O Estado do Mato Grosso vive uma crescente necessidade de doações de sangue e a Nutribras deu sua contribuição
A necessidade de doações de sangue em Mato Grosso é uma realidade constante. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, os estoques de sangue nos hemocentros frequentemente operam abaixo da capacidade ideal.
O tipo O negativo, por exemplo, é um dos mais demandados e de difícil reposição. Ciente dessa realidade e de sua responsabilidade social, a Nutribras Alimentos decidiu agir diretamente, promovendo uma campanha de doação de sangue dentro da unidade de Sorriso (MT), no horário de expediente, com isso a participação de seus colaboradores será mais fácil.
A cada doação, é possível salvar até quatro vidas, mas a baixa adesão à causa e a rotina atribulada de muitos brasileiros dificultam a manutenção dos estoques em níveis seguros e o João Vitor, médico veterinário da Nutribras, reforçou a importância da doação de sangue e elogiou a empresa por facilitar a adesão dos funcionários a essa causa. “Nós temos que pensar nos demais. Temos que pensar na sociedade em comum. Então eu acredito que a doação salva vidas e é muito importante que as empresas possam estar influenciando seus colaboradores. Influenciar a doação de sangue vai salvar cada vez mais pessoas”, disse João, que também destacou o valor de poder participar durante o horário de trabalho. “Às vezes não temos tempo de ir lá, então fazermos aqui é de suma importância. Pelo tempo que a gente tem, nós que viemos de interior, como eu, é corrido, às vezes depende de transporte, não consegue tirar um tempo pra ir doar, no meu caso eu passo o dia aqui, chego cedo”, frisou.
João ainda compartilhou uma experiência pessoal. “Eu era doador no Tocantins, sou novo aqui, somente há seis meses que cheguei, nunca tive tempo de doar, então isso é muito importante.”
Gustavo Silvestre Lima, fisioterapeuta da Nutribras há dez anos, também destacou a relevância dessas campanhas dentro do ambiente de trabalho, especialmente em uma empresa do porte da Nutribras, que conta com centenas de funcionários. “Bom, é interessante a gente estar sempre com essas campanhas, né, tanto aqui, seja onde for, no hospital, a campanha de doação de sangue, porque nós sabemos que às vezes existe a questão de déficit de bolsa sanguínea nos hospitais, nós sabemos que precisamos bastante dessas campanhas de doação.”
Gustavo ressaltou ainda o impacto positivo da ação dentro da Nutribras. “Nós temos aqui aproximadamente dois mil colaboradores, então acho que faz parte da vida social, municipal, inclusive, de fazer essas campanhas de doação. Sabemos que nós precisamos de mais bolsas de sangue, até porque existem alguns tipos de sangue que são mais raros, mais difíceis de encontrar, e acredito que aqui no frigorífico da Nutribras possa encontrar esses tipos sanguíneos”.
Julce Lucion, diretora da Nutribras, ressalta que se trata de uma ação periódica, “inclusive a Nutribras libera para que os funcionários possam fazer a doação de sangue, e aí abastece o banco do município e das cidades da vizinhança. Começamos há aproximadamente uns três anos, e a nossa empresa aderiu junto com o pessoal do hospital regional para fazer esse projeto acontecer, então disponibilizamos dois dias, eles vêm até à empresa fazemos uma motivação com os colaboradores dando folga, dando algumas outras regalias, presenteando, para incentivar mesmo a doação, atitude tão nobre. Temos um projeto nesse mundo que também é ajudar ao próximo”.
A responsabilidade social da Nutribras
Com unidades localizadas em Vera e Sorriso, no estado do Mato Grosso, a Nutribras se posiciona como uma empresa comprometida não apenas com a sustentabilidade em suas operações de suinocultura, mas também com o bem-estar social. Além de investir em tecnologia de ponta e qualificação profissional, a empresa entende o impacto positivo que pode ter na comunidade ao promover ações de responsabilidade social, como a campanha de doação de sangue.
Ao trazer a doação para dentro da empresa, durante o expediente, a Nutribras elimina barreiras para que seus colaboradores participem de uma ação que salva vidas, reforçando seu papel de liderança não apenas no setor produtivo, mas também em iniciativas sociais.