Campanhas de incentivo com metas mensuráveis e recompensas personalizadas podem ser a chave para motivar equipes e aumentar vendas
Com o início da Black Friday hoje e término no dia 1º de dezembro, empresas de diversos setores se preparam para um dos períodos mais intensos de vendas do ano. Além de atrair clientes, investir na motivação das equipes de vendas pode ser uma estratégia para o sucesso nesse período. Durante a Black Friday, a carga de trabalho aumenta e campanhas internas de incentivo têm se mostrado eficazes para melhorar o desempenho das equipes. Manter os colaboradores motivados não apenas contribui para a produtividade, como também impacta diretamente na experiência do cliente. Fintechs de pagamentos, como a Hub4pay, podem ajudar a garantir a praticidade das premiações corporativas.
Dados do Instituto Locomotiva, em parceria com a LTM, revelam que 87% dos trabalhadores consideram premiações em produtos e serviços uma forma eficiente de valorização. Além disso, 88% dos colaboradores acreditam que programas de incentivo são eficazes para motivar e aumentar o engajamento no trabalho. “Quando os colaboradores se sentem reconhecidos e valorizados, eles se dedicam ainda mais para alcançar os objetivos da empresa”, afirma Daniel Moreira, CEO da Hub4pay. Oferecer bonificações, prêmios ou recompensas aos funcionários podem estimular a produtividade. Ele sugere que campanhas de incentivo sejam adotadas como estratégia para fortalecer o comprometimento e garantir um atendimento de excelência.
A plataforma da Hub4pay permite premiar colaboradores de forma rápida, eficiente e segura, sem a necessidade de gestão física de prêmios. Com ela, é possível emitir gift cards e personalizar premiações que facilitam a entrega de recompensas aos colaboradores. Sua infraestrutura robusta de pagamentos digitais suporta um grande volume de transações sem comprometer a qualidade e a segurança , garantindo uma experiência positiva para a empresa e para os colaboradores.
Como fazer campanhas de incentivo
• Para incentivar os colaboradores nas vendas da Black Friday, é importante estabelecer objetivos e metas específicas e mensuráveis, como por exemplo, alcançar um número X de vendas diárias. Também vale dividir as metas em etapas para garantir a motivação ao longo do mês, não apenas durante os dias de campanha.
• Oferecer recompensas atrativas como gift cards, produtos tecnológicos, ou até dias de folga e considerar premiar pelo desempenho individual, em equipe e até por metas diárias, criando uma sensação de competição saudável.
• Usar da gamificação para transformar as metas de vendas em um jogo, com rankings e níveis que a equipe precisa subir. A cada nível alcançado, o vendedor ganha uma recompensa.
• Fazer mini desafios rápidos durante a Black Friday, nos quais os vendedores que fizerem o maior número de vendas em um curto período de tempo ganham prêmios instantâneos. Isso cria um senso de urgência e mantém a energia alta durante o dia.
• Celebrar as vitórias da equipe em tempo real, compartilhando as conquistas dos vendedores no grupo do time, nas redes sociais da empresa ou em uma reunião. O reconhecimento público muitas vezes é um grande motivador para a equipe, pois mostra que o esforço está sendo notado.
• Oferecer prêmios que possam ser personalizados para cada colaborador, como vouchers de experiências que eles possam escolher (jantar, spa, atividades ao ar livre). Personalizar as recompensas pode aumentar o engajamento e a percepção de valor.