Empresa se uniu ao movimento estudantil de empresas juniores para aproximar jovens do setor
Para incentivar a diversidade geracional no agronegócio, grandes companhias, como a BASF, têm investido em iniciativas para engajar novas gerações, acreditando no mercado de trabalho como um terreno fértil para o protagonismo jovem no setor. “O agro é um setor que se fortalece ao longo de muitas décadas de trabalho, de um legado que passa de geração para geração. Exige conhecimento, dedicação e visão. É um setor que desenvolve pessoas e transforma vidas. Por isso, engajar jovens talentos é essencial para manter essa história viva e garantir que o mercado continue se modernizando”, afirma Juliana Justi, diretora de Recursos Humanos da BASF Soluções para Agricultura para América Latina.
Com o objetivo de aproximar jovens talentos, a empresa reuniu cerca de 50 estudantes da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP), maior movimento de empreendedorismo jovem do Brasil, em seu escritório, na capital paulista. O evento contou com a participação de profissionais de diversas gerações da BASF, que falaram sobre oportunidades de carreira, adoção de novas tecnologias no campo e a importância da agricultura no país.
Empresários juniores já movimentaram R$ 19 milhões em São Paulo
A FEJESP tem desempenhado um papel significativo na formação de lideranças jovens e na geração de impacto econômico nas universidades paulistas. Em 2023, a entidade mobilizou R$ 19 milhões, resultado do faturamento das mais de 200 empresas juniores que representa. Atualmente, a FEJESP reúne mais de 5 mil estudantes de 62 Instituições de ensino superior, promovendo iniciativas que estimulam o empreendedorismo jovem por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras para diversos setores, incluindo o agronegócio.
Estudante de engenharia agronômica e analista comercial da empresa júnior da ESALQ/USP, Nathália Milanez diz que enxerga o agro como um setor cheio de oportunidades e inovações: “no ano passado, nossa empresa júnior faturou mais de R$ 440 mil, o que mostra o potencial de impacto que nós, jovens, temos para encabeçar essa renovação e levar o agronegócio a um novo patamar”, comenta a universitária.
Já Guilherme Aragoni, ex-líder da empresa júnior da PUC-SP e atualmente analista de marketing da BASF, conta que participar do movimento estudantil foi muito importante para ocupar a posição que tem hoje: “não só me sinto mais preparado profissionalmente, como também adquiri muito mais maturidade para lidar com desafios diários e, principalmente, trabalhar em equipe”.
Vagas para nível técnico e superior
Além de promover encontros como este, a companhia aposta no Programa Todo Talento, voltado para estudantes do ensino técnico e superior, que desejam ingressar na BASF. Com vagas abertas durante todo o ano e com início imediato, o programa oferece uma experiência completa, incluindo treinamentos técnicos e comportamentais, modelo híbrido de trabalho e benefícios competitivos ao mercado.
Para Bruno Ferrante, gerente sênior de Gestão de Talentos e DE&I da BASF na América do Sul, iniciativas como o Todo Talento e o BASF On Talent refletem o compromisso da empresa em formar as novas gerações e promover a diversidade “Queremos oferecer mais do que uma experiência profissional, por isso, buscamos criar um ambiente de aprendizado e troca onde os jovens possam se desenvolver em uma companhia que lidera em inovação, sustentabilidade e inclusão. É assim que preparamos talentos para os desafios de um mercado em constante transformação”, comenta.