Com nota maior de 90 (de um total de 100) em todos os requisitos, companhia foi eleita uma das melhores empresas do Brasil com excelência em práticas de recursos humanos

A SoftwareOne, companhia líder em soluções de softwares e tecnologia de nuvem e serviços, foi eleita uma das melhores empresas do Brasil com excelência em práticas de recursos humanos pelo primeiro Prêmio da EXAME em Gestão de Pessoas. O reconhecimento, é fruto de um trabalho de priorização das pessoas como peças-chave no crescimento da corporação, presente em mais de 80 países.

O diretor geral da SoftwareOne Brasil, Otavio Argenton, afirma que as pessoas são prioridade em sua gestão, pois o crescimento da empresa exige uma atenção especial ao colaborador. “Nos posicionamos como uma companhia que acolhe, valoriza o bem-estar e promove o desenvolvimento. Acreditamos que isso motiva as pessoas a entregarem o seu melhor, para juntos alcançarmos grandes resultados”, afirma.

Esse modelo de negócio, inclusive, está alinhado às expectativas das novas gerações. De acordo com uma pesquisa feita pelo National Society of High School Scholars (NSHSS), os fatores mais importantes para a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) no trabalho são tratamento justo dos empregados (28%), equilíbrio entre vida pessoal e profissional (25%) e responsabilidade social corporativa (14%).

Esse cenário é comprovado pelos requisitos do prêmio, que resultaram em uma pontuação unânime superior a 90 (de um total de 100). Entre os critérios avaliados estão: remuneração justa, recompensa por performance, agilidade organizacional, flexibilidade no trabalho, empenho em garantir bem-estar, diversidade e inclusão, além de oportunidades para utilizar habilidades, desenvolver talentos e promover aprendizado e crescimento.

Além disso, a empresa também já foi reconhecida pelo selo Great Place To Work por cinco anos consecutivos, o que endossa seu compromisso em fomentar um ambiente colaborativo, de alto desempenho e inovação.

O diretor de Recursos Humanos Eduardo Prazeres, acredita que esse é o resultado de um modelo de trabalho atento às necessidades não só das novas gerações, mas também do mercado e do tempo. “A premissa de qualquer ação desenvolvida pela companhia é a escuta atenta. Dessa forma, conseguimos driblar desafios como turnover, satisfazendo os colaboradores e os mantendo comprometidos com as entregas”, pondera.

O executivo acrescenta ainda que “na SoftwareOne Brasil, o sucesso é impulsionado por três engrenagens fundamentais: Experiência do Colaborador + Cultura de Alta Performance = Experiência do Cliente. Acreditamos que nossos clientes só podem amar a SoftwareOne se nossos colaboradores amarem primeiro, criando um ciclo virtuoso de satisfação e excelência”, ressalta.

Do RH humanizado ao uso de IA

Segundo Prazeres, uma vez priorizada, a área de Pessoas e Cultura da corporação participa ativamente das decisões de negócios, considerando as características do time e como é possível torná-los mais colaborativos frente a cada projeto. Para tanto, a SoftwareOne Brasil conta com uma série de iniciativas, a começar pela humanização das relações.

Ao compreender o aspecto humano dessa relação empregado-empresa, a companhia se preocupa em oferecer um equilíbrio entre o ambiente de trabalho e a vida pessoal, conectando os valores individuais das pessoas com o que a empresa pode oferecer. “Um exemplo prático é o escritório com propósito, nosso modelo de trabalho, em que o colaborador comparece ao escritório somente se houver um propósito, sem a obrigatoriedade de presença física em dia se horários pré-determinados. Afinal, flexibilidade e Cultura de Alto Desempenho necessitam dessa harmonia”, destaca.

Além disso, a empresa oferece ainda cartão de benefícios flexíveis, comitê de diversidade, portfólio de cursos para aprimoramento profissional, licença maternidade e paternidade estendida, por meio do Selo Empresa Cidadã, e pacote de benefícios para pets, inclusive assistência médica veterinária.

Para interessados em ingressar na companhia, além do processo seletivo tradicional, também é possível se beneficiar dos programas SoftwareOne Academy, que projeta a integração de talentos iniciantes na área de TI, bem como profissionais que estão buscando uma mudança de carreira e desejam ingressar no setor, e também o Programa SoftwareOne Academy Returnship, com foco exclusivo em profissionais experientes que buscam recolocação no mercado de trabalho.

Não menos importante e atenta às tendências do mercado, a companhia recentemente implementou o Copilot, Inteligência Artificial da Microsoft, no setor de Recursos Humanos. Trata-se de um ambiente interno de IA personalizado para a área, que tem como objetivo interagir com os colaboradores para otimizar sua experiência e apoiar o time.

Prazeres explica que entre os benefícios da implementação da tecnologia, denominada internamente como SofIA, destacam-se o suporte 24×7 e em tempo real ao colaborador, a possibilidade de tirar dúvidas sem precisar abrir um ticket e aguardar o SLA de retorno da área e a redução da carga operacional da equipe do setor. “Todas os feitos da área de RH da SoftwareOne têm a preocupação de colocar as pessoas no centro, como verdadeiras protagonistas do processo de evolução digital dos clientes, o que automaticamente aumenta produtividade e engajamento. Isso nos orgulha e nos motiva a fazer cada vez mais, por meio de melhorias contínuas, com base na perspicácia dos negócios. Assim, é possível inclusive demonstrar os benefícios de nossas tecnologias para os clientes na prática. Em suma, é o RH desempenhando um papel crucial, impactando positivamente tanto as pessoas quanto o negócio”, finaliza Prazeres.

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