Baixa qualificação e dificuldade cada vez maior de encontrar profissionais para os cargos de entrada, pois os jovens não desejam mais atuar em posições operacionais também foram destaques do debate
O terceiro painel de debates, intitulado “As principais oportunidades, riscos e desafios que os Líderes de RH enfrentam no setor de Serviços”, contou com a participação de Alessandra Micillo, gerente Business Partner Corporativo e Gestão de Talentos LATAM na Martin Brower Brasil; Fabio Busato Osorio, diretor de RH no Grupo Verzani & Sandrini; e Christiano Moreno, diretor de RH na Aegea Saneamento e Participações, com mediação da consultora em Desenvolvimento Humano, Jéssica Holanda. Os especialistas discutiram as particularidades do setor de Serviços, abordando as oportunidades para inovação e melhoria dos processos de gestão de pessoas, os riscos associados às mudanças rápidas no mercado e os desafios de manter a motivação e o engajamento dos colaboradores em um ambiente altamente competitivo e com mão de obra intensiva e de alta rotatividade.
Alessandra Micillo, gerente Business Partner Corporativo e Gestão de Talentos LATAM na Martin Brower Brasil, apresentou os quatro principais segmentos de negócio da empresa: Supply Chain, Pro Cargo, Pro Foods e Trade Log. A Martin Brower é a única multinacional logística do Brasil que integra todos esses segmentos em seus serviços, destacando-se pela qualidade e segurança alimentar. Alessandra enfatizou a importância de prevenir contaminações e garantir a segurança dos alimentos fornecidos a restaurantes e franqueados, otimizando custos e utilizando tecnologia avançada para rastreamento de carga e processos de armazém.
A executiva destacou os desafios no recrutamento e seleção de motoristas, uma profissão que enfrenta dificuldades no Brasil devido à falta de novas gerações interessadas na carreira e às condições das estradas. Para mitigar esses desafios, a Martin Brower organiza mutirões de emprego, realiza formação interna para carreteiros e estabelece parcerias com instituições de formação de motoristas. Além disso, a empresa promove a equidade de gênero na área de operações, majoritariamente masculina, por meio de comitês de diversidade, capacitação para liderança feminina e programas de mentoria exclusiva para mulheres.
A Martin Brower também lançou iniciativas como o “cantinho da mamãe” para apoiar as colaboradoras lactantes e implementou a licença parentalidade para promover a neutralidade de gênero. Alessandra ressaltou o programa “Elas na Operação”, que visa fomentar, capacitar e desenvolver mulheres para alcançarem novos níveis em suas carreiras. “A empresa entende que essas ações são essenciais para quebrar vieses e promover uma cultura mais inclusiva e equitativa”, reforçou.
Além de uma gestão integrada e personalizada, a Martin Brower mantém indicadores de desempenho logístico rigorosos e processos de importação e exportação eficientes, como o transporte da batata do McDonald’s da Argentina para o Brasil. A empresa é certificada por BRC, ISO e regimes fiscais especiais, garantindo um serviço de alta qualidade e segurança alimentar. Alessandra concluiu destacando o compromisso contínuo da Martin Brower com a inovação e a excelência no setor logístico.
A Verzani & Sandrini foi fundada em Santo André, prestando serviços para a Pirelli, que permanece cliente até hoje. Fabio Busato Osorio, diretor de RH da segunda maior empresa de facilities do Brasil, destacou a magnitude da empresa, que admite, em média, 2.500 pessoas por mês, e atua em 24 estados, figurando no Top of Mind de RH por 15 edições consecutivas. Em 2018, a Verzani & Sandrini passou a receber investimentos de fundos, permitindo um crescimento orgânico e inorgânico, com a aquisição de 13 companhias desde 2020. O mercado de facilities no Brasil é extremamente pulverizado, com a Verzani & Sandrini respondendo por uma fatia de R$ 4 bilhões de receita.
