A segunda edição da premiação reúne empresas de diversos setores e busca valorizar o incentivo ao ensino profissional e empregabilidade de jovens
O Instituto da Oportunidade Social (IOS), que há 26 anos já formou mais de 45 mil jovens para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos, acaba de reconhecer 35 empresas parceiras que apoiam a formação e empregabilidade de jovens para o mercado de trabalho.
Em sua segunda edição, o prêmio IOS de Impacto Social 2024 tem como objetivo evidenciar o compromisso de empresas de diversos setores com a formação e inclusão produtiva do jovem no mundo do trabalho.
As empresas e parceiros reconhecidos em 8 categorias foram:
– Investimento no IOS: TOTVS, Dell, Dataprev, Zendesk, EMpower;
– Empresas parceira que contratam via jovem aprendiz: TOTVS, Banco C6, ARIZONA, Carvalima, Catupiry;
– Investimento via projetos incentivados: Mercado Livre, ISA Cteep, B3, IBM, PWC, Siemens, Instituto Porto Seguro;
– Engajamento no voluntariado: Globant, Instituto Localiza, TOTVS, Dell, IBM, Zendesk, Banco ABC;
– Empregabilidade de jovens: TOTVS, Banco C6, Localiza, Rede Cidadã, FGV;
– Investimento em desenvolvimento institucional: Dataprev, Dimensa, Hospital Albert Einstein, Instituto Renner, Instituto Phi, Fundação Beneficente Elijaas Gliksmanis, Instituto Ekloos;
– Investimento em turmas do IOS: Banco C6, Ypê, Nuclea, Itaesbra;
– Articuladoras da empregabilidade: ABES, Rede Cidadã, Sou Educação Juventudes Potentes, Educa 2030.
Para Alecsandra Neri, gerente de operações do Instituto da Oportunidade Social, “o Prêmio Impacto Social IOS é uma forma de reconhecer as empresas pelo compromisso com responsabilidade social, ao investirem na formação e empregabilidade dos alunos do IOS. Além de contribuírem com a diversidade e inovação em seus negócios, também propiciam um impacto social relevante para o jovem, sua família e comunidade”.
No IOS ao longo de um semestre os alunos contam com formação em conceitos técnicos que incluem aulas práticas nos softwares, Educação Digital, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). Além disso, na grade curricular, também são trabalhados os conceitos e práticas sobre vivência corporativa, para que os alunos aprendam a elaborar e-mails, apresentações e participar de reuniões.
Além dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, o IOS conta com uma equipe multidisciplinar composta por instrutores, monitores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos, que atuam próximo à realidade dos alunos oferecendo também todo suporte emocional para que eles possam desenvolver ainda mais seu potencial.
Com 26 anos de atuação, o IOS já formou mais de 45 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, com índices de empregabilidade de 70% após a formação e colaborando com a ampliação da renda familiar em até 63% a partir do programa IOS de Oportunidades, que durante três anos os apoia com indicações para o mercado de trabalho.