Vertente foca em automação, personalização e inovação em otimização de processo

As soluções de IA vêm transformando a atuação das áreas de Gestão de Pessoas. De olho nessa tendência quase consolidada, a LG lugar de gente, maior HR Tech do Brasil, estruturou o Centro de Soluções IA, que busca atender à crescente demanda por ferramentas que otimizem processos, personalizem experiências e ofereçam insights preditivos.

Segundo Anderson Okuno, gerente de Desenvolvimento de Games e EAD da LG lugar de gente, e responsável pela nova área, a criação do centro é uma resposta direta às transformações do mercado. “As empresas buscam ferramentas que automatizem, personalizem e tornem a gestão de pessoas mais preditiva, melhorando a experiência dos gestores e colaboradores. Também vimos a necessidade de otimizar o trabalho dos profissionais, permitindo que foquem em estratégias de desenvolvimento humano e decisões mais complexas”, reforça.

Estrutura multidisciplinar como diferencial

O Centro de Soluções IA da LG lugar de gente foi estruturado com uma abordagem multidisciplinar, reunindo especialistas de diversas áreas para integrar tecnologia e necessidades humanas. A equipe é composta por cientistas de dados, que analisam e interpretam grandes volumes de informações; desenvolvedores de software, que implementam as soluções; especialistas em machine learning, que criam e ajustam modelos preditivos; e profissionais de automação, que garantem a integração eficiente dos processos. “Contamos também com profissionais das áreas de Produtos que entendem profundamente o contexto de RH, o que garante que as soluções desenvolvidas sejam direcionadas às demandas reais do mercado e agreguem valor aos nossos clientes”, destaca Okuno.

Na prática

Entre os projetos já implementados pelo Centro, destaca-se o PerguntAI, uma ferramenta que auxilia consultores do suporte operacional na obtenção de respostas rápidas para problemas relatados em chamados. Além disso, o uso de IA é aplicado em processos de migração de dados durante implantações e na automação de buscas e preenchimentos de documentos padrão.

Os resultados têm sido positivos tanto em eficiência quanto em satisfação dos colaboradores. “Esses projetos são exemplos do impacto real que queremos gerar, não apenas em termos de economia de tempo e custos, mas também na melhoria da experiência dos nossos clientes e colaboradores,” complementa.

2025 em diante

A LG lugar de gente planeja expandir o uso de Inteligência Artificial em suas soluções em 2025, com foco em pesquisa, desenvolvimento e evolução de produtos. “Estamos comprometidos em trazer melhorias constantes e motivar nossa equipe a liderar a transformação do setor de RH. Nosso objetivo é tornar a LG lugar de gente mais eficiente, inclusiva e orientada a dados, com impactos positivo na experiência de todos os envolvidos”, finaliza Okuno.

Com o Centro de Soluções, a empresa segue as demandas do mercado, garantindo que suas soluções acompanhem novas tecnologias e atendam às necessidades do RH brasileiro.

Dados para insights

Para além do Centro de Soluções de IA, a LG lugar de gente também aposta em dados como base estratégica para a gestão de pessoas. Para isso, a área de Data & Analytics, da companhia trabalha em novas gerações de soluções orientadas a dados, como o People Analytics, ferramenta lançada no segundo semestre de 2024.

A solução tem como objetivo transformar grandes volumes de informações em insights práticos, o que permite que empresas tomem decisões mais precisas e embasadas. A ferramenta utiliza aprendizado de máquina e IA para enriquecer as análises apresentadas. Para diferenciar de diagnósticos tradicionais, o People Analytics utiliza algoritmos para fornecer informações adaptadas ao perfil do usuário e ao contexto da análise, o que permite a criação de modelos personalizados.

Leonardo Pimenta, gerente de Data & Analytics da LG lugar de gente, comenta como a solução pode impactar em desafios comuns enfrentados pelas empresas. “Com o People Analytics, os gestores podem identificar padrões de comportamento com a base de dados dos colaboradores, prever tendências, analisar engajamento e maneiras de reter talentos, além de implementar ações que melhorem a experiência dos colaboradores e otimizem os resultados das organizações”, afirma

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