Os desafios de atrair mão de obra qualificada e lidar com um turnover de 40% a 45% ao ano são significativos para a Verzani & Sandrini. Busato mencionou que o programa “Sua Evolução” foi criado para enfrentar esses desafios, focando no desenvolvimento de líderes com um ciclo de performance integrado à Academia AVS e à universidade corporativa. O projeto, que inclui podcasts, encontros e capacitações, visando desenvolver habilidades essenciais como gestão do tempo e autorresponsabilidade, fundamentais para a eficiência dos líderes em campo.
A empresa também implementou um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) para atender às demandas operacionais e um call center que funciona 24/7, garantindo suporte contínuo para os colaboradores. Busato destacou a importância de mobilizar a liderança, pois, em muitos postos de trabalho distantes, o líder local desempenha o papel do RH. A Verzani & Sandrini investiu intensamente no ciclo de performance e na formação de líderes, para garantir que a equipe esteja bem treinada e possa enfrentar os desafios diários com eficiência.
Além disso, durante a pandemia, a Verzani & Sandrini lançou o programa “Nosso Cuidar”, em parceria com um fornecedor especializado, para oferecer assistência social e saúde mental aos colaboradores. O programa, que funciona 24/7, inclui tratamento psicológico on-line e suporte em questões corriqueiras como nascimento de filhos e orientação financeira. Busato concluiu destacando o orgulho da empresa com a universidade corporativa e os programas de apoio social, que têm sido fundamentais para o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores.
Christiano Moreno, diretor de RH na Aegea Saneamento e Participações, destacou o propósito da empresa de levar água e tratar o esgoto da população, uma missão crucial em um país onde ainda há 90 milhões de brasileiros sem coleta de esgoto e 32 milhões sem água tratada. Ele enfatizou que o investimento em saneamento básico é fundamental, pois para cada real investido, economizam-se quatro reais em saúde pública.
A Aegea, fundada em 2010, tem crescido rapidamente e atualmente atende 35 milhões de pessoas em mais de 700 municípios brasileiros, com um forte foco social e ambiental. A composição acionária da empresa inclui o grupo familiar Equipav, que detém 53% do capital, um fundo soberano de Singapura com 34%, e o grupo Itaúsa com 13%.
A empresa realiza o ciclo completo da água, desde o abastecimento até o tratamento de esgoto, e mais de 80% das cidades atendidas têm menos de 50 mil habitantes. O Instituto Aegea, braço social da empresa de saneamento básico, desenvolve projetos em parceria com Unicef e WWF. Exemplos de projetos incluem a tarifa de 10 reais em Manaus para levar saneamento a comunidades carentes e a contratação de mais de 2 mil colaboradores das comunidades do Rio de Janeiro.
Christiano também destacou o compromisso da Aegea com a diversidade, priorizando a inclusão de mulheres e negros na liderança. Atualmente, 32% das posições de liderança são ocupadas por mulheres, com a meta de alcançar 45% até 2030. Para negros, a meta é aumentar de 17% para 27% no mesmo período. As metas financeiras atreladas a essas iniciativas refletem a seriedade com que a empresa trata a diversidade e inclusão.
Segundo o diretor de RH, os desafios da área na Aegea são significativos, especialmente devido ao rápido crescimento da empresa, que passou de 9 mil para 21 mil colaboradores em menos de três anos. A empresa investiu em um projeto estruturado de relações trabalhistas e sindicais para manter os custos de pessoal controlados e permitir investimentos em desenvolvimento, liderança e tecnologia.
Por fim, Christiano ressaltou a importância do programa de saúde e bem-estar da Aegea, implementado em parceria com a startup Zenklub, que já alcançou uma adesão de quase 17%, bem acima da média de mercado. A empresa também desenvolveu programas de estágio, jovem aprendiz e trainees, sendo uma das grandes alavancas de crescimento e formação de líderes para os novos ativos. “A transformação cultural, com a implementação de um sistema novo de HXN com a SAP, é um passo essencial para tornar o RH mais estratégico e eficiente, alinhando-se ao crescimento acelerado da empresa”, concluiu.
A cobertura do Fórum Nacional de Líderes de RH contou com o patrocínio:
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