Companhias estão adotando novidades para oferecer melhores serviços aos empregados, o que inclui aplicativos de monitoramento cardíacos e dashboards de saúde, que trazem informações como cobertura vacinal e ocorrências de enfermidades

O uso de tecnologia e inovações para o acompanhamento da saúde dos colaboradores está ganhando cada vez mais destaque dentro das empresas, sendo um importante elemento de promoção do bem-estar como, também, uma relevante fonte de informações sobre a saúde dentro da empresa. Isso ficou evidente na última pesquisa “Diagnóstico do bem-estar”, realizado pela WTW, que ouviu mais de 240 empresas no Brasil, que juntas representam mais de um milhão de empregados. “As empresas estão, cada vez mais, preocupadas com o bem-estar físico dos colaboradores, o que inclui, também, as condições de saúde”, explica Olavo Linhares, diretor de Clientes de Saúde e Benefícios da WTW Brasil, uma das maiores corretoras de gestão de riscos e consultorias do mundo. “E, para conseguir acompanhar isso, a tecnologia e a inovação mostraram-se fundamentais”, completa.

De acordo com a pesquisa, mais de 50% das empresas respondentes estão desenvolvendo políticas para minimizar a disseminação de doenças transmissíveis, promovendo exames de saúde recomendados, usando a comunicação personalizada para incentivar exames e vacinação, oferecendo programas de gestão de risco de estilo de vida e incentivando o uso de cuidados virtuais

Entre essas tecnologias e inovações, está o ElfieWorks, uma plataforma holística de saúde com certificação médica para ajudar a prevenir e controlar doenças crônicas e, consequentemente, aumentar o bem-estar otimizando os custos médicos.

A plataforma tem diversos programas em um único app e pode ser usado pelo funcionário da empresa e por toda sua família.

Otavio Berwanger, médico que coordena o Conselho Médico Científico Independente da Elfie, explicou que as doenças crônicas não transmissíveis causam danos significativos para a população em geral, por isso é cada vez mais necessário empresas identificarem e incentivarem o uso de novas práticas e soluções, principalmente as de automonitoramento de saúde. “Esta plataforma se alinha precisamente com os requisitos de pessoas e empresas que buscam efetuar mudanças substanciais, integrando a gamificação no automonitoramento da saúde, ao mesmo tempo em que aproveitam os recentes avanços em tecnologias de ponta”, completou o médico.

Outra inovação que está ganhando espaço dentro das empresas são os painéis de saúde da própria WTW, que une diversas tecnologias, como os analytics, e trazem informações relevantes para os departamentos de recursos humanos, que conseguem balizar melhor suas ações.

Entre as possibilidades, estão acompanhamento de coberturas vacinais, práticas de prevenção de doenças, dentre outros. Para se ter uma ideia disso, um levantamento realizado em uma empresa com 35 mil colaboradores durante a crise da dengue, em maio deste ano, identificou que a empresa precisava aprimorar suas campanhas de prevenção, como vacinação e uso de repelentes.

No período de janeiro a maio de 2024, o painel identificou um aumento de 136% de ocorrências da doença, se comparado com o mesmo período de 2023. Esse aumento resultou em 401 atestados, que representaram um total de mais de 11.400 horas de trabalho perdidas e um custo total de, aproximadamente, R$ 67 mil.

Segundo Linhares, as soluções para saúde trazem diversos benefícios para as empresas, que conseguem direcionar melhor seus esforços e suas atividades. “Os trabalhos conduzidos pelas empresas têm como objetivo fazer com que as pessoas sejam protagonistas de sua saúde, incorporando hábitos saudáveis em sua vida. Em alguns casos, como o uso do aplicativo, o próprio usuário traça suas metas e atividades; em outras situações, as empresas receberão insights importantes de onde precisam atuar, de forma a orientar seus colaboradores a cuidarem melhor da própria saúde”, explica Linhares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.