceria entre a Volkswagen do Brasil e a ONG Parceiros Voluntários, com apoio da Fundação Grupo Volkswagen
O projeto “Colorindo em Ação”, realizado pela Volkswagen do Brasil em parceria com a ONG Parceiros Voluntários e a Fundação Grupo Volkswagen para apoiar a Casa Neon Cunha, em São Bernardo do Campo (SP), acaba de conquistar a categoria ESG do Prêmio Ser Humano, promovido pela ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), em São Paulo.
Localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde fica a fábrica Anchieta, da Volkswagen do Brasil, a Casa Neon Cunha oferece acolhimento, abrigo e apoio psicossocial e jurídico à população LGBTI+ em situação de vulnerabilidade na região do Grande ABC. Com o projeto “Colorindo em Ação”, a ONG fortaleceu suas operações, se tornando um centro de acolhimento permanente e sustentável.
O projeto “Colorindo em Ação” ofereceu à Casa Neon Cunha uma consultoria de governança, estruturação organizacional e capacitação sobre o funcionamento do Terceiro Setor coordenada pela ONG Parceiros Voluntários. A iniciativa promoveu a melhoria de pilares como gestão administrativa, planejamento financeiro e captação de recursos. Na Volkswagen, o projeto foi idealizado pela área de Diversidade & Inclusão da empresa, em parceria com o grupo de diálogo Colorindo, formado por pessoas colaboradoras voluntárias da VW para atuar em prol da causa LGBTI+. O projeto contou também com trabalho voluntário de colaboradores da Volkswagen do Brasil e com suporte técnico da Fundação Grupo Volkswagen. “É motivo de muito orgulho para todos nós, da Volkswagen do Brasil, receber o Prêmio Ser Humano, da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), na categoria ESG. Esse importante reconhecimento comprova que seguimos evoluindo como uma empresa cada vez mais humana e conectada com as pessoas. Afinal, a Volkswagen é a marca das pessoas. E dentro do trabalho de Governança, Diversidade & Inclusão, do qual eu sou padrinho do pilar LGBTI+, é uma satisfação ver o ‘Colorindo’, o grupo de afinidade que pauta o pilar LGBTI+ na Nossa VW, expandindo seu propósito em prol da comunidade. Com o apoio da ONG Parceiros Voluntários, conseguimos fortalecer ainda mais a Casa Neon Cunha, que já vem fazendo um trabalho fantástico no acolhimento da comunidade LGBTI+. O prêmio coroa nossas ações inclusivas e demonstra que semeando respeito, colhemos inclusão”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil e padrinho do grupo de diálogo Colorindo.
Para Paulo Cunha, presidente da ONG Casa Neon Cunha, “este projeto foi essencial, pois auxiliou a Casa Neon Cunha a entender conceitos de gestão, qualidade e governança. Depois do projeto e definições de governança e gestão da Casa Neon Cunha, nossa ONG atende por 24 horas, empregou mais de 20 pessoas e abriga 16 pessoas. Estamos de fato gerando transformação social!”.
O apoio à Casa Neon Cunha também contou com a doação de R$ 70 mil, realizada pela Fundação Grupo Volkswagen, para a manutenção de suas atividades. “A parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen e a Casa Neon Cunha teve início há mais de dois anos e, desde então, temos fortalecido nossa atuação em prol da mobilidade social de grupos minorizados, como a comunidade trans e travesti. Nossas ações incluem cursos de qualificação profissional, retificação de nome e assistência social, por exemplo, além de doação financeira para a manutenção das atividades da organização. Infelizmente, o Brasil é um dos países mais violentos para a população LGBTI+ no mundo. O preconceito e a discriminação afastam grande parte das pessoas trans da escola e, consequentemente, dificultam seu acesso ao emprego digno, perpetuando um ciclo de exclusão e desigualdade. O reconhecimento da ABRH-SP vem para reforçar o nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão e, sobretudo, com a mobilidade social das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, comenta Vitor Hugo Neia, diretor geral da Fundação Grupo Volkswagen.
De acordo com a superintendente da ONG Parceiros Voluntários, Anna Paula Montini, a premiação reconhece a relevância de ações que contribuem para o fortalecimento e perenidade das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) – um dos principais pilares de atuação da entidade – e também valoriza a atuação articulada entre empresas e o terceiro setor. “Estamos muito felizes com essa parceria com a Volkswagen que demonstra que tecnologias sociais como as da Parceiros Voluntários podem ser utilizadas em iniciativas inovadoras de ESG. É muito bom ver os nossos 28 anos de atuação renovando sua vocação para gerar impacto social transformador”, afirma Anna Paula.
Linha Pride, da Fundação Grupo VW, apoia a visibilidade trans
A Fundação Grupo Volkswagen também apoia a visibilidade trans por meio de seus projetos e criou a Linha Pride, com produtos exclusivos inspirados na causa. A Linha Pride foi concebida em parceria com os integrantes do Colorindo, grupo de diálogo LGBTI+ da Volkswagen do Brasil.
Os itens são confeccionados pelas integrantes do projeto Costurando o Futuro, da Fundação Grupo VW, que capacita profissionais de costura. Por meio da técnica do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo VW e fornecedores são transformados em mochilas, estojos, nécessaires, entre outros itens, contribuindo com a sustentabilidade do planeta.
As peças estão disponíveis na Loja da Fundação Grupo Volkswagen. Acesse o site e garanta já a sua.
Em 2024, a Fundação também financiou um curso de qualificação profissional em corte e costura para as pessoas atendidas pela Casa Neon Cunha, ampliando as possibilidades de renda e mobilidade social.
Volkswagen é empregadora de excelência
A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de ser uma empregadora de excelência, oferecendo um ambiente de trabalho humano, diverso e saudável para todos. A empresa iniciou 2025 celebrando uma importante conquista: a certificação Top Employer pelo 7º ano consecutivo. Com a excelente nota 88,34%, acima da média considerada benchmark nas melhores práticas de RH, a Volkswagen do Brasil também atingiu 100% de aprovação em cinco áreas da pesquisa em 2025: Estratégia de Negócio, Organização & Mudança, Propósito & Valores, Ética & Integridade e Sustentabilidade.
Na América do Sul, a Volkswagen Argentina também se destacou e recebeu a Top Employer pelo 6º ano consecutivo. Essa importante certificação global reconhece as empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento de seu ambiente de trabalho.
Além da Top Employer, a Volkswagen do Brasil conta com outras certificações e reconhecimentos importantes. Em 2024, a Volkswagen do Brasil integrou novamente o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Foi o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integrou o seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.
A empresa conquistou também em 2024 o certificado Great Place To Work pelo 3º ano consecutivo, se mantendo como excelente lugar para trabalhar de acordo com a pesquisa internacional de cultura e engajamento GPTW, que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Em 2024, a Volkswagen também se manteve no ranking GPTW de melhores empresas para trabalhar na Indústria, com destaque para as práticas de Culture Audit; e conquistou o selo Great People Mental Health com a excelente nota 82, logo no primeiro ano de participação nessa avaliação de bem-estar.
A pesquisa GPTW feita com os colaboradores da Volkswagen do Brasil em 2024 também contou com o Censo de Diversidade & Inclusão, em parceria com o Great People Diversity. A iniciativa incluiu perguntas para avaliar a estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa, mapear demografias e trazer recomendações dos colaboradores para avanços na estratégia no curto, médio e longo prazos. Foi o segundo Censo de Diversidade & Inclusão realizado pela Volkswagen do Brasil, sendo o primeiro em parceria com a pesquisa GPTW e a Great People Diversity. Em relação ao primeiro censo, a empresa registrou aumento de 31% no número de colaboradores participantes.
Outra conquista importante da Volkswagen no ano passado foi a certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integrou 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa.
Desde 2020, a Volkswagen do Brasil também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU e conquistou 5 vezes o Prêmio Automotive Business Diversidade & Inclusão por suas ações e boas práticas no setor automotivo.
Embracon
A Universidade Corporativa Embracon (UCE) conquistou o 1º lugar no Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP) na categoria Desenvolvimento. A premiação busca valorizar as melhores iniciativas em gestão de pessoas dentro e fora das organizações. A conquista inédita chancela o compromisso da Embracon, uma das maiores administradoras independentes de consórcios do Brasil, em promover a educação contínua, o crescimento e a capacitação de seus colaboradores.
A UCE se consolidou como um pilar estratégico da empresa, oferecendo trilhas de desenvolvimento que acompanham toda a jornada dos colaboradores. Atualmente, a Universidade Corporativa Embracon disponibiliza diversos cursos essenciais, incluindo Ciência do Consórcio para Vendas e Prevenção à lavagem de dinheiro. “A conquista do primeiro lugar é um reconhecimento muito significativo para a Embracon. Esse prêmio reflete o nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento das nossas pessoas, oferecendo oportunidades de qualificação que impactam diretamente na jornada profissional de cada um. Estamos muito orgulhosos do trabalho que temos feito por meio da nossa Universidade Corporativa e seguimos com a missão de fortalecer ainda mais a cultura de aprendizagem dentro da empresa”, afirma Brenda Donato, diretora de Pessoas da Embracon.
Para Brenda, a premiação é prova do impacto positivo da Universidade Corporativa na trajetória de desenvolvimento dos colaboradores. “A UCE tem sido uma peça-chave para alinharmos o crescimento pessoal e profissional dos nossos times com os objetivos da empresa, e este reconhecimento reafirma a importância de investir continuamente em educação e inovação como diferenciais competitivos sustentáveis”, garante.