Solução, de caráter preventivo, automatiza suporte do RH ao time e gera insights baseados em dados coletados ao longo da jornada do colaborador

A SafeSpace, startup que nasceu como uma plataforma digital de gestão de conduta, substituindo tradicionais canais de denúncia corporativos, acaba de dar mais um passo em direção à promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e éticos. A empresa lança agora a Sonia, solução de inteligência artificial que deve transformar a maneira como as companhias interagem com seus colaboradores.

Com foco primordial na prevenção de conflitos e no bem-estar dos funcionários, a Sonia ajuda os profissionais de RH a identificar e resolver problemas de gestão e cultura antes que se tornem crises, direcionando esforços para ações estratégicas de desenvolvimento de lideranças, retenção de talentos e melhoria contínua da experiência dos colaboradores.

A ferramenta faz isso graças à combinação de IA generativa e a expertise da SafeSpace na gestão de conduta. Uma vez integrada aos bancos de dados das empresas, a Sonia é capaz de responder dúvidas práticas relacionadas à rotina dos funcionários — dias de férias, emendas de feriados, reembolsos e políticas internas da companhia —, e também de tratar de temas mais delicados, como desconforto com a atitude de superiores ou mesmo a denúncia de casos de assédio.

Com isso, a Sonia dá acesso rápido a informações importantes de forma segura e anônima, ao mesmo tempo que libera o RH de atividades corriqueiras e repetitivas, e oferece ao time insights em tempo real sobre clima organizacional, engajamento e retenção de talentos. “A implementação de canais de denúncias, embora seja uma prática cada vez mais comum e exigida por regulamentações diversas, ainda enfrenta alguns pontos de resistência dentro das companhias, que muitas vezes não compreendem o poder estratégico da ferramenta. E sendo uma solução reativa, ela não impede que os problemas aconteçam, por mais que ajude a mitigar riscos e na resolução dessas questões. Ao longo da nossa jornada, entendemos que faltavam ao RH ferramentas para uma atuação preventiva e estratégica. Foi aí que nasceu a Sonia”, afirma Rafaela Frankenthal, CEO e cofundadora da SafeSpace.

Criada em 2020 por Rafaela, Giovanna Sasso, Natalie Zarzur e Claudia Farias. Ao longo de sua história, a startup já recebeu mais de R$ 13 milhões. Foram duas rodadas de investimento, lideradas pela Maya Capital e pela ABSeed Ventures, em 2020 e 2021, respectivamente.

Hoje, a SafeSpace conta com cerca de 180 clientes, pequenas e médias empresas de diferentes setores. Somente em 2024, foram mais de 50 marcas incorporadas ao portfólio. Entre os principais nomes, CNA Idiomas, Loggi, Rappi, Creditas e Gupy. Para 2025, a startup planeja dobrar o número de clientes e acredita que a Sonia será grande propulsora desse movimento. “Acreditamos que a IA vai revolucionar a gestão de pessoas e nós queremos ser protagonistas dessa mudança. Imaginamos um futuro no qual o RH se liberta de tarefas repetitivas e se torna, de fato, um motor de inovação e crescimento”, reforça Rafaela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.