Estudo conduzido pela consultoria BOLD HRO foi realizado com 35 sócios e diretores dos principais escritórios de advocacia do País

A BOLD HRO, consultoria de recrutamento especializado e desenvolvimento organizacional, conduziu uma pesquisa sobre Impactos e Tendências no Mercado Jurídico sob o ponto de vista de gestão de pessoas e novos formatos de trabalho dentro deste mercado. O estudo ouviu 35 sócios e diretores dos principais escritórios jurídicos do Brasil que atuam com advocacia full service e butiques de direito empresarial, sendo 47% compostos por mais de 100 colaboradores; 19% com 60 a 80 pessoas; 16% com 20 a 40 e 19% com 1 a 20 colaboradores.

Dentre os principais desafios enfrentados por essas empresas estão:

Gestão de pessoas
32% dos entrevistados relataram dificuldade nesta área. Isso indica que há problemas na motivação e engajamento dos colaboradores, desenvolvimento de talentos para assumirem novas responsabilidades, turnover, desenvolvimento de liderança eficaz, comunicação interna e cultura organizacional.

Segundo Maria Eduarda Silveira, headhunter e sócia-fundadora da BOLD HRO, o grande desafio é gerenciar o retorno aos escritórios e acomodar as novas demandas de gestão que surgiram como resultado dos anos de pandemia. “O engajamento das equipes e comprometimento dos advogados segue sendo pauta, assim como o impacto dos modelos de trabalho híbrido na produtividade e no desenvolvimento dos advogados, especialmente à luz do aumento sem precedentes de afastamentos por burnout, que é uma questão importante para ser considerada nas estruturas”, comenta.

Atração e retenção de talentos

Atrair e reter talentos é o maior desafio para 20% dos entrevistados. Isso significa que há dificuldades no recrutamento de profissionais, disputa por talentos, oferta de um pacote de benefícios competitivo e na criação de um ambiente de trabalho de alto engajamento.

Segundo Maria Eduarda, a escolha dos profissionais em permanecer nos seus escritórios ou aceitar uma nova proposta possui cada vez mais razões diferentes. A remuneração ainda aparece como ponto crucial, mas não o único fator. “Como headhunter tenho acompanhado que o clima do ambiente, flexibilidade, comportamento da liderança, perspectiva de carreira, transparência da gestão, posicionamento de mercado, desenvolvimento profissional e gestão de negócio também são pontos avaliados pelos colaboradores”, explica a especialista.

Contratação

Os dados revelam que encontrar candidatos alinhados à cultura da empresa é o principal desafio na hora da contratação, relatado por 34% dos escritórios.

22% dos escritórios apontam a falta de profissionais qualificados como um desafio na hora de contratar, evidenciando a necessidade de investir na formação e no desenvolvimento de novos talentos dentro de casa.

Modelos de trabalho

Os desafios também estão relacionados aos modelos de trabalho, divididos entre 100% presencial (7% atuam desta forma). Já o formato híbrido é realidade em 88% deles, sendo a principal tendência. Dentro deste número, 35% atuam três dias presenciais e dois dias de home office; 32% dois dias presenciais e três de home office e 22% atuam quatro dias no escritório e um em casa. Por fim, o modelo remoto atinge 5% dos escritórios.

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