Ela assume juntamente com Marcela Birger, empossada como superintendente do IOS
Vivian Broge, vice-presidente de Relações Humanas e Marketing da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, assume voluntariamente a presidência do IOS – Instituto da Oportunidade Social.
Com sua chegada na organização, Vivian pretende ampliar a inclusão produtiva dos jovens além de estabelecer uma interlocução efetiva com os departamentos de RH das companhias para a construção de iniciativas mais inclusivas para a população em situação de vulnerabilidade. “Um dos grandes desafios do IOS é criar oportunidades que contribuam com o ingresso do jovem no mundo do trabalho, em um cenário em que essa população é a que mais sofre com o desemprego. Fazemos isso por meio de formação profissional, e vamos além. Fomentamos parcerias com diversas empresas para promover a empregabilidade desses jovens, eles são verdadeiras potências e precisamos deles para alcançar ambientes de trabalhos mais diversos e inovadores”, afirma.
Vivian pontua que, embora áreas como a de TI, que demandam profissionais qualificados e são contempladas pelos cursos do IOS, geralmente busquem candidatos prontos, é essencial que as empresas compreendam o contexto dos jovens — com formação escolar muitas vezes menos estruturada — e adotem uma abordagem de desenvolvimento contínuo para esses profissionais que possuem enorme potencial. O Instituto, por outro lado, além da formação profissional gratuita, oferece também reforço de português e matemática para minimizar essa defasagem.
Com mais de duas décadas de experiência em cargos de liderança na gestão de RH de grandes corporações, como Danone Early Life Nutrition no Brasil, Iguatemi S.A. e, mais recentemente, TOTVS, Vivian traz uma carreira extensa, com passagens por empresas como Natura Cosméticos, Grupo IBOPE, Atento e BCP Telecomunicações. No Terceiro Setor, a executiva atua como conselheira das organizações sociais Turma do Jiló e Specialisterne, além de ser mentora no Instituto Vasselo Goldoni.
Além de Vivian o IOS, passa a contar com Marcela Zitune Birger, que assume o cargo de superintendente da organização. “O IOS é uma organização sólida, que há mais de 26 anos contribui com a formação profissional de jovens e seu ingresso no mundo do trabalho. Estou animada e pretendo contribuir com a expansão de parceiros estratégicos e ampliar a formação e empregabilidade de jovens profissionais especialmente para a área de tecnologia”, comenta Marcela. “O impacto do IOS vai além da empregabilidade, permite o aumento na renda familiar em 63% após o aluno formado. Nossa meta é promover ainda mais a inclusão produtiva do jovem no mercado de trabalho”, completa a superintendente.
Marcela, possui uma sólida experiência em empresas de grande porte como, Editora Abril, Cyrela e Grupo Iguatemi S.A. Desde 2007, tem uma forte atuação no terceiro setor, sendo líder voluntária em ONGs focadas em justiça social, educação e cultura. Contribui na Unibes com a captação de recursos para possibilitar que jovens ingressem no ensino universitário e também desempenhou papel de diretora e ex-presidente do grupo jovem do Fundo Comunitário, uma instituição filantrópica que apoia projetos sociais no Brasil e em Israel